Formação docente e a sua relação com a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.21814/rpe.7436 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.7436 |
Resumo: | O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. Destaque é dado às práticas e aos modelos formativos que favorecem não só a aproximação entre universidade e escola, bem como a construção de conhecimentos profissionais sobre a docência. Palavras-chaves:modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; desenvolvimento profissional. ABSTRACT This article brings some reflections arising from the analysis of data for the development of the Institutional Program for the Teaching Initiation Exchange (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote not only the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching. Key words: training models; Institutional Program for initiation scholarship to teaching; professional development. Palavras chaves: modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência; desenvolvimento profissional |
id |
RCAP_10f49337f19ed30dd5d0d823d0f35acc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7436 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação docente e a sua relação com a escolaArtigosO presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. Destaque é dado às práticas e aos modelos formativos que favorecem não só a aproximação entre universidade e escola, bem como a construção de conhecimentos profissionais sobre a docência. Palavras-chaves:modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; desenvolvimento profissional. ABSTRACT This article brings some reflections arising from the analysis of data for the development of the Institutional Program for the Teaching Initiation Exchange (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote not only the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching. Key words: training models; Institutional Program for initiation scholarship to teaching; professional development. Palavras chaves: modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência; desenvolvimento profissionalInstituto de Educação - Universidade do Minho2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7436por2183-04520871-9187Nascimento, Maria das GraçasAlmeida, Patrícia Cristina AlbieriPassos, Laurizete Ferragutinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:04:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:04:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e a sua relação com a escola |
title |
Formação docente e a sua relação com a escola |
spellingShingle |
Formação docente e a sua relação com a escola Formação docente e a sua relação com a escola Nascimento, Maria das Graças Artigos Nascimento, Maria das Graças Artigos |
title_short |
Formação docente e a sua relação com a escola |
title_full |
Formação docente e a sua relação com a escola |
title_fullStr |
Formação docente e a sua relação com a escola Formação docente e a sua relação com a escola |
title_full_unstemmed |
Formação docente e a sua relação com a escola Formação docente e a sua relação com a escola |
title_sort |
Formação docente e a sua relação com a escola |
author |
Nascimento, Maria das Graças |
author_facet |
Nascimento, Maria das Graças Nascimento, Maria das Graças Almeida, Patrícia Cristina Albieri Passos, Laurizete Ferragut Almeida, Patrícia Cristina Albieri Passos, Laurizete Ferragut |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Patrícia Cristina Albieri Passos, Laurizete Ferragut |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Maria das Graças Almeida, Patrícia Cristina Albieri Passos, Laurizete Ferragut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. Destaque é dado às práticas e aos modelos formativos que favorecem não só a aproximação entre universidade e escola, bem como a construção de conhecimentos profissionais sobre a docência. Palavras-chaves:modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; desenvolvimento profissional. ABSTRACT This article brings some reflections arising from the analysis of data for the development of the Institutional Program for the Teaching Initiation Exchange (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote not only the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching. Key words: training models; Institutional Program for initiation scholarship to teaching; professional development. Palavras chaves: modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência; desenvolvimento profissional |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.7436 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.7436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822181892099670016 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21814/rpe.7436 |