O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afecto, Maria Carlota Pontes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83349
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
id RCAP_107be3c92d5546a30176aed7f25da178
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83349
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de casoThe role of industrial schools in regional development: a case studyEnsino técnicoDesenvolvimento regionalImpactoAAAEICBEICBTechnical educationRegional developmentImpactEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão IndustrialDurante o século XIX Portugal demonstrava atrasos nos processos de industrialização relativamente ao resto da europa devido às lacunas que existiam no ensino ao nível elementar e técnico. O que os operários especializados aprendiam na escola não ia de encontro aos avanços que a indústria estava a sofrer. Por este motivo foi necessário desenvolver, introduzir e sistematizar um ensino técnico-profissional separado do ensino existente até então. Neste estudo, propusemo-nos analisar em específico a Escola Industrial e Comercial de Braga e o impacto que a mesma teve no desenvolvimento da região (Braga). Analisando assim as transformações que a escola proporcionou à região a nível económico, social e local. As escolas técnicas são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma região, pois são estas que formam os jovens que mais tarde irão ingressar nos postos de trabalho especializados. O objetivo deste estudo é encontrar os parâmetros que irão quantificar o impacto da EICB na região de Braga e transpô-los num questionário que mais tarde será aplicado aos sócios da Associação dos Antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga. Para isto, foi realizada uma pesquisa suportada pelo método qualitativo, recorrendo a duas técnicas de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas e focus group. No final, a análise permitiu responder à questão principal do problema” como quantificar o impacto que a Escola Industrial e Comercial de Braga teve na região?” e criar, então, o esboço de um questionário que irá permitir quantificar este impacto.During the 19th century Portugal was behind the rest of Europe in the industrialisation process due to the deficiencies in elementary and technical education. The knowledge acquired by specialised workers at school did not match the advances that industry was experiencing. For this reason it was necessary to develop, introduce and systematise a technical-vocational education separate from the one existing until then. In this study, we propose to analyse specifically the Escola Industrial e Comercial de Braga and the impact that it had in the development of the region (Braga). Thus analysing the transformations that the school provided to the region at an economic, social and local level. The technical schools are extremely relevant for the development of a region, because they are the ones that train the young people who later on will enter the qualified jobs. The aim of this study is to find the parameters that will quantify the impact of the EICB in the Braga region and transpose them in a questionnaire that will later be applied to the members of the Associação dos Antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga. For this, a research supported by the qualitative method was carried out, using two techniques of data collection, semi-structured interviews and focus group. In the end, the analysis allowed to answer the main question of the problem "how to quantify the impact that the Industrial and Commercial School of Braga had in the region?", and then create the first design of a questionnaire that will allow to quantify the impact.Teixeira, S. F. C. F.Rodrigues, Cristina Maria SantosUniversidade do MinhoAfecto, Maria Carlota Pontes20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83349por203237668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:39.140026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso
The role of industrial schools in regional development: a case study
title O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso
spellingShingle O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso
Afecto, Maria Carlota Pontes
Ensino técnico
Desenvolvimento regional
Impacto
AAAEICB
EICB
Technical education
Regional development
Impact
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso
title_full O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso
title_fullStr O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso
title_full_unstemmed O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso
title_sort O contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de caso
author Afecto, Maria Carlota Pontes
author_facet Afecto, Maria Carlota Pontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, S. F. C. F.
Rodrigues, Cristina Maria Santos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Afecto, Maria Carlota Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico
Desenvolvimento regional
Impacto
AAAEICB
EICB
Technical education
Regional development
Impact
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Ensino técnico
Desenvolvimento regional
Impacto
AAAEICB
EICB
Technical education
Regional development
Impact
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83349
url https://hdl.handle.net/1822/83349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203237668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132642552053760