Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gafanhoto, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4823
Resumo: Este artigo foca-se na utilização de representações múltiplas das funções por alunos de 9º ano, na resolução de tarefas com recurso ao Geogebra. Decorre de uma investigação realizada no âmbito de um mestrado, onde se desenvolveu um estudo de caso descritivo e analítico de uma turma que foi alvo de uma intervenção didáctica com tarefas diversificadas sobre funções, em ambiente de sala de aula com recurso ao Geogebra, no qual a investigadora assumiu o papel de observadora participante em colaboração com a professora titular da turma. As conclusões deste estudo apontam para o uso das diversas formas de representação por parte dos alunos. Apesar de se registar uma tendência para a representação gráfica, as representações numérica, tabular e algébrica também foram recorrente e eficazmente usadas pela maioria dos grupos da turma e, alguns grupos estabeleceram ainda relações entre diferentes tipos de representações. O estudo permitiu identificar situações em que os alunos recorrem tipicamente a uma dada representação. A representação numérica e a algébrica foram usadas essencialmente para determinar a imagem dado o objecto, a primeira foi usada também para determinar os objectos dadas as imagens. A representação gráfica foi utilizada no estudo comparativo de funções e no estudo da monotonia ou, de modo mais geral, sempre que os alunos pretendiam uma imagem global sobre o comportamento da função. Os alunos recorreram à representação tabular essencialmente nas questões em que era pedido para analisarem a relação entre as variáveis o que teve mais-valias na identificação e escrita de funções implícitas nas tabelas.
id RCAP_10756c292088e6e15e60840067325519
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aulaEducação matemáticarepresentaçõesmúltiplasensino de funçõesgeogebraEste artigo foca-se na utilização de representações múltiplas das funções por alunos de 9º ano, na resolução de tarefas com recurso ao Geogebra. Decorre de uma investigação realizada no âmbito de um mestrado, onde se desenvolveu um estudo de caso descritivo e analítico de uma turma que foi alvo de uma intervenção didáctica com tarefas diversificadas sobre funções, em ambiente de sala de aula com recurso ao Geogebra, no qual a investigadora assumiu o papel de observadora participante em colaboração com a professora titular da turma. As conclusões deste estudo apontam para o uso das diversas formas de representação por parte dos alunos. Apesar de se registar uma tendência para a representação gráfica, as representações numérica, tabular e algébrica também foram recorrente e eficazmente usadas pela maioria dos grupos da turma e, alguns grupos estabeleceram ainda relações entre diferentes tipos de representações. O estudo permitiu identificar situações em que os alunos recorrem tipicamente a uma dada representação. A representação numérica e a algébrica foram usadas essencialmente para determinar a imagem dado o objecto, a primeira foi usada também para determinar os objectos dadas as imagens. A representação gráfica foi utilizada no estudo comparativo de funções e no estudo da monotonia ou, de modo mais geral, sempre que os alunos pretendiam uma imagem global sobre o comportamento da função. Os alunos recorreram à representação tabular essencialmente nas questões em que era pedido para analisarem a relação entre as variáveis o que teve mais-valias na identificação e escrita de funções implícitas nas tabelas.APM2012-02-01T10:49:38Z2012-02-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4823http://hdl.handle.net/10174/4823porGafanhoto, A., & Canavarro, A. P. (2011). Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula. in Nunes, C., Henriques, A.C., Caseiro, A., Silvestre, A. I., Pinto, H., Jacinto, H. , Ponte, J. P. (Orgs.), Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM (Edição digital)apc@uevora.ptpatriciagafanhoto@hotmail.comActas do Seminário de Investigação em Educação Matemática 2011229Canavarro, Ana PaulaGafanhoto, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:57.670603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula
title Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula
spellingShingle Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula
Canavarro, Ana Paula
Educação matemática
representaçõesmúltiplas
ensino de funções
geogebra
title_short Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula
title_full Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula
title_fullStr Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula
title_full_unstemmed Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula
title_sort Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula
author Canavarro, Ana Paula
author_facet Canavarro, Ana Paula
Gafanhoto, Ana
author_role author
author2 Gafanhoto, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavarro, Ana Paula
Gafanhoto, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
representaçõesmúltiplas
ensino de funções
geogebra
topic Educação matemática
representaçõesmúltiplas
ensino de funções
geogebra
description Este artigo foca-se na utilização de representações múltiplas das funções por alunos de 9º ano, na resolução de tarefas com recurso ao Geogebra. Decorre de uma investigação realizada no âmbito de um mestrado, onde se desenvolveu um estudo de caso descritivo e analítico de uma turma que foi alvo de uma intervenção didáctica com tarefas diversificadas sobre funções, em ambiente de sala de aula com recurso ao Geogebra, no qual a investigadora assumiu o papel de observadora participante em colaboração com a professora titular da turma. As conclusões deste estudo apontam para o uso das diversas formas de representação por parte dos alunos. Apesar de se registar uma tendência para a representação gráfica, as representações numérica, tabular e algébrica também foram recorrente e eficazmente usadas pela maioria dos grupos da turma e, alguns grupos estabeleceram ainda relações entre diferentes tipos de representações. O estudo permitiu identificar situações em que os alunos recorrem tipicamente a uma dada representação. A representação numérica e a algébrica foram usadas essencialmente para determinar a imagem dado o objecto, a primeira foi usada também para determinar os objectos dadas as imagens. A representação gráfica foi utilizada no estudo comparativo de funções e no estudo da monotonia ou, de modo mais geral, sempre que os alunos pretendiam uma imagem global sobre o comportamento da função. Os alunos recorreram à representação tabular essencialmente nas questões em que era pedido para analisarem a relação entre as variáveis o que teve mais-valias na identificação e escrita de funções implícitas nas tabelas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-01T10:49:38Z
2012-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4823
http://hdl.handle.net/10174/4823
url http://hdl.handle.net/10174/4823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gafanhoto, A., & Canavarro, A. P. (2011). Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula. in Nunes, C., Henriques, A.C., Caseiro, A., Silvestre, A. I., Pinto, H., Jacinto, H. , Ponte, J. P. (Orgs.), Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM (Edição digital)
apc@uevora.pt
patriciagafanhoto@hotmail.com
Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática 2011
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136482431074304