ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candotti, Cláudia Tarragô
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lemos, Andréa Plocharski Ambrosi De, Noll, Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar se uma Escola Postural (EP) com metodologia adaptada para crianças e inserida no ambiente escolar poderia proporcionar: (1) mudanças nos hábitos de postura nas atividades da vida diária (AVDs); (2) ajustes posturais em busca de uma postura correta; e (3) melhora das informações acerca da coluna vertebral. Participaram 41 crianças de 10 a 14 anos de idade, divididas em grupo experimental (n=21) e controle (n=20). Os instrumentos de avaliação de pré e pós-experimento foram: (1) questionário teórico, (2) filmagem das AVDs e (3) registro fotográfico da postura estática. Foi desenvolvida uma EP composta de dez encontros, com freqüência de duas vezes por semana, apenas com o grupo experimental. Os resultados demonstraram que a participação das crianças do grupo experimental na EP proporcionou melhora no conhecimento teórico sobre a coluna vertebral, melhora da postura nas AVDs e também na postura estática, podendo-se atribuir estes fatos aos conteúdos adaptados ao nível cognitivo e ao interesse das crianças e a própria metodologia da EP.
id UCB-5_47accdc16aa9ac046393a6f916721d60
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1452
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTALEscola Postural Crianças Promoção da SaúdeO objetivo deste estudo foi verificar se uma Escola Postural (EP) com metodologia adaptada para crianças e inserida no ambiente escolar poderia proporcionar: (1) mudanças nos hábitos de postura nas atividades da vida diária (AVDs); (2) ajustes posturais em busca de uma postura correta; e (3) melhora das informações acerca da coluna vertebral. Participaram 41 crianças de 10 a 14 anos de idade, divididas em grupo experimental (n=21) e controle (n=20). Os instrumentos de avaliação de pré e pós-experimento foram: (1) questionário teórico, (2) filmagem das AVDs e (3) registro fotográfico da postura estática. Foi desenvolvida uma EP composta de dez encontros, com freqüência de duas vezes por semana, apenas com o grupo experimental. Os resultados demonstraram que a participação das crianças do grupo experimental na EP proporcionou melhora no conhecimento teórico sobre a coluna vertebral, melhora da postura nas AVDs e também na postura estática, podendo-se atribuir estes fatos aos conteúdos adaptados ao nível cognitivo e ao interesse das crianças e a própria metodologia da EP.Universidade Católica de Brasília2012-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentalapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/145210.18511/rbcm.v19i2.1452Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 33-440103-171610.31501/rbcm.v19i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452/3361https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452/7867Candotti, Cláudia TarragôLemos, Andréa Plocharski Ambrosi DeNoll, Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:16Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1452Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:16Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Candotti, Cláudia Tarragô
Escola Postural
Crianças
Promoção da Saúde
title_short ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Candotti, Cláudia Tarragô
author_facet Candotti, Cláudia Tarragô
Lemos, Andréa Plocharski Ambrosi De
Noll, Matias
author_role author
author2 Lemos, Andréa Plocharski Ambrosi De
Noll, Matias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
Lemos, Andréa Plocharski Ambrosi De
Noll, Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Postural
Crianças
Promoção da Saúde
topic Escola Postural
Crianças
Promoção da Saúde
description O objetivo deste estudo foi verificar se uma Escola Postural (EP) com metodologia adaptada para crianças e inserida no ambiente escolar poderia proporcionar: (1) mudanças nos hábitos de postura nas atividades da vida diária (AVDs); (2) ajustes posturais em busca de uma postura correta; e (3) melhora das informações acerca da coluna vertebral. Participaram 41 crianças de 10 a 14 anos de idade, divididas em grupo experimental (n=21) e controle (n=20). Os instrumentos de avaliação de pré e pós-experimento foram: (1) questionário teórico, (2) filmagem das AVDs e (3) registro fotográfico da postura estática. Foi desenvolvida uma EP composta de dez encontros, com freqüência de duas vezes por semana, apenas com o grupo experimental. Os resultados demonstraram que a participação das crianças do grupo experimental na EP proporcionou melhora no conhecimento teórico sobre a coluna vertebral, melhora da postura nas AVDs e também na postura estática, podendo-se atribuir estes fatos aos conteúdos adaptados ao nível cognitivo e ao interesse das crianças e a própria metodologia da EP.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452
10.18511/rbcm.v19i2.1452
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v19i2.1452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452/3361
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452/7867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 33-44
0103-1716
10.31501/rbcm.v19i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117910241280