Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23057 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos, o turismo mundial tem vindo a verificar um crescimento rápido e diversificado, sendo um dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico (OMT, 2017). Portugal não é exceção e Lisboa tem visto o turismo de negócios crescer, nomeadamente para realização de congressos e conferências. Assim, a ferocidade da concorrência e a dificuldade em vingar num ambiente tão competitivo prende-se, por vezes, com a dificuldade de comunicação dentro do mesmo departamento e da sua relação com os outros, pois sem uma comunicação eficaz, torna-se difícil entregar ao cliente, um serviço de excelência. Durante o estágio no Departamento Comercial do Grupo Hotéis Real foi possível desenvolver atividades de responsabilidade que interferiam com todo o funcionamento e dinâmica do departamento, o que permitiu a observação e análise crítica de algumas dessas atividades, especialmente no que respeita a processos internos e de comunicação com outros departamentos, pois este departamento comunica com o topo estratégico, com os níveis mais operacionais do grupo hoteleiro e está, ainda, em intenso contacto com o cliente. Posto isto, o objetivo deste estudo é apresentar sugestões de melhoria nos processos internos do Departamento Comercial e nos processos de comunicação com outros departamentos. As sugestões apresentadas resultam, essencialmente, de uma análise crítica desenvolvida tendo por base os conhecimentos adquiridos no mestrado e na experiência adquirida durante o estágio. A implementação das propostas de melhoria não é demasiado exigente, mas envolve o desenvolvimento de uma relação mais estreita com o cliente, de modo a superar, constantemente, as suas expetativas. |
id |
RCAP_10d0bc64a375af2f8a67bf66b1c96cca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23057 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis RealTurismoHotelariaDepartamento ComercialComunicação InternaComunicação entre DepartamentosMelhoria de Processos InternosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAo longo dos últimos anos, o turismo mundial tem vindo a verificar um crescimento rápido e diversificado, sendo um dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico (OMT, 2017). Portugal não é exceção e Lisboa tem visto o turismo de negócios crescer, nomeadamente para realização de congressos e conferências. Assim, a ferocidade da concorrência e a dificuldade em vingar num ambiente tão competitivo prende-se, por vezes, com a dificuldade de comunicação dentro do mesmo departamento e da sua relação com os outros, pois sem uma comunicação eficaz, torna-se difícil entregar ao cliente, um serviço de excelência. Durante o estágio no Departamento Comercial do Grupo Hotéis Real foi possível desenvolver atividades de responsabilidade que interferiam com todo o funcionamento e dinâmica do departamento, o que permitiu a observação e análise crítica de algumas dessas atividades, especialmente no que respeita a processos internos e de comunicação com outros departamentos, pois este departamento comunica com o topo estratégico, com os níveis mais operacionais do grupo hoteleiro e está, ainda, em intenso contacto com o cliente. Posto isto, o objetivo deste estudo é apresentar sugestões de melhoria nos processos internos do Departamento Comercial e nos processos de comunicação com outros departamentos. As sugestões apresentadas resultam, essencialmente, de uma análise crítica desenvolvida tendo por base os conhecimentos adquiridos no mestrado e na experiência adquirida durante o estágio. A implementação das propostas de melhoria não é demasiado exigente, mas envolve o desenvolvimento de uma relação mais estreita com o cliente, de modo a superar, constantemente, as suas expetativas.Over the last few years, world tourism has been experiencing rapid and diversified growth and is one of the main drivers of economic development (WTO, 2017). Portugal is no exception and Lisbon has seen its business tourism grow, namely for conferences. Thus, the ferocity of competition and the difficulty in succeeding in such a competitive environment is sometimes related to the difficulty of communication within the same department and its relationship with others, because with unclear communication it becomes very difficult to deliver to the customer, a service of excellence. During the internship in the Sales Department at Real Hotels Group, it was possible to develop activities of responsibility that interfered with the department’s dynamics, which allowed the observation and critical analysis of some of the activities developed, especially regarding internal processes and communication with other departments, as this department communicates with the strategic top, with the operational levels of the hotel and is also in constant communication with the client. Therefore, the aim of this study is to present suggestions for improvement in the internal processes of the Sales Department and in the communication with other departments. The suggestions presented are essentially related to the critical thinking that was developed based on the knowledge acquired in the master's degree and the experience gained during the internship. Implementing improvement proposals would not be difficult, but it would involve building a closer relationship with the client to always exceed their expectations.Rodrigues, ÁureaRepositório ComumPerdiz, Inês Alix da Marta2018-06-07T15:06:36Z2018-04-242018-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23057TID:201925834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:08.041639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real |
title |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real |
spellingShingle |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real Perdiz, Inês Alix da Marta Turismo Hotelaria Departamento Comercial Comunicação Interna Comunicação entre Departamentos Melhoria de Processos Internos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real |
title_full |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real |
title_fullStr |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real |
title_full_unstemmed |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real |
title_sort |
Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real |
author |
Perdiz, Inês Alix da Marta |
author_facet |
Perdiz, Inês Alix da Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Áurea Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perdiz, Inês Alix da Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Hotelaria Departamento Comercial Comunicação Interna Comunicação entre Departamentos Melhoria de Processos Internos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Turismo Hotelaria Departamento Comercial Comunicação Interna Comunicação entre Departamentos Melhoria de Processos Internos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Ao longo dos últimos anos, o turismo mundial tem vindo a verificar um crescimento rápido e diversificado, sendo um dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico (OMT, 2017). Portugal não é exceção e Lisboa tem visto o turismo de negócios crescer, nomeadamente para realização de congressos e conferências. Assim, a ferocidade da concorrência e a dificuldade em vingar num ambiente tão competitivo prende-se, por vezes, com a dificuldade de comunicação dentro do mesmo departamento e da sua relação com os outros, pois sem uma comunicação eficaz, torna-se difícil entregar ao cliente, um serviço de excelência. Durante o estágio no Departamento Comercial do Grupo Hotéis Real foi possível desenvolver atividades de responsabilidade que interferiam com todo o funcionamento e dinâmica do departamento, o que permitiu a observação e análise crítica de algumas dessas atividades, especialmente no que respeita a processos internos e de comunicação com outros departamentos, pois este departamento comunica com o topo estratégico, com os níveis mais operacionais do grupo hoteleiro e está, ainda, em intenso contacto com o cliente. Posto isto, o objetivo deste estudo é apresentar sugestões de melhoria nos processos internos do Departamento Comercial e nos processos de comunicação com outros departamentos. As sugestões apresentadas resultam, essencialmente, de uma análise crítica desenvolvida tendo por base os conhecimentos adquiridos no mestrado e na experiência adquirida durante o estágio. A implementação das propostas de melhoria não é demasiado exigente, mas envolve o desenvolvimento de uma relação mais estreita com o cliente, de modo a superar, constantemente, as suas expetativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-07T15:06:36Z 2018-04-24 2018-04-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/23057 TID:201925834 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/23057 |
identifier_str_mv |
TID:201925834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135488363200512 |