Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abreu, Joana Patrícia da Costa Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/66104
Resumo: A escola contemporânea depara-se com a necessidade de estabelecer estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança e do seu sucesso escolar. Este panorama requer dos professores uma reflexão das práticas educativas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo para o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem. Algumas estratégias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores da área, permeiam o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de atividades de expressão plástica, que aliadas aos conteúdos programáticos, motivam e mobilizam os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, pela sua vertente prática e lúdica. O trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica na motivação das aprendizagens escolares numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo. A partir de uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, os resultados do estudo sugerem que os jogos lúdicopedagógicos e a expressão plástica constituem-se como fatores de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo despoletar uma predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens. Concluímos com uma reflexão que estabelece um vínculo significativo entre educação e ciência e de como esta relação deve influenciar os pressupostos da formação de professores, nomeadamente os que são subjacentes ao constructo de projeto curricular integrado na concretização das experiências de aprendizagem escolar e de formação de professores.
id RCAP_109e5cdea4d9a19b6becefe0eb958c46
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular IntegradoPedagogical Game and Plastic Expression in the Motivation of School Learning - Contributions of the Integrated Curricular ProjectJuego Pedagógico y Expresión Plástica en la Motivación de los Aprendizajes Escolares - Contribuciones del Proyecto Curricular IntegradoJogos Lúdico-PedagógicosExpressão PlásticaMotivação e AprendizagemFormação de ProfessoresProjeto Curricular IntegradoPlayful Pedagogical Games and Artistic ExpressionMotivation and LearningTeacher Training and Integrated Curricular ProjectJuegos Lúdico-Pedagógicos y Expresión PlásticaMotivación y AprendizajeFormación de Profesores y Proyecto Curricular IntegradoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesA escola contemporânea depara-se com a necessidade de estabelecer estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança e do seu sucesso escolar. Este panorama requer dos professores uma reflexão das práticas educativas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo para o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem. Algumas estratégias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores da área, permeiam o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de atividades de expressão plástica, que aliadas aos conteúdos programáticos, motivam e mobilizam os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, pela sua vertente prática e lúdica. O trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica na motivação das aprendizagens escolares numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo. A partir de uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, os resultados do estudo sugerem que os jogos lúdicopedagógicos e a expressão plástica constituem-se como fatores de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo despoletar uma predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens. Concluímos com uma reflexão que estabelece um vínculo significativo entre educação e ciência e de como esta relação deve influenciar os pressupostos da formação de professores, nomeadamente os que são subjacentes ao constructo de projeto curricular integrado na concretização das experiências de aprendizagem escolar e de formação de professores.Contemporary school faces the need to find new pedagogical strategies and teaching methods that contribute to the harmonious development of child and his school success. This requires teachers to reflect on its educational and pedagogical practices, focusing on differentiating pedagogical models that respect the individuality of the student, thus contributing to the enrichment of the learning environment and motivation for the learning process. Some of these differential teaching strategies, supported by researchers in this area, permeates the development of ludic educational and recreational activities, built in the form of educational games and plastic expression activities, which, when combined with the programmatic contents, motivate and mobilize students to the development of meaningful learning due to its practical and playful aspects. This study aims to analyse the potential of recreational and educational games and artistic expression on the motivation of school learning in a 2nd year class of the 1st cycle of basic education. Based on a research-action methodology of a qualitative nature, the results of this study suggest that recreational and educational games, as well as artistic expression, constitute potentiating factors of motivation and cooperative work, triggering a greater predisposition of the class group for the realization of new learnings. We conclude with a reflection that establishes a significant link between education and science and how this relationship should influence the presuppositions of teacher education, namely those that underlie the construct of integrated curricular project in the development of the experiences of school learning and initial teacher training.La escuela contemporánea enfrenta la necesidad de establecer estrategias pedagógicas y métodos de enseñanza y aprendizaje que contribuyan al desarrollo armonioso del niño y su éxito escolar. Este panorama requiere de los profesores una reflexión de las prácticas educativas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeten la individualidad del alumno, contribuyendo al enriquecimiento del contexto educativo y motivación de los alumnos para el aprendizaje. Algunas estrategias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores del área, permean el desarrollo de actividades lúdico-pedagógicas y recreativas, desarrolladas en forma de juegos pedagógicos y de actividades de expresión plástica, que aliadas a los contenidos programáticos, motivan y movilizan a los alumnos para el desarrollo de aprendizajes significativos, por su vertiente práctica y lúdica. El trabajo tiene como objetivo analizar las potencialidades de los juegos lúdicopedagógicos y de la expresión plástica en la motivación de los aprendizajes escolares en una clase del 2.