Obsolescência e reinvenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/113064 |
Resumo: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
id |
RCAP_10ec8acb4e255b3893f7bdd398a95115 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/113064 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Obsolescência e reinvençãoObsolescence and reinventionthe case study of João Maria Gusmão and Pedro Paivao estudo de caso João Maria Gusmão e Pedro PaivaArqueologia dos MediaReinvençãoObsolescênciaProjetor de DiapositivosZombie MediaUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020A presente investigação analisa algumas peças da dupla dos artistas portugueses João Maria Gusmão e Pedro Paiva a partir dos debates relacionados com a Arqueologia dos Media e a historiografia artística, através dos conceitos de zombie media (Hertz e Parikka 2012), obsolescência (Elsaesser 2018) e reinvenção (Krauss 1999a, 1999b). Elegendo como obras fulcrais as projeções Pôr do Sol, Camelos no Egipto, Torneira, Quadrado branco a saltar sobre quadrado verde, Neve e Laranja Verde (2017-2018), pretendemos evidenciar de que forma esses artistas rompem com uma lógica de uso comum e normativa dos dispositivos. Tendo em consideração os projetos anteriores, maioritariamente baseados na reativação de mecanismos obsoletos como as películas 16mm, Gusmão e Paiva continuam a refletir sobre uma noção pré-digital da imagem. No caso das obras consideradas na presente investigação, configura-se uma única instalação composta por diversos projetores de imagem fixa que, após os seus sistemas originais terem sido alterados, passam a simular uma imagem animada. Essas obras referem-se a uma dimensão arqueológica dos princípios do cinema e dos primeiros dispositivos óticos, engendrando um ambiente repleto de carga imersiva e debatendo sobre a perceção e o corpo do observador em relação ao espaço expositivo. Recupera-se uma experiência de encantamento do indivíduo mediante os grandes planos de cor, a ilusão analógica do movimento e a ficção temporal. Como estratégia de análise comparada, evocar-se-á outros exemplos do campo artístico, nomeadamente as produções dos artistas Francisco Tropa e Rosângela Rennó.Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNNOVA, InvesigadorGrimaldi, Maura Castanheira2021-03-03T23:54:56Z2020-05-232020-05-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/113064porPURE: 17527925info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:18Zoai:run.unl.pt:10362/113064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:15.734487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obsolescência e reinvenção Obsolescence and reinventionthe case study of João Maria Gusmão and Pedro Paiva o estudo de caso João Maria Gusmão e Pedro Paiva |
title |
Obsolescência e reinvenção |
spellingShingle |
Obsolescência e reinvenção NOVA, Invesigador Arqueologia dos Media Reinvenção Obsolescência Projetor de Diapositivos Zombie Media |
title_short |
Obsolescência e reinvenção |
title_full |
Obsolescência e reinvenção |
title_fullStr |
Obsolescência e reinvenção |
title_full_unstemmed |
Obsolescência e reinvenção |
title_sort |
Obsolescência e reinvenção |
author |
NOVA, Invesigador |
author_facet |
NOVA, Invesigador Grimaldi, Maura Castanheira |
author_role |
author |
author2 |
Grimaldi, Maura Castanheira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOVA, Invesigador Grimaldi, Maura Castanheira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arqueologia dos Media Reinvenção Obsolescência Projetor de Diapositivos Zombie Media |
topic |
Arqueologia dos Media Reinvenção Obsolescência Projetor de Diapositivos Zombie Media |
description |
UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-23 2020-05-23T00:00:00Z 2021-03-03T23:54:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/113064 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/113064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PURE: 17527925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138034364448768 |