Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7668 |
Resumo: | Os comportamentos sexuais problemáticos têm fortes implicações no desenvolvimento social, emocional e comportamental da criança. Na literatura internacional, apesar de existirem intervenções e estudos na área dos comportamentos sexuais de crianças em contexto institucional, são poucas as intervenções direcionadas aos técnicos. No entanto, a falta de conhecimento, assim como a sua dificuldade em lidar com este tipo de comportamentos, mais concretamente no contexto institucional, é evidente. Neste estudo visámos desenvolver, implementar e avaliar um programa de intervenção sobre comportamentos sexuais problemáticos direcionado aos técnicos e auxiliares, aplicado no contexto institucional temporário. Este programa teve como objetivo promover um aumento de conhecimentos acerca dos comportamentos sexuais das crianças e uma maior perceção de autoeficácia no âmbito profissional. Assim, foi realizado um estudo de design semiexperimental que incluiu um grupo de controlo (N = 19) e um grupo de intervenção (N = 33), ambos avaliados antes e depois do programa, sendo que o grupo de controlo não beneficiou do programa de intervenção. O impacto do programa foi avaliado tendo em conta dois domínios gerais: o conhecimento sobre comportamentos sexuais problemáticos, através de uma escala e casos práticos, e a autoeficácia percecionada no âmbito profissional, através da Generalized Self-Efficacy Scale de Schwarzer e Jerusalem (1979). Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo significativo nos conhecimentos acerca dos comportamentos sexuais problemáticos das crianças, mas não no nível de autoeficácia. São discutidas as implicações dos resultados para um futuro desenvolvimento da pesquisa sobre intervenções para comportamentos sexuais problemáticos de crianças em Portugal. |
id |
RCAP_10b09eb9da0c000041d0303ccbd5eefb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucionalSexualidade infantilProgramas de intervenção comunitáriaContexto institucionalChildhood sexualityPrograms of community interventionInstitutional careOs comportamentos sexuais problemáticos têm fortes implicações no desenvolvimento social, emocional e comportamental da criança. Na literatura internacional, apesar de existirem intervenções e estudos na área dos comportamentos sexuais de crianças em contexto institucional, são poucas as intervenções direcionadas aos técnicos. No entanto, a falta de conhecimento, assim como a sua dificuldade em lidar com este tipo de comportamentos, mais concretamente no contexto institucional, é evidente. Neste estudo visámos desenvolver, implementar e avaliar um programa de intervenção sobre comportamentos sexuais problemáticos direcionado aos técnicos e auxiliares, aplicado no contexto institucional temporário. Este programa teve como objetivo promover um aumento de conhecimentos acerca dos comportamentos sexuais das crianças e uma maior perceção de autoeficácia no âmbito profissional. Assim, foi realizado um estudo de design semiexperimental que incluiu um grupo de controlo (N = 19) e um grupo de intervenção (N = 33), ambos avaliados antes e depois do programa, sendo que o grupo de controlo não beneficiou do programa de intervenção. O impacto do programa foi avaliado tendo em conta dois domínios gerais: o conhecimento sobre comportamentos sexuais problemáticos, através de uma escala e casos práticos, e a autoeficácia percecionada no âmbito profissional, através da Generalized Self-Efficacy Scale de Schwarzer e Jerusalem (1979). Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo significativo nos conhecimentos acerca dos comportamentos sexuais problemáticos das crianças, mas não no nível de autoeficácia. São discutidas as implicações dos resultados para um futuro desenvolvimento da pesquisa sobre intervenções para comportamentos sexuais problemáticos de crianças em Portugal.Sexual behavior problems have strong implications for the social, emotional and behavioral development of children. In the international literature, although there are interventions for and research on sexual behavior problems in institutional care, few interventions are directed to institutional care professionals. However, the lack of knowledge of the professionals, as well as their difficulty in dealing with this kind of problematic behavior, specifically in institutional care, is clear. In this study we aimed to develop, implement and evaluate an intervention on sexual behavior problems directed at professionals and assistants, applied in the temporary institutional care context. The intervention aimed to increase the knowledge about the sexual behaviors of children and the perception of self-efficacy in the professional context. Therefore, the study had quasi-experimental design conducted included a control group (N = 19) and an experimental group (N = 33), both evaluated before and after the program, but the control group did not receive the intervention. The program impact was evaluated on two broad areas: knowledge about sexual behavior problems, using a scale and applied case studies, and perception of self-efficacy in the professional context, using the Generalized Self-Efficacy Scale by Schwarzer and Jerusalem (1979). The results indicate that the program had a significant positive impact on knowledge about children’s sexual behavior problems, but not on the level of self-efficacy. We discuss the implications of these findings for future development of research on interventions for sexual behavior problems of children in Portugal.2014-07-10T16:32:10Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7668TID:201063034porPinto, Joana Sofia Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:32:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:39.543676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional |
title |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional |
spellingShingle |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional Pinto, Joana Sofia Marques Sexualidade infantil Programas de intervenção comunitária Contexto institucional Childhood sexuality Programs of community intervention Institutional care |
title_short |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional |
title_full |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional |
title_fullStr |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional |
title_full_unstemmed |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional |
title_sort |
Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional |
author |
Pinto, Joana Sofia Marques |
author_facet |
Pinto, Joana Sofia Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Joana Sofia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade infantil Programas de intervenção comunitária Contexto institucional Childhood sexuality Programs of community intervention Institutional care |
topic |
Sexualidade infantil Programas de intervenção comunitária Contexto institucional Childhood sexuality Programs of community intervention Institutional care |
description |
Os comportamentos sexuais problemáticos têm fortes implicações no desenvolvimento social, emocional e comportamental da criança. Na literatura internacional, apesar de existirem intervenções e estudos na área dos comportamentos sexuais de crianças em contexto institucional, são poucas as intervenções direcionadas aos técnicos. No entanto, a falta de conhecimento, assim como a sua dificuldade em lidar com este tipo de comportamentos, mais concretamente no contexto institucional, é evidente. Neste estudo visámos desenvolver, implementar e avaliar um programa de intervenção sobre comportamentos sexuais problemáticos direcionado aos técnicos e auxiliares, aplicado no contexto institucional temporário. Este programa teve como objetivo promover um aumento de conhecimentos acerca dos comportamentos sexuais das crianças e uma maior perceção de autoeficácia no âmbito profissional. Assim, foi realizado um estudo de design semiexperimental que incluiu um grupo de controlo (N = 19) e um grupo de intervenção (N = 33), ambos avaliados antes e depois do programa, sendo que o grupo de controlo não beneficiou do programa de intervenção. O impacto do programa foi avaliado tendo em conta dois domínios gerais: o conhecimento sobre comportamentos sexuais problemáticos, através de uma escala e casos práticos, e a autoeficácia percecionada no âmbito profissional, através da Generalized Self-Efficacy Scale de Schwarzer e Jerusalem (1979). Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo significativo nos conhecimentos acerca dos comportamentos sexuais problemáticos das crianças, mas não no nível de autoeficácia. São discutidas as implicações dos resultados para um futuro desenvolvimento da pesquisa sobre intervenções para comportamentos sexuais problemáticos de crianças em Portugal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2013-09 2014-07-10T16:32:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/7668 TID:201063034 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/7668 |
identifier_str_mv |
TID:201063034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134703777742848 |