O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Robert Luis Lara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Muniz, Erika Nunes, do Nascimento, Geiciandra Ramos, de Lima, Rayandra Praiano, Batista, Elciane da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n5-114
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706
Resumo: Tendo em vista que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) estão cada vez mais presentes na sociedade em que vivemos, busca-se através desta pesquisa investigar as contribuições do software GeoGebra para a aprendizagem do comportamento do gráfico de funções matemáticas utilizando a ideia de construir desenhos utilizando intervalos de funções matemáticas. Esta ideia traz uma abordagem descontraída de criar desenhos manipulando os coeficientes das funções matemáticas e ao mesmo tempo fornece conhecimento matemático aos alunos. Desta forma, realizou-se oficinas em turmas do 1º ano do Ensino Médio e 2º período do curso de Licenciatura em Matemática, sendo que a abordagem da pesquisa foi a qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas e instrumentos de coleta de dados: a observação participante, oficinas metodológicas, questionários, pré-teste e pós-teste. Para a análise dos dados desta pesquisa foi empregado a técnica da triangulação. Os resultados obtidos sinalizam que num ambiente de aprendizagem informatizado onde se faz o uso do software GeoGebra para ensinar o comportamento gráfico de funções matemáticas através da construção de desenhos os alunos conseguem articular a prática com a teoria e desenvolvem as habilidades de construir e reconhecer gráficos destas funções. Portando, o uso das TIC’s em sala de aula é essencial para formação dos alunos na sociedade em que vivemos.  
id VERACRUZ-0_a23250c6d62f321f5cded029158afb88
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59706
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticaseducação matemáticaTIC’SGeogebrafunções matemáticasTendo em vista que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) estão cada vez mais presentes na sociedade em que vivemos, busca-se através desta pesquisa investigar as contribuições do software GeoGebra para a aprendizagem do comportamento do gráfico de funções matemáticas utilizando a ideia de construir desenhos utilizando intervalos de funções matemáticas. Esta ideia traz uma abordagem descontraída de criar desenhos manipulando os coeficientes das funções matemáticas e ao mesmo tempo fornece conhecimento matemático aos alunos. Desta forma, realizou-se oficinas em turmas do 1º ano do Ensino Médio e 2º período do curso de Licenciatura em Matemática, sendo que a abordagem da pesquisa foi a qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas e instrumentos de coleta de dados: a observação participante, oficinas metodológicas, questionários, pré-teste e pós-teste. Para a análise dos dados desta pesquisa foi empregado a técnica da triangulação. Os resultados obtidos sinalizam que num ambiente de aprendizagem informatizado onde se faz o uso do software GeoGebra para ensinar o comportamento gráfico de funções matemáticas através da construção de desenhos os alunos conseguem articular a prática com a teoria e desenvolvem as habilidades de construir e reconhecer gráficos destas funções. Portando, o uso das TIC’s em sala de aula é essencial para formação dos alunos na sociedade em que vivemos.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5970610.34117/bjdv9n5-114Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16188-16204Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16188-16204Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16188-162042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706/43169Ribeiro, Robert Luis LaraMuniz, Erika Nunesdo Nascimento, Geiciandra Ramosde Lima, Rayandra PraianoBatista, Elciane da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-12T18:24:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59706Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:51.167805Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
title O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
spellingShingle O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
Ribeiro, Robert Luis Lara
educação matemática
TIC’S
Geogebra
funções matemáticas
Ribeiro, Robert Luis Lara
educação matemática
TIC’S
Geogebra
funções matemáticas
title_short O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
title_full O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
title_fullStr O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
title_full_unstemmed O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
title_sort O uso do Geogebra no ensino do comportamento de funções matemáticas
author Ribeiro, Robert Luis Lara
author_facet Ribeiro, Robert Luis Lara
Ribeiro, Robert Luis Lara
Muniz, Erika Nunes
do Nascimento, Geiciandra Ramos
de Lima, Rayandra Praiano
Batista, Elciane da Costa
Muniz, Erika Nunes
do Nascimento, Geiciandra Ramos
de Lima, Rayandra Praiano
Batista, Elciane da Costa
author_role author
author2 Muniz, Erika Nunes
do Nascimento, Geiciandra Ramos
de Lima, Rayandra Praiano
Batista, Elciane da Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Robert Luis Lara
Muniz, Erika Nunes
do Nascimento, Geiciandra Ramos
de Lima, Rayandra Praiano
Batista, Elciane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
TIC’S
Geogebra
funções matemáticas
topic educação matemática
TIC’S
Geogebra
funções matemáticas
description Tendo em vista que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) estão cada vez mais presentes na sociedade em que vivemos, busca-se através desta pesquisa investigar as contribuições do software GeoGebra para a aprendizagem do comportamento do gráfico de funções matemáticas utilizando a ideia de construir desenhos utilizando intervalos de funções matemáticas. Esta ideia traz uma abordagem descontraída de criar desenhos manipulando os coeficientes das funções matemáticas e ao mesmo tempo fornece conhecimento matemático aos alunos. Desta forma, realizou-se oficinas em turmas do 1º ano do Ensino Médio e 2º período do curso de Licenciatura em Matemática, sendo que a abordagem da pesquisa foi a qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas e instrumentos de coleta de dados: a observação participante, oficinas metodológicas, questionários, pré-teste e pós-teste. Para a análise dos dados desta pesquisa foi empregado a técnica da triangulação. Os resultados obtidos sinalizam que num ambiente de aprendizagem informatizado onde se faz o uso do software GeoGebra para ensinar o comportamento gráfico de funções matemáticas através da construção de desenhos os alunos conseguem articular a prática com a teoria e desenvolvem as habilidades de construir e reconhecer gráficos destas funções. Portando, o uso das TIC’s em sala de aula é essencial para formação dos alunos na sociedade em que vivemos.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706
10.34117/bjdv9n5-114
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n5-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59706/43169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16188-16204
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16188-16204
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16188-16204
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183719021051904
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv9n5-114