Suite Africana versus Suite Colonial de Frederico de Freitas : estudo e edição crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23026 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo a edição crítica da Suite Africana, também conhecida como Suite Colonial, da autoria de Frederico de Freitas - um dos mais influentes e bem-sucedidos compositores portugueses do século XX. Esta obra é, na opinião de vários estudiosos, um marco importante na história da composição em Portugal, visto ser um dos raros exemplares francamente influenciados pela música tradicional africana. Assim, para além de se dedicar parte desta dissertação à vida e à vasta obra do compositor, dedica-se também uma outra parte à contextualização histórica da Suite Africana, desde a sua génese até aos nossos dias. Por fim, é apresentado o processo de edição, através de tabelas onde se expõem as diferenças encontradas entre as duas partituras manuscritas, uma denominada Suite Africana e a outra denominada Suite Colonial, pertencentes ao Espólio de Frederico de Freitas. |
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Suite Africana versus Suite Colonial de Frederico de Freitas : estudo e edição críticaMúsicaCompositores - Portugal - Séc. 20Análise musicalO presente trabalho tem como principal objetivo a edição crítica da Suite Africana, também conhecida como Suite Colonial, da autoria de Frederico de Freitas - um dos mais influentes e bem-sucedidos compositores portugueses do século XX. Esta obra é, na opinião de vários estudiosos, um marco importante na história da composição em Portugal, visto ser um dos raros exemplares francamente influenciados pela música tradicional africana. Assim, para além de se dedicar parte desta dissertação à vida e à vasta obra do compositor, dedica-se também uma outra parte à contextualização histórica da Suite Africana, desde a sua génese até aos nossos dias. Por fim, é apresentado o processo de edição, através de tabelas onde se expõem as diferenças encontradas entre as duas partituras manuscritas, uma denominada Suite Africana e a outra denominada Suite Colonial, pertencentes ao Espólio de Frederico de Freitas.The present work has as the main aim the critical edition of the Suite Africana, also known as Suite Colonial, by Frederico de Freitas – one of the most influential and successful Portuguese composers of the 20th century. This work is, in the opinion of several scholars, an important milestone in the history of composition in Portugal, as it is one of the rare examples truly influenced by traditional African music. Therefore, besides dedicating part of this dissertation to the life and vast work of the composer, there is another part dedicated to the historical contextualization of the Suite Africana, from its genesis to our days. Lastly, the edition process is presented through tables where the differences between the two handwritten music sheets, one called Suite Africana and the other Suite Colonial, that are a part of the Frederico de Freitas’ estate, are exposed.Universidade de Aveiro2018-05-02T13:48:37Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23026TID:201938103porFerreira, Cláudio Miguel Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:56Zoai:ria.ua.pt:10773/23026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:57.741495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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