º año de primaria. Partiendo de una metodología de investigación-acción de naturaleza cualitativa, los resultados del estudio sugieren que los juegos lúdico-pedagógicos y la expresión plástica se constituyen como factores de potenciación de la motivación y del trabajo cooperativo, permitiendo desencadenar una predisposición del grupo-clase para la realización de nuevos aprendizajes. Concluimos con una reflexión que establece un vínculo significativo entre educación y ciencia y cómo esta relación debe influir en los presupuestos de la formación de profesores, en particular los que subyacen al constructo de proyecto curricular integrado en el desarrollo de las experiencias de aprendizaje escolar y de formación de profesores.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Universidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro daAbreu, Joana Patrícia da Costa Martins2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66104porSilva, C., & Abreu, J. (2018). Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado. Revista PráXis Educacional, 14(30), 200-228. doi:10.22481/praxis.v14i30.43681809-02492178-267910.22481/praxis.v14i30.4368http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4368/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:42.876945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado
Pedagogical Game and Plastic Expression in the Motivation of School Learning - Contributions of the Integrated Curricular Project
Juego Pedagógico y Expresión Plástica en la Motivación de los Aprendizajes Escolares - Contribuciones del Proyecto Curricular Integrado
title Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado
spellingShingle Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Jogos Lúdico-Pedagógicos
Expressão Plástica
Motivação e Aprendizagem
Formação de Professores
Projeto Curricular Integrado
Playful Pedagogical Games and Artistic Expression
Motivation and Learning
Teacher Training and Integrated Curricular Project
Juegos Lúdico-Pedagógicos y Expresión Plástica
Motivación y Aprendizaje
Formación de Profesores y Proyecto Curricular Integrado
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado
title_full Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado
title_fullStr Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado
title_full_unstemmed Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado
title_sort Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado
author Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author_facet Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Abreu, Joana Patrícia da Costa Martins
author_role author
author2 Abreu, Joana Patrícia da Costa Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Abreu, Joana Patrícia da Costa Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Lúdico-Pedagógicos
Expressão Plástica
Motivação e Aprendizagem
Formação de Professores
Projeto Curricular Integrado
Playful Pedagogical Games and Artistic Expression
Motivation and Learning
Teacher Training and Integrated Curricular Project
Juegos Lúdico-Pedagógicos y Expresión Plástica
Motivación y Aprendizaje
Formación de Profesores y Proyecto Curricular Integrado
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Jogos Lúdico-Pedagógicos
Expressão Plástica
Motivação e Aprendizagem
Formação de Professores
Projeto Curricular Integrado
Playful Pedagogical Games and Artistic Expression
Motivation and Learning
Teacher Training and Integrated Curricular Project
Juegos Lúdico-Pedagógicos y Expresión Plástica
Motivación y Aprendizaje
Formación de Profesores y Proyecto Curricular Integrado
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description A escola contemporânea depara-se com a necessidade de estabelecer estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança e do seu sucesso escolar. Este panorama requer dos professores uma reflexão das práticas educativas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo para o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem. Algumas estratégias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores da área, permeiam o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de atividades de expressão plástica, que aliadas aos conteúdos programáticos, motivam e mobilizam os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, pela sua vertente prática e lúdica. O trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica na motivação das aprendizagens escolares numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo. A partir de uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, os resultados do estudo sugerem que os jogos lúdicopedagógicos e a expressão plástica constituem-se como fatores de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo despoletar uma predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens. Concluímos com uma reflexão que estabelece um vínculo significativo entre educação e ciência e de como esta relação deve influenciar os pressupostos da formação de professores, nomeadamente os que são subjacentes ao constructo de projeto curricular integrado na concretização das experiências de aprendizagem escolar e de formação de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/66104
url http://hdl.handle.net/1822/66104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, C., & Abreu, J. (2018). Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado. Revista PráXis Educacional, 14(30), 200-228. doi:10.22481/praxis.v14i30.4368
1809-0249
2178-2679
10.22481/praxis.v14i30.4368
http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4368/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132856340971520