Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamas, Diogo Alexandre Ribeiro Daniel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13674
Resumo: Este relatório apresenta todo o processo de planeamento, balanços e reflexões sobre o Estágio Pedagógico em Educação Física realizado na Escola Padre António Vieira, e os resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Relativamente à Lecionação, há a destacar o progresso dos alunos ao longo do ano letivo, mais precisamente o produto final, que teve o contributo do trabalho desenvolvido com os alunos extra-aula, que foi proposto a todos que quisessem investir nas suas opções ao nível das atividades físicas e nas suas capacidades físicas ao nível da aptidão física. No que respeita à Direção de Turma, a intervenção junto dos alunos passou essencialmente por proporcionar um conjunto de atividades com vista à melhoria das relações interpessoais, que culminou com a Saída de Campo, cujo trabalho conjunto dos grupos formados enriqueceu o planeamento e decorrer das atividades. Também as propostas de aplicação de estratégias para a melhoria do desempenho geral da turma na disciplina de Matemática A foi foco de intervenção. Ao nível do Desporto Escolar, o trabalho demonstrado incidiu sobre uma nova vertente do Programa Estratégico do Desporto Escolar, o “DE Escola Ativa”, que permitiu o aumento dos níveis de atividade física dos alunos do 3º Ciclo, a partir de atividades de cariz não obrigatório e sem competição entre escolas. Para concluir, no Seminário, a minha linha de investigação passou por estudar uma forma de criar uma estratégia no seio do Departamento de Educação Física para contribuir para uma Escola Promotora de Atividade Física, a fim de estabelecer mais estímulos aos alunos para a manutenção de estilos de vida ativos à saída da escolaridade obrigatória. Palavras-chave: Atividade Física; Aprendizagem Cooperativa; Relações Interpessoais; Escola Ativa; Lecionação; Desporto Escolar; Direção de Turma; Seminário.
id RCAP_106ba98ac20ae191b1a9783c8d35b0af
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António VieiraMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAATIVIDADE FÍSICAAPRENDIZAGEM COOPERATIVARELAÇÕES INTERPESSOAISDIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGPHYSICAL ACTIVITYCOOPERATIVE LEARNINGINTERPERSONAL RELATIONSHIPSFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSEste relatório apresenta todo o processo de planeamento, balanços e reflexões sobre o Estágio Pedagógico em Educação Física realizado na Escola Padre António Vieira, e os resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Relativamente à Lecionação, há a destacar o progresso dos alunos ao longo do ano letivo, mais precisamente o produto final, que teve o contributo do trabalho desenvolvido com os alunos extra-aula, que foi proposto a todos que quisessem investir nas suas opções ao nível das atividades físicas e nas suas capacidades físicas ao nível da aptidão física. No que respeita à Direção de Turma, a intervenção junto dos alunos passou essencialmente por proporcionar um conjunto de atividades com vista à melhoria das relações interpessoais, que culminou com a Saída de Campo, cujo trabalho conjunto dos grupos formados enriqueceu o planeamento e decorrer das atividades. Também as propostas de aplicação de estratégias para a melhoria do desempenho geral da turma na disciplina de Matemática A foi foco de intervenção. Ao nível do Desporto Escolar, o trabalho demonstrado incidiu sobre uma nova vertente do Programa Estratégico do Desporto Escolar, o “DE Escola Ativa”, que permitiu o aumento dos níveis de atividade física dos alunos do 3º Ciclo, a partir de atividades de cariz não obrigatório e sem competição entre escolas. Para concluir, no Seminário, a minha linha de investigação passou por estudar uma forma de criar uma estratégia no seio do Departamento de Educação Física para contribuir para uma Escola Promotora de Atividade Física, a fim de estabelecer mais estímulos aos alunos para a manutenção de estilos de vida ativos à saída da escolaridade obrigatória. Palavras-chave: Atividade Física; Aprendizagem Cooperativa; Relações Interpessoais; Escola Ativa; Lecionação; Desporto Escolar; Direção de Turma; Seminário.This report presents the whole process of planning, balance and reflections on the Pedagogical Internship in Physical Education held in Padre António Vieira School, and the results obtained in the areas of Teaching, Class Direction, School Sports and Seminar. Concerning the Teaching, the students' progress along the school year should be highlighted, more precisely the final product, which had the