O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n5-114 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706 |
Resumo: | Tendo em vista que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) estão cada vez mais presentes na sociedade em que vivemos, busca-se através desta pesquisa investigar as contribuições do software GeoGebra para a aprendizagem do comportamento do gráfico de funções matemáticas utilizando a ideia de construir desenhos utilizando intervalos de funções matemáticas. Esta ideia traz uma abordagem descontraída de criar desenhos manipulando os coeficientes das funções matemáticas e ao mesmo tempo fornece conhecimento matemático aos alunos. Desta forma, realizou-se oficinas em turmas do 1º ano do Ensino Médio e 2º período do curso de Licenciatura em Matemática, sendo que a abordagem da pesquisa foi a qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas e instrumentos de coleta de dados: a observação participante, oficinas metodológicas, questionários, pré-teste e pós-teste. Para a análise dos dados desta pesquisa foi empregado a técnica da triangulação. Os resultados obtidos sinalizam que num ambiente de aprendizagem informatizado onde se faz o uso do software GeoGebra para ensinar o comportamento gráfico de funções matemáticas através da construção de desenhos os alunos conseguem articular a prática com a teoria e desenvolvem as habilidades de construir e reconhecer gráficos destas funções. Portando, o uso das TIC’s em sala de aula é essencial para formação dos alunos na sociedade em que vivemos. |
id |
VERACRUZ-0_a23250c6d62f321f5cded029158afb88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59706 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticaseducação matemáticaTIC’SGeogebrafunções matemáticasTendo em vista que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) estão cada vez mais presentes na sociedade em que vivemos, busca-se através desta pesquisa investigar as contribuições do software GeoGebra para a aprendizagem do comportamento do gráfico de funções matemáticas utilizando a ideia de construir desenhos utilizando intervalos de funções matemáticas. Esta ideia traz uma abordagem descontraída de criar desenhos manipulando os coeficientes das funções matemáticas e ao mesmo tempo fornece conhecimento matemático aos alunos. Desta forma, realizou-se oficinas em turmas do 1º ano do Ensino Médio e 2º período do curso de Licenciatura em Matemática, sendo que a abordagem da pesquisa foi a qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas e instrumentos de coleta de dados: a observação participante, oficinas metodológicas, questionários, pré-teste e pós-teste. Para a análise dos dados desta pesquisa foi empregado a técnica da triangulação. Os resultados obtidos sinalizam que num ambiente de aprendizagem informatizado onde se faz o uso do software GeoGebra para ensinar o comportamento gráfico de funções matemáticas através da construção de desenhos os alunos conseguem articular a prática com a teoria e desenvolvem as habilidades de construir e reconhecer gráficos destas funções. Portando, o uso das TIC’s em sala de aula é essencial para formação dos alunos na sociedade em que vivemos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5970610.34117/bjdv9n5-114Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16188-16204Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16188-16204Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16188-162042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706/43169Ribeiro, Robert Luis LaraMuniz, Erika Nunesdo Nascimento, Geiciandra Ramosde Lima, Rayandra PraianoBatista, Elciane da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-12T18:24:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59706Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:51.167805Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas |
title |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas |
spellingShingle |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas Ribeiro, Robert Luis Lara educação matemática TIC’S Geogebra funções matemáticas Ribeiro, Robert Luis Lara educação matemática TIC’S Geogebra funções matemáticas |
title_short |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas |
title_full |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas |
title_fullStr |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas |
title_full_unstemmed |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas |
title_sort |
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas |
author |
Ribeiro, Robert Luis Lara |
author_facet |
Ribeiro, Robert Luis Lara Ribeiro, Robert Luis Lara Muniz, Erika Nunes do Nascimento, Geiciandra Ramos de Lima, Rayandra Praiano Batista, Elciane da Costa Muniz, Erika Nunes do Nascimento, Geiciandra Ramos de Lima, Rayandra Praiano Batista, Elciane da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Muniz, Erika Nunes do Nascimento, Geiciandra Ramos de Lima, Rayandra Praiano Batista, Elciane da Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Robert Luis Lara Muniz, Erika Nunes do Nascimento, Geiciandra Ramos de Lima, Rayandra Praiano Batista, Elciane da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática TIC’S Geogebra funções matemáticas |
topic |
educação matemática TIC’S Geogebra funções matemáticas |
description |
Tendo em vista que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) estão cada vez mais presentes na sociedade em que vivemos, busca-se através desta pesquisa investigar as contribuições do software GeoGebra para a aprendizagem do comportamento do gráfico de funções matemáticas utilizando a ideia de construir desenhos utilizando intervalos de funções matemáticas. Esta ideia traz uma abordagem descontraída de criar desenhos manipulando os coeficientes das funções matemáticas e ao mesmo tempo fornece conhecimento matemático aos alunos. Desta forma, realizou-se oficinas em turmas do 1º ano do Ensino Médio e 2º período do curso de Licenciatura em Matemática, sendo que a abordagem da pesquisa foi a qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas e instrumentos de coleta de dados: a observação participante, oficinas metodológicas, questionários, pré-teste e pós-teste. Para a análise dos dados desta pesquisa foi empregado a técnica da triangulação. Os resultados obtidos sinalizam que num ambiente de aprendizagem informatizado onde se faz o uso do software GeoGebra para ensinar o comportamento gráfico de funções matemáticas através da construção de desenhos os alunos conseguem articular a prática com a teoria e desenvolvem as habilidades de construir e reconhecer gráficos destas funções. Portando, o uso das TIC’s em sala de aula é essencial para formação dos alunos na sociedade em que vivemos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706 10.34117/bjdv9n5-114 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n5-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706/43169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16188-16204 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16188-16204 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16188-16204 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183719021051904 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv9n5-114 |