Estratégias de desenvolvimento da linguagem visual da criança do primeiro ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1608 |
Resumo: | Estratégias de Desenvolvimento da Linguagem Visual da Criança do Primeiro Ciclo tem como finalidade testar algumas estratégias e actividades de Expressão Plástica ao nível do 1º ciclo, utilizando o modelo Inglês. Após a análise comparativa entre currículos de Expressão Plástica em Portugal e Inglaterra e a análise de teorias e práticas nacionais e internacionais ao nível da Educação Artística, esta investigação pretende verificar os efeitos da implementação de uma experiência curricular que teve lugar na Escola E.B. 1 de Moledo do Minho, Norte de Portugal. O problema desta investigação problematiza a realidade de muitos professores generalistas em termos de formação artística e da sua falta de confiança para leccionar a Expressão Plástica e consequentemente a privação das crianças de tal experiência de aprendizagem, condenando-as a contactar com a Educação Artística apenas no 2º ciclo do Ensino Básico. Metodologicamente este estudo assenta num estudo qualitativo sob a forma de uma investigação – acção, envolvendo uma professora generalista e uma professora/investigadora especializada em Educação Visual. Os dados recolhidos através de instrumentos diversos, tais como a observação, diário de campo, conversas informais, fotografia e entrevistas foram analisados e permitiram mostrar que as crianças ficaram motivadas com as abordagens testadas nesta investigação – acção e também indicou como os aspectos testados favorecem os domínios artísticos apontados por Allison (1972), deveriam ser promovidos nas abordagens curriculares de forma sistemática. Todo este processo levou a concluir numa reformulação do currículo de Expressão Plástica que integre metodologias concretas que promova nos professores generalistas uma maior confiança na leccionação de tal saber. |
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