Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Paulo Tiago Fidalgo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30466
Resumo: Atualmente, é necessário que uma empresa se adapte rapidamente às mudanças do meio em que ela se insere. Neste sentido, fusões e aquisições podem funcionar como um instrumento chave para permitir que uma empresa atinja os seus objetivos estratégicos. Aplicando a metodologia de estudo de caso, iremos analisar a aquisição da Whole Foods Market pela Amazon (completada a 28 de Agosto de 2017). Com um valor total de aproximadamente $13,57 mil milhões ($42,00 por ação da Whole Foods Market), este negócio destaca‐se como um dos maiores eventos de reestruturação empresarial desse ano, assim como a maior aquisição de um retalhista até à data. No presente estudo, pretendemos esclarecer os seguintes tópicos: (1) analise detalhada dos aspetos essenciais da aquisição; (2) quais os sinais que a aquisição nos transmite (tendo em consideração as mudanças nas preferências dos consumidores), e o que sinaliza em relação a futuros investimentos da Amazon. Resumidamente, concluímos que a aquisição da Whole Foods Market se adequa perfeitamente na estratégia da Amazon, permitindo‐lhe não apenas expandir as suas capacidades, mas também alargar o seu ecossistema. Por último, também defendemos que esta aquisição pode ser apenas o primeiro passo de um processo longo e d spendioso para a Amazon que, em caso de sucesso, pode suscitar ganhos significativos para a empresa.
id RCAP_1082a8f0dba4b2373667cad5d6eda42f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.Fusões e Aquisições (M&A)AmazonWhole Foods MarketMergers and Acquisitions (M&A)Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, é necessário que uma empresa se adapte rapidamente às mudanças do meio em que ela se insere. Neste sentido, fusões e aquisições podem funcionar como um instrumento chave para permitir que uma empresa atinja os seus objetivos estratégicos. Aplicando a metodologia de estudo de caso, iremos analisar a aquisição da Whole Foods Market pela Amazon (completada a 28 de Agosto de 2017). Com um valor total de aproximadamente $13,57 mil milhões ($42,00 por ação da Whole Foods Market), este negócio destaca‐se como um dos maiores eventos de reestruturação empresarial desse ano, assim como a maior aquisição de um retalhista até à data. No presente estudo, pretendemos esclarecer os seguintes tópicos: (1) analise detalhada dos aspetos essenciais da aquisição; (2) quais os sinais que a aquisição nos transmite (tendo em consideração as mudanças nas preferências dos consumidores), e o que sinaliza em relação a futuros investimentos da Amazon. Resumidamente, concluímos que a aquisição da Whole Foods Market se adequa perfeitamente na estratégia da Amazon, permitindo‐lhe não apenas expandir as suas capacidades, mas também alargar o seu ecossistema. Por último, também defendemos que esta aquisição pode ser apenas o primeiro passo de um processo longo e d spendioso para a Amazon que, em caso de sucesso, pode suscitar ganhos significativos para a empresa.Today’s environment requires that a company moves faster and responds quickly to its changes. In this sense, mergers and acquisitions can function as a powerful tool that allows a company to achieve its strategic goals. Here, applying a case study methodology, we will analyze Amazon.com’s acquisition of Whole Foods Market (completed on August 28th, 2017). With an estimated total consideration of approximately $13.57 billion ($42.00 per Whole Foods Market’s share), this deal positions itself as one of the biggest corporate restructuring events of that year, and as the largest acquisition of a brick‐to‐mortar retailer until the date. In this study, we hope to shed light on the following topics: (1) analyze the acquisition’s key aspects; (2) what signals does the acquisition sends to the market (taking into consideration the changes in the consumers’ preferences), and about Amazon’s future moves. In short, we concluded that the acquisition of Whole Foods Market perfectly fits in Amazon’s strategy, allowing it not only to empower its capabilities, but also to expand its ecosystem. On top of that, we also defend that this deal could be just the first step of a long and costly process to Amazon which, in case of success, can trigger substantial wealth‐increases to the company.Pacheco, Luis Pedro KrugVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGrilo, Paulo Tiago Fidalgo2020-04-29T16:26:43Z2019-12-0320192019-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30466TID:202457990enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:29.954177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.
title Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.
spellingShingle Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.
Grilo, Paulo Tiago Fidalgo
Fusões e Aquisições (M&A)
Amazon
Whole Foods Market
Mergers and Acquisitions (M&A)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.
title_full Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.
title_fullStr Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.
title_full_unstemmed Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.
title_sort Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.
author Grilo, Paulo Tiago Fidalgo
author_facet Grilo, Paulo Tiago Fidalgo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Luis Pedro Krug
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Paulo Tiago Fidalgo
dc.subject.por.fl_str_mv Fusões e Aquisições (M&A)
Amazon
Whole Foods Market
Mergers and Acquisitions (M&A)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Fusões e Aquisições (M&A)
Amazon
Whole Foods Market
Mergers and Acquisitions (M&A)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Atualmente, é necessário que uma empresa se adapte rapidamente às mudanças do meio em que ela se insere. Neste sentido, fusões e aquisições podem funcionar como um instrumento chave para permitir que uma empresa atinja os seus objetivos estratégicos. Aplicando a metodologia de estudo de caso, iremos analisar a aquisição da Whole Foods Market pela Amazon (completada a 28 de Agosto de 2017). Com um valor total de aproximadamente $13,57 mil milhões ($42,00 por ação da Whole Foods Market), este negócio destaca‐se como um dos maiores eventos de reestruturação empresarial desse ano, assim como a maior aquisição de um retalhista até à data. No presente estudo, pretendemos esclarecer os seguintes tópicos: (1) analise detalhada dos aspetos essenciais da aquisição; (2) quais os sinais que a aquisição nos transmite (tendo em consideração as mudanças nas preferências dos consumidores), e o que sinaliza em relação a futuros investimentos da Amazon. Resumidamente, concluímos que a aquisição da Whole Foods Market se adequa perfeitamente na estratégia da Amazon, permitindo‐lhe não apenas expandir as suas capacidades, mas também alargar o seu ecossistema. Por último, também defendemos que esta aquisição pode ser apenas o primeiro passo de um processo longo e d spendioso para a Amazon que, em caso de sucesso, pode suscitar ganhos significativos para a empresa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
2019
2019-12-03T00:00:00Z
2020-04-29T16:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30466
TID:202457990
url http://hdl.handle.net/10400.14/30466
identifier_str_mv TID:202457990
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131956910227456