contribution of the work developed with the extra-class students, which was proposed to everyone who wanted to invest in their options of physical activities and physical abilities at the level of physical fitness. Regarding the Class Management, the intervention with the students essentially involved providing a set of activities aimed at improving interpersonal relationships, which culminated with the Field Trip, whose joint work of the groups formed enriched the planning and course of the activities. The proposals for the application of strategies to improve the general performance of the class in Mathematics A were also the focus of intervention. In terms of School Sport, the work demonstrated focused on a new aspect of the Strategic School Sport Programme, the "DE Escola Ativa" (Active School DE), which allowed for an increase in the levels of physical activity of pupils in the 3rd Cycle, based on non compulsory activities and without competition between schools. To conclude, in the Seminar, my line of research was to study a way to create a strategy within the Physical Education Department to contribute to a Physical Activity Promoting School, in order to establish more incentives to students to maintain active lifestyles after leaving compulsory education. Keywords: Physical Activity; Cooperative Learning; Interpersonal Relationships; Active School; Teaching; School Sports; Classroom Management; Seminar.2023-03-16T15:27:45Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13674TID:203246187porLamas, Diogo Alexandre Ribeiro Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:42.414815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
title Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
Lamas, Diogo Alexandre Ribeiro Daniel
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
PHYSICAL ACTIVITY
COOPERATIVE LEARNING
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
title_short Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
title_full Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
title_sort Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
author Lamas, Diogo Alexandre Ribeiro Daniel
author_facet Lamas, Diogo Alexandre Ribeiro Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamas, Diogo Alexandre Ribeiro Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
PHYSICAL ACTIVITY
COOPERATIVE LEARNING
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
PHYSICAL ACTIVITY
COOPERATIVE LEARNING
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
description Este relatório apresenta todo o processo de planeamento, balanços e reflexões sobre o Estágio Pedagógico em Educação Física realizado na Escola Padre António Vieira, e os resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Relativamente à Lecionação, há a destacar o progresso dos alunos ao longo do ano letivo, mais precisamente o produto final, que teve o contributo do trabalho desenvolvido com os alunos extra-aula, que foi proposto a todos que quisessem investir nas suas opções ao nível das atividades físicas e nas suas capacidades físicas ao nível da aptidão física. No que respeita à Direção de Turma, a intervenção junto dos alunos passou essencialmente por proporcionar um conjunto de atividades com vista à melhoria das relações interpessoais, que culminou com a Saída de Campo, cujo trabalho conjunto dos grupos formados enriqueceu o planeamento e decorrer das atividades. Também as propostas de aplicação de estratégias para a melhoria do desempenho geral da turma na disciplina de Matemática A foi foco de intervenção. Ao nível do Desporto Escolar, o trabalho demonstrado incidiu sobre uma nova vertente do Programa Estratégico do Desporto Escolar, o “DE Escola Ativa”, que permitiu o aumento dos níveis de atividade física dos alunos do 3º Ciclo, a partir de atividades de cariz não obrigatório e sem competição entre escolas. Para concluir, no Seminário, a minha linha de investigação passou por estudar uma forma de criar uma estratégia no seio do Departamento de Educação Física para contribuir para uma Escola Promotora de Atividade Física, a fim de estabelecer mais estímulos aos alunos para a manutenção de estilos de vida ativos à saída da escolaridade obrigatória. Palavras-chave: Atividade Física; Aprendizagem Cooperativa; Relações Interpessoais; Escola Ativa; Lecionação; Desporto Escolar; Direção de Turma; Seminário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-16T15:27:45Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13674
TID:203246187
url http://hdl.handle.net/10437/13674
identifier_str_mv TID:203246187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131513832341504