A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Raquel de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81923
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_107b68f174af695047f3712187c6e631
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo EmpíricoThe Importance of Brand Experience in Consumer Subjective Well-being: A Empirical StudyExperiência com a MarcaAntecedentesConsequentesBem-estar Subjetivo do ConsumidorComportamento do ConsumidorBrand ExperienceAntecedentsConsequentsConsumer Subjective Well-beingConsumer BehaviorDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaO conceito de experiência com a marca não é um fenómeno recente na esfera do marketing (Nadzri et al., 2016; Shamim e Butt, 2013; Wulandari, 2016). Assim, muitos são os especialistas de marketing que têm vindo a explorar a agregação de valor para o cliente, uma vez que os atributos funcionais e os benefícios provenientes dos produtos/ serviços estão em segundo plano na mente do consumidor contemporâneo (Schmitt e Rogers, 2008). Segundo Schmitt (2009), os consumidores são seres humanos com necessidades de experimentação, logo é crucial para as marcas compreender esta questão e, envolver os seus clientes em experiências que os realizem e, consequentemente os torne mais felizes. Assim, as empresas devem criar experiências genuínas, por forma a envolver o consumidor num evento memorável (Pine e Gilmore, 1998). A presente investigação assenta na formulação do problema: Qual a importância da experiência com a marca no bem-estar do consumidor? Assim, a principal meta desta dissertação será mostrar que as experiências proporcionadas por uma marca são uma fonte geradora de qualidade de vida, tendo em conta as reações emocionais e julgamentos cognitivos provenientes da interação e relação com uma determinada marca. As variáveis antecedentes da Experiência com a Marca propostas são a Imagem da Marca, Comunidades de Marca, Co-criação, Prazer na Participação e Compromisso com a Marca. Esta investigação apresenta o impacto da Experiência com a Marca na Satisfação, Amor à Marca, Lealdade e Bem-estar Subjetivo do Consumidor, cujo principal objetivo é reforçar e corroborar a literatura existente. Desta forma, o presente estudo visa apoiar e fornecer um conjunto de orientações que levem as marcas portuguesas a investirem mais marketing de experiências e, consequentemente contribuiam para o bem-estar do consumidor. Os dados foram recolhidos por via de um questionário, devidamente estruturado, tendo-se recolhido 412 respostas de ambos os sexos, maioritariamente de nacionalidade portuguesa e com idade superior a 16 anos. O seu tratamento e análise realizada nos programas estatísticos SPSS e AMOS. Através deste estudo de investigação, destaca-se a importância do papel da experiência com a marca na relação entre um conjunto de determinantes (Imagem da Marca, Comunidades da Marca, Cocriação, Prazer na Participação e Compromisso com a Marca) e um conjunto de sentimentos e comportamentos (Satisfação, Amor à Marca, Lealdade e Bem-estar Subjetivo do Consumidor).The concept of brand experience is not a recent phenomenon in the marketing sphere (Shamim and Butt, 2013). Thus, many marketers have been exploring the aggregation of value to the customer, since the functional attributes and benefit from the products / services are in the background of the contemporary consumer mind (Schmitt and Rogers, 2008). According to Schmitt (2009), consumers are human beings with a need for experimentation, so it is crucial for brands to understand this issue and engage with their customers in experiences that make them happier. Thus, companies must create genuine experiences in order to engage the consumer in a memorable event (Pine and Gilmore, 1998). The present research is based on the formulation of the following problem: What is the importance of brand experience in consumer welfare? Thus, the main goal of this dissertation is to prove that the experiences provided by a brand can improve our quality of life, taking into account the emotional reactions and cognitive judgments arising from the interaction and relationship with a particular brand. The previous variables of Brand Experience proposed are Brand Image, Brand Communities, Co-creation, Participation Enjoyment and Brand Engagement. This research shows the impact of Brand Experience on Consumer Satisfaction, Brand Love, Loyalty and Consumer Subjective Well-Being, whose main objective is to reinforce and corroborate the existing literature. In this way, the present study aims to support and provide a set of guidelines that might lead to greater investment in the marketing of experiences in portuguese brands and, consequently, contribute to the well-being of consumers. The data here presented was collected through a well structured questionnaire delivered to 412 answers of both sexes, mostly of portuguese nationality and over 16 years of age. Data treatment and analysis were handled using the SPSS and AMOS softwares. This study highlights the importance of the role experience with the brand in the relationship between a set of determinants (Brand Image, Brand Communities, Co-creation, Participation Enjoyment and Brand Engagement) and a set of feeling and behaviors (Satisfaction, Brand Love, Loyalty and Consumer Subjective Well-being).2017-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81923http://hdl.handle.net/10316/81923TID:202110192porRodrigues, Ana Raquel de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T02:08:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:55.845729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico
The Importance of Brand Experience in Consumer Subjective Well-being: A Empirical Study
title A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico
spellingShingle A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico
Rodrigues, Ana Raquel de Carvalho
Experiência com a Marca
Antecedentes
Consequentes
Bem-estar Subjetivo do Consumidor
Comportamento do Consumidor
Brand Experience
Antecedents
Consequents
Consumer Subjective Well-being
Consumer Behavior
title_short A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico
title_full A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico
title_fullStr A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico
title_full_unstemmed A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico
title_sort A Importância da Experiência com a Marca no Bem-estar Subjetivo do Consumidor: Um Estudo Empírico
author Rodrigues, Ana Raquel de Carvalho
author_facet Rodrigues, Ana Raquel de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Raquel de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência com a Marca
Antecedentes
Consequentes
Bem-estar Subjetivo do Consumidor
Comportamento do Consumidor
Brand Experience
Antecedents
Consequents
Consumer Subjective Well-being
Consumer Behavior
topic Experiência com a Marca
Antecedentes
Consequentes
Bem-estar Subjetivo do Consumidor
Comportamento do Consumidor
Brand Experience
Antecedents
Consequents
Consumer Subjective Well-being
Consumer Behavior
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81923
http://hdl.handle.net/10316/81923
TID:202110192
url http://hdl.handle.net/10316/81923
identifier_str_mv TID:202110192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133932757712896