Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.10685 |
Resumo: | A formação continuada docente propalada como essencial nos diferentes setores sociais, pelos avanços no campo técnico-científico é encontrada em documentos internacionais, em discursos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Por estar ancorada nos índices obtidos em avaliações de larga escala, responsabiliza os professores pelos resultados ou assume caráter instrumental sem reflexão sobre dificuldades do contexto escolar e desvinculada da formação inicial. Analisar políticas docentes de formação continuada e profissionalização de professores no Brasil e na Suíça evidencia convergências sobre a compreensão dessa formação, quanto a orientações centradas em mudanças curriculares, com base em avaliações de larga escala e diretrizes de políticas docentes. |
id |
RCAP_acde0c4d693af9ff93816db909856590 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e SuiçaArtigosA formação continuada docente propalada como essencial nos diferentes setores sociais, pelos avanços no campo técnico-científico é encontrada em documentos internacionais, em discursos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Por estar ancorada nos índices obtidos em avaliações de larga escala, responsabiliza os professores pelos resultados ou assume caráter instrumental sem reflexão sobre dificuldades do contexto escolar e desvinculada da formação inicial. Analisar políticas docentes de formação continuada e profissionalