ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
DOI: | 10.18511/rbcm.v19i2.1452 |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi verificar se uma Escola Postural (EP) com metodologia adaptada para crianças e inserida no ambiente escolar poderia proporcionar: (1) mudanças nos hábitos de postura nas atividades da vida diária (AVDs); (2) ajustes posturais em busca de uma postura correta; e (3) melhora das informações acerca da coluna vertebral. Participaram 41 crianças de 10 a 14 anos de idade, divididas em grupo experimental (n=21) e controle (n=20). Os instrumentos de avaliação de pré e pós-experimento foram: (1) questionário teórico, (2) filmagem das AVDs e (3) registro fotográfico da postura estática. Foi desenvolvida uma EP composta de dez encontros, com freqüência de duas vezes por semana, apenas com o grupo experimental. Os resultados demonstraram que a participação das crianças do grupo experimental na EP proporcionou melhora no conhecimento teórico sobre a coluna vertebral, melhora da postura nas AVDs e também na postura estática, podendo-se atribuir estes fatos aos conteúdos adaptados ao nível cognitivo e ao interesse das crianças e a própria metodologia da EP. |
id |
UCB-5_47accdc16aa9ac046393a6f916721d60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1452 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
spelling |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTALEscola Postural Crianças Promoção da SaúdeO objetivo deste estudo foi verificar se uma Escola Postural (EP) com metodologia adaptada para crianças e inserida no ambiente escolar poderia proporcionar: (1) mudanças nos hábitos de postura nas atividades da vida diária (AVDs); (2) ajustes posturais em busca de uma postura correta; e (3) melhora das informações acerca da coluna vertebral. Participaram 41 crianças de 10 a 14 anos de idade, divididas em grupo experimental (n=21) e controle (n=20). Os instrumentos de avaliação de pré e pós-experimento foram: (1) questionário teórico, (2) filmagem das AVDs e (3) registro fotográfico da postura estática. Foi desenvolvida uma EP composta de dez encontros, com freqüência de duas vezes por semana, apenas com o grupo experimental. Os resultados demonstraram que a participação das crianças do grupo experimental na EP proporcionou melhora no conhecimento teórico sobre a coluna vertebral, melhora da postura nas AVDs e também na postura estática, podendo-se atribuir estes fatos aos conteúdos adaptados ao nível cognitivo e ao interesse das crianças e a própria metodologia da EP.Universidade Católica de Brasília2012-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentalapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/145210.18511/rbcm.v19i2.1452Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 33-440103-171610.31501/rbcm.v19i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452/3361https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452/7867Candotti, Cláudia TarragôLemos, Andréa Plocharski Ambrosi DeNoll, Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:16Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1452Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:16Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL Candotti, Cláudia Tarragô Escola Postural Crianças Promoção da Saúde Candotti, Cláudia Tarragô Escola Postural Crianças Promoção da Saúde |
title_short |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
ESCOLA POSTURAL PARA CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS INSERIDA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Candotti, Cláudia Tarragô |
author_facet |
Candotti, Cláudia Tarragô Candotti, Cláudia Tarragô Lemos, Andréa Plocharski Ambrosi De Noll, Matias Lemos, Andréa Plocharski Ambrosi De Noll, Matias |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Andréa Plocharski Ambrosi De Noll, Matias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candotti, Cláudia Tarragô Lemos, Andréa Plocharski Ambrosi De Noll, Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Postural Crianças Promoção da Saúde |
topic |
Escola Postural Crianças Promoção da Saúde |
description |
O objetivo deste estudo foi verificar se uma Escola Postural (EP) com metodologia adaptada para crianças e inserida no ambiente escolar poderia proporcionar: (1) mudanças nos hábitos de postura nas atividades da vida diária (AVDs); (2) ajustes posturais em busca de uma postura correta; e (3) melhora das informações acerca da coluna vertebral. Participaram 41 crianças de 10 a 14 anos de idade, divididas em grupo experimental (n=21) e controle (n=20). Os instrumentos de avaliação de pré e pós-experimento foram: (1) questionário teórico, (2) filmagem das AVDs e (3) registro fotográfico da postura estática. Foi desenvolvida uma EP composta de dez encontros, com freqüência de duas vezes por semana, apenas com o grupo experimental. Os resultados demonstraram que a participação das crianças do grupo experimental na EP proporcionou melhora no conhecimento teórico sobre a coluna vertebral, melhora da postura nas AVDs e também na postura estática, podendo-se atribuir estes fatos aos conteúdos adaptados ao nível cognitivo e ao interesse das crianças e a própria metodologia da EP. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452 10.18511/rbcm.v19i2.1452 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v19i2.1452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452/3361 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1452/7867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 33-44 0103-1716 10.31501/rbcm.v19i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1822182620344090624 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18511/rbcm.v19i2.1452 |