Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14077
Resumo: O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor
id RCAP_10dfe62bc37981b438fd17b8a3ae4756
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14077
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporâneaAprendizagem ativaEnsino da dançaTécnicas de dança contemporâneaComposição coreográfica contemporâneaEnsino artísticoActive learningDance teachingO documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do EditorContemporary dance techniqueContemporary choreographyArtistic educationO ensino das técnicas de dança é ainda associado a uma ação altamente expositiva por parte do professor, sendo o aluno um receptáculo de informação, posteriormente reproduzida. No entanto, a criação artística em articulação com as técnicas de dança contemporânea confere uma visão mais democrática do ensino-aprendizagem. No século XXI, parece ser claro a necessidade de dar um papel mais ativo aos estudantes no contexto do ensino-aprendizagem, revolucionando assim as práticas do passado. Este artigo propõe assim, a partir de metodologia de literature review numa abordagem de integrative review, aferir um conjunto de estratégias de active-learning nas aulas de técnicas de dança contemporânea. Foram extraídas da literatura práticas sistematizadas, onde existe uma clara aplicação de conteúdos da composição coreográfica, como forma melhorar o desempenho técnico dos estudantes nas aulas de técnicas de dança contemporânea. Assim, é a associação entre as abordagens didático-pedagógicas mais expositivas por parte do professor e mais autónomas por parte dos alunos, que aproximam as técnicas de dança contemporânea e a composição coreográfica, fator que se considera determinante para a ensino-aprendizagem da dança na contemporaneidadeABSTRACT - The teaching of dance techniques is still a highly expository action by the teacher, where the student is seen as an information receptacle that, later, reproduces that information. In the 21st century, artistic creation in conjunction with contemporary dance techniques gives a more democratic view of teaching and learning. Actually, it seems clear that there is a need to give students a more active role in the context of teaching and learning. This article proposes to assess a set of active learning strategies in contemporary dance techniques. Practical intake was extracted from the literature where there is a clear application of contents of the choreography, as a way to improve the technical performance of students in contemporary dance techniques. Thus, it is the association between the teacher’s expository didactic-pedagogical approaches and the student’s autonomy which bring together contemporary dance and choreography. This aspect is a determinant factor for the teaching-learning of dance in contemporaneityFAP Revista Científica de ArtesRCIPLFernandes, João2021-12-21T11:48:13Z2021-09-112021-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14077porFernandes, J. (2021).Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea. FAP Revista Científica de Artes, 25 (2), 98-117. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/41621980-5071info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:56.894307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
title Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
spellingShingle Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
Fernandes, João
Aprendizagem ativa
Ensino da dança
Técnicas de dança contemporânea
Composição coreográfica contemporânea
Ensino artístico
Active learning
Dance teaching
title_short Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
title_full Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
title_fullStr Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
title_full_unstemmed Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
title_sort Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea
author Fernandes, João
author_facet Fernandes, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, João
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Ensino da dança
Técnicas de dança contemporânea
Composição coreográfica contemporânea
Ensino artístico
Active learning
Dance teaching
topic Aprendizagem ativa
Ensino da dança
Técnicas de dança contemporânea
Composição coreográfica contemporânea
Ensino artístico
Active learning
Dance teaching
description O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T11:48:13Z
2021-09-11
2021-09-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14077
url http://hdl.handle.net/10400.21/14077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, J. (2021).Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporânea. FAP Revista Científica de Artes, 25 (2), 98-117. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4162
1980-5071
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FAP Revista Científica de Artes
publisher.none.fl_str_mv FAP Revista Científica de Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133490910855168