Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263 |
Resumo: | Os estudos de cinema têm vindo a construir-se em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui diferentes géneros – têm sido marginalizados ou excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais. Esta introdução ao dossier “Outros Filmes”, começa por delinear o surgimento, na década de 1990, dentro e fora da academia, de perspectivas críticas que permitiram a valorização destes filmes e, por conseguinte, o seu estudo. É tendo em conta este contexto internacional que se apresenta um breve balanço do panorama português e brasileiro. O objectivo do dossier, a partir dos seus 6 artigos (a maior parte dos quais sobre o filme amador e o filme de actualidades), é lançar as bases para uma discussão mais vasta sobre o modo como os “outros filmes” podem (devem?) levar-nos a repensar os estudos de cinema e das imagens em movimento. |
id |
RCAP_107c5d8fe3f8a5a9e5a7e75e11d8d484 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/263 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”Utility, amateur, orphan and ephemeral films: rethinking cinema through the “other films”non-fictionamateur filmnewsreelsPortugalBrazilnão-ficçãofilme amadorfilme de actualidadesPortugalBrasilOs estudos de cinema têm vindo a construir-se em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui diferentes géneros – têm sido marginalizados ou excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais. Esta introdução ao dossier “Outros Filmes”, começa por delinear o surgimento, na década de 1990, dentro e fora da academia, de perspectivas críticas que permitiram a valorização destes filmes e, por conseguinte, o seu estudo. É tendo em conta este contexto internacional que se apresenta um breve balanço do panorama português e brasileiro. O objectivo do dossier, a partir dos seus 6 artigos (a maior parte dos quais sobre o filme amador e o filme de actualidades), é lançar as bases para uma discussão mais vasta sobre o modo como os “outros filmes” podem (devem?) levar-nos a repensar os estudos de cinema e das imagens em movimento.Film studies have largely been built on the fiction film, within a paradigm that has been predominantly aesthetic, auteur-centred and national. Although they make up the largest part of the world film production, non-fiction films – a broad category that includes different formats and genres – have been systematically left out of canonical film histories and historiographies, national and international. This introduction to the special issue ‘Other Films’ tracks down the emergence, in the 1990s, of critical perspectives that enabled a positive reappraisal of these films and, consequently, their study. Bearing in mind this international context, we take stock of the current situation in Portugal and Brazil. With its 6 articles (mostly on amateur films and newsreels), this special issue aims to launch a wider debate about the way these “other films” may (ought to?) force us to rethink the study of cinema and the moving images.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2016-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 3 No 2 (2016): Other films; 200-213Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 3 n. 2 (2016): Outros filmes; 200-2132183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/263http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/263/pdfSampaio, SofiaSchefer, RaquelBlank, Thaísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:03:03Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:13.559321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes” Utility, amateur, orphan and ephemeral films: rethinking cinema through the “other films” |
title |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes” |
spellingShingle |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes” Sampaio, Sofia non-fiction amateur film newsreels Portugal Brazil não-ficção filme amador filme de actualidades Portugal Brasil |
title_short |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes” |
title_full |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes” |
title_fullStr |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes” |
title_full_unstemmed |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes” |
title_sort |
Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes” |
author |
Sampaio, Sofia |
author_facet |
Sampaio, Sofia Schefer, Raquel Blank, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Schefer, Raquel Blank, Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Sofia Schefer, Raquel Blank, Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
non-fiction amateur film newsreels Portugal Brazil não-ficção filme amador filme de actualidades Portugal Brasil |
topic |
non-fiction amateur film newsreels Portugal Brazil não-ficção filme amador filme de actualidades Portugal Brasil |
description |
Os estudos de cinema têm vindo a construir-se em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui diferentes géneros – têm sido marginalizados ou excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais. Esta introdução ao dossier “Outros Filmes”, começa por delinear o surgimento, na década de 1990, dentro e fora da academia, de perspectivas críticas que permitiram a valorização destes filmes e, por conseguinte, o seu estudo. É tendo em conta este contexto internacional que se apresenta um breve balanço do panorama português e brasileiro. O objectivo do dossier, a partir dos seus 6 artigos (a maior parte dos quais sobre o filme amador e o filme de actualidades), é lançar as bases para uma discussão mais vasta sobre o modo como os “outros filmes” podem (devem?) levar-nos a repensar os estudos de cinema e das imagens em movimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263 https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/263 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/263/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 3 No 2 (2016): Other films; 200-213 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 3 n. 2 (2016): Outros filmes; 200-213 2183-1750 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137059285237760 |