Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morin, Marie-France
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nootens, Pascale, Montésinos- Gelet, Isabelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: fra
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2812
Resumo: Esta investigação pretende contribuir para o desenvolvimento da investigação interessada nas questões relativas ao ensino/ aprendizagem do modo escrito nos primeiros anos do primeiro ciclo do ensino básico, particularmente tendo em conta as práticas mais propensas a apoiar a aprendizagem bem-sucedida da leitura e de escrita. Especificamente, esta investigação tem como objetivo descrever as práticas de ensino observadas nas áreas da leitura e da escrita com 22 professores, mas também para relacionar essas práticas observadas com o desempenho em leitura e escrita dos seus alunos do primeiro e do segundo ano. Globalmente, os resultados indicam que as práticas observadas, tanto do ponto de vista dos Dispositivos mobilizados como do conteúdo ensinado, são variadas e contribuem para uma visão complexa da entrada na escrita. As análises de correlação sugerem que determinadas práticas, que geralmente procuram a participação activa das crianças e as interações com os outros, estão relacionados com o progresso dos alunos durante o ano letivo.
id RCAP_10aea7d777aeeef733fa70a1de2cf28f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primairePráticas eficazesLeituraEscritaObservações em sala de aulaInício 1ºcicloPratiques efficacesLectureÉcritureObservations en classeDébut du primaireEffective practicesReadingWritingEarly primary educationEsta investigação pretende contribuir para o desenvolvimento da investigação interessada nas questões relativas ao ensino/ aprendizagem do modo escrito nos primeiros anos do primeiro ciclo do ensino básico, particularmente tendo em conta as práticas mais propensas a apoiar a aprendizagem bem-sucedida da leitura e de escrita. Especificamente, esta investigação tem como objetivo descrever as práticas de ensino observadas nas áreas da leitura e da escrita com 22 professores, mas também para relacionar essas práticas observadas com o desempenho em leitura e escrita dos seus alunos do primeiro e do segundo ano. Globalmente, os resultados indicam que as práticas observadas, tanto do ponto de vista dos Dispositivos mobilizados como do conteúdo ensinado, são variadas e contribuem para uma visão complexa da entrada na escrita. As análises de correlação sugerem que determinadas práticas, que geralmente procuram a participação activa das crianças e as interações com os outros, estão relacionados com o progresso dos alunos durante o ano letivo.Résumé : La présente étude vise à alimenter les recherches qui s’intéressent à l’enseignement/apprentissage de la langue écrite au début de l’école primaire, en prenant particulièrement en compte les pratiques les plus à même de soutenir un apprentissage réussi de la lecture et de l’écriture. Plus précisément, cette étude vise à décrire les pratiques d’enseignement observées en lecture et en écriture auprès de 22 enseignants, mais aussi à mettre en relation ces pratiques observées et les performances en lecture et en écriture des élèves appartenant à ces classes de 1re et 2e années du primaireGlobalement, les résultats indiquent que les pratiques observées, tant du point de vue des dispositifs mobilisés que des contenus enseignés, sont variées et concourent à une vision complexe de l’entrée dans l’écrit. Les analyses de corrélations suggèrent que certaines pratiques, qui le plus souvent sollicitent une participation active de l’élève et des interactions avec autrui, sont en lien avec la progression des élèves au cours de l’année scolaire.Abstract : This study is a contribution to research addressing issues related to the teaching/learning of the written language during the early years of primary education, with particular emphasis on practices most likely to foster successful acquisition of reading and writing skills. More specifically, our study aims to describe the observed teaching practices of 22 teachers and to relate these practices to the performance of their pupils in the first and second years. Overall, results would suggest that these practices, both in terms of methodologies adopted and contents taught, are varied and reflect a complex attitude towards early writing. Analysis further indicates that certain practices, usually involving pupil participation and interaction, are related to pupils‘progress over the year.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLMorin, Marie-FranceNootens, PascaleMontésinos- Gelet, Isabelle2013-10-29T10:17:34Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2812fraMorin, Marie-France, Nootens, Pascale e Montésinos-Gelet, Isabelle (2011). Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire. Da Investigação às Práticas I (2), 17-37.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:42:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:30.887115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire
title Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire
spellingShingle Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire
Morin, Marie-France
Práticas eficazes
Leitura
Escrita
Observações em sala de aula
Início 1ºciclo
Pratiques efficaces
Lecture
Écriture
Observations en classe
Début du primaire
Effective practices
Reading
Writing
Early primary education
title_short Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire
title_full Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire
title_fullStr Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire
title_full_unstemmed Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire
title_sort Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire
author Morin, Marie-France
author_facet Morin, Marie-France
Nootens, Pascale
Montésinos- Gelet, Isabelle
author_role author
author2 Nootens, Pascale
Montésinos- Gelet, Isabelle
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Morin, Marie-France
Nootens, Pascale
Montésinos- Gelet, Isabelle
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas eficazes
Leitura
Escrita
Observações em sala de aula
Início 1ºciclo
Pratiques efficaces
Lecture
Écriture
Observations en classe
Début du primaire
Effective practices
Reading
Writing
Early primary education
topic Práticas eficazes
Leitura
Escrita
Observações em sala de aula
Início 1ºciclo
Pratiques efficaces
Lecture
Écriture
Observations en classe
Début du primaire
Effective practices
Reading
Writing
Early primary education
description Esta investigação pretende contribuir para o desenvolvimento da investigação interessada nas questões relativas ao ensino/ aprendizagem do modo escrito nos primeiros anos do primeiro ciclo do ensino básico, particularmente tendo em conta as práticas mais propensas a apoiar a aprendizagem bem-sucedida da leitura e de escrita. Especificamente, esta investigação tem como objetivo descrever as práticas de ensino observadas nas áreas da leitura e da escrita com 22 professores, mas também para relacionar essas práticas observadas com o desempenho em leitura e escrita dos seus alunos do primeiro e do segundo ano. Globalmente, os resultados indicam que as práticas observadas, tanto do ponto de vista dos Dispositivos mobilizados como do conteúdo ensinado, são variadas e contribuem para uma visão complexa da entrada na escrita. As análises de correlação sugerem que determinadas práticas, que geralmente procuram a participação activa das crianças e as interações com os outros, estão relacionados com o progresso dos alunos durante o ano letivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
2013-10-29T10:17:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2812
url http://hdl.handle.net/10400.21/2812
dc.language.iso.fl_str_mv fra
language fra
dc.relation.none.fl_str_mv Morin, Marie-France, Nootens, Pascale e Montésinos-Gelet, Isabelle (2011). Pratiques d’enseignement en lecture-écriture et apprentissages des élèves au début du primaire. Da Investigação às Práticas I (2), 17-37.
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133380882726912