Formação docente e a sua relação com a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria das Graças
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Patrícia Cristina Albieri, Passos, Laurizete Ferragut
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.21814/rpe.7436
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7436
Resumo: O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. Destaque é dado às práticas e aos modelos formativos que favorecem não só a aproximação entre universidade e escola, bem como a construção de conhecimentos profissionais sobre a docência. Palavras-chaves:modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; desenvolvimento profissional.   ABSTRACT This article brings some reflections arising from the analysis of data for the development of the Institutional Program for the Teaching Initiation Exchange (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote not only the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching. Key words: training models; Institutional Program for initiation scholarship to teaching; professional development. Palavras chaves: modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência; desenvolvimento profissional
id RCAP_10f49337f19ed30dd5d0d823d0f35acc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação docente e a sua relação com a escolaArtigosO presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. Destaque é dado às práticas e aos modelos formativos que favorecem não só a aproximação entre universidade e escola, bem como a construção de conhecimentos profissionais sobre a docência. Palavras-chaves:modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; desenvolvimento profissional.   ABSTRACT This article brings some reflections arising from the analysis of data for the development of the Institutional Program for the Teaching Initiation Exchange (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote not only the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching. Key words: training models; Institutional Program for initiation scholarship to teaching; professional development. Palavras chaves: modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência; desenvolvimento profissionalInstituto de Educação - Universidade do Minho2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7436por2183-04520871-9187Nascimento, Maria das GraçasAlmeida, Patrícia Cristina AlbieriPassos, Laurizete Ferragutinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:04:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:04:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e a sua relação com a escola
title Formação docente e a sua relação com a escola
spellingShingle Formação docente e a sua relação com a escola
Formação docente e a sua relação com a escola
Nascimento, Maria das Graças
Artigos
Nascimento, Maria das Graças
Artigos
title_short Formação docente e a sua relação com a escola
title_full Formação docente e a sua relação com a escola
title_fullStr Formação docente e a sua relação com a escola
Formação docente e a sua relação com a escola
title_full_unstemmed Formação docente e a sua relação com a escola
Formação docente e a sua relação com a escola
title_sort Formação docente e a sua relação com a escola
author Nascimento, Maria das Graças
author_facet Nascimento, Maria das Graças
Nascimento, Maria das Graças
Almeida, Patrícia Cristina Albieri
Passos, Laurizete Ferragut
Almeida, Patrícia Cristina Albieri
Passos, Laurizete Ferragut
author_role author
author2 Almeida, Patrícia Cristina Albieri
Passos, Laurizete Ferragut
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria das Graças
Almeida, Patrícia Cristina Albieri
Passos, Laurizete Ferragut
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. Destaque é dado às práticas e aos modelos formativos que favorecem não só a aproximação entre universidade e escola, bem como a construção de conhecimentos profissionais sobre a docência. Palavras-chaves:modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; desenvolvimento profissional.   ABSTRACT This article brings some reflections arising from the analysis of data for the development of the Institutional Program for the Teaching Initiation Exchange (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote not only the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching. Key words: training models; Institutional Program for initiation scholarship to teaching; professional development. Palavras chaves: modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência; desenvolvimento profissional
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7436
url https://doi.org/10.21814/rpe.7436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822181892099670016
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21814/rpe.7436