De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20023 |
Resumo: | Este artigo propõe-se a discutir a formação do intérprete em dança contemporânea, com o objetivo de compreender como a sua participação na criação de obras coreográficas pode constituir-se um dos elementos centrais na formação desse dançarino. Para tanto, realizou-se um estudo predominantemente etnográfico, tendo-se como elemento central de coleta de informações entrevistas semi-estruturadas com dançarinos da Lia Rodrigues Companhia de Danças, quando da realização do espetáculo Aquilo de que somos feitos. Da análise dos dados, emergiram as seguintes categorias: do corpo treinado ao corpo disponível; pertencer ou não ao “mundo da dança”; autonomia dos dançarinos; impregnar a coreografia, apropriando-se da obra. Este estudo sugere que a participação na criação de coreografias proporciona uma experiência do corpo em movimento a qual desafia os padrões estabelecidos pelo ensino tradicional da dança, constituindo-se uma importante ação pedagógica para a formação de dançarinos. |
id |
UFRGS-2_3b4c5ec1224d2f348220040530c1afa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20023 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dantas, Monica Fagundes2010-04-16T09:12:38Z20050104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/20023000492785Este artigo propõe-se a discutir a formação do intérprete em dança contemporânea, com o objetivo de compreender como a sua participação na criação de obras coreográficas pode constituir-se um dos elementos centrais na formação desse dançarino. Para tanto, realizou-se um estudo predominantemente etnográfico, tendo-se como elemento central de coleta de informações entrevistas semi-estruturadas com dançarinos da Lia Rodrigues Companhia de Danças, quando da realização do espetáculo Aquilo de que somos feitos. Da análise dos dados, emergiram as seguintes categorias: do corpo treinado ao corpo disponível; pertencer ou não ao “mundo da dança”; autonomia dos dançarinos; impregnar a coreografia, apropriando-se da obra. Este estudo sugere que a participação na criação de coreografias proporciona uma experiência do corpo em movimento a qual desafia os padrões estabelecidos pelo ensino tradicional da dança, constituindo-se uma importante ação pedagógica para a formação de dançarinos.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 31-57.CoreografiaDança contemporâneaDe que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporâneainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000492785.pdf.txt000492785.pdf.txtExtracted Texttext/plain71497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20023/2/000492785.pdf.txt0881cac47c6a5236e3c46eef782a6747MD52ORIGINAL000492785.pdf000492785.pdfTexto completoapplication/pdf269639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20023/1/000492785.pdfc77893098dd0313aec0e09e4211d00c7MD51THUMBNAIL000492785.pdf.jpg000492785.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20023/3/000492785.pdf.jpg994cb2249eb748b1dd9002b6d2fbf444MD5310183/200232022-06-12 04:40:18.354395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20023Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-06-12T07:40:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea |
title |
De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea |
spellingShingle |
De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea Dantas, Monica Fagundes Coreografia Dança contemporânea |
title_short |
De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea |
title_full |
De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea |
title_fullStr |
De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea |
title_full_unstemmed |
De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea |
title_sort |
De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea |
author |
Dantas, Monica Fagundes |
author_facet |
Dantas, Monica Fagundes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coreografia Dança contemporânea |
topic |
Coreografia Dança contemporânea |
description |
Este artigo propõe-se a discutir a formação do intérprete em dança contemporânea, com o objetivo de compreender como a sua participação na criação de obras coreográficas pode constituir-se um dos elementos centrais na formação desse dançarino. Para tanto, realizou-se um estudo predominantemente etnográfico, tendo-se como elemento central de coleta de informações entrevistas semi-estruturadas com dançarinos da Lia Rodrigues Companhia de Danças, quando da realização do espetáculo Aquilo de que somos feitos. Da análise dos dados, emergiram as seguintes categorias: do corpo treinado ao corpo disponível; pertencer ou não ao “mundo da dança”; autonomia dos dançarinos; impregnar a coreografia, apropriando-se da obra. Este estudo sugere que a participação na criação de coreografias proporciona uma experiência do corpo em movimento a qual desafia os padrões estabelecidos pelo ensino tradicional da dança, constituindo-se uma importante ação pedagógica para a formação de dançarinos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:12:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20023 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000492785 |
identifier_str_mv |
0104-754X 000492785 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 31-57. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20023/2/000492785.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20023/1/000492785.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20023/3/000492785.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0881cac47c6a5236e3c46eef782a6747 c77893098dd0313aec0e09e4211d00c7 994cb2249eb748b1dd9002b6d2fbf444 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724797259350016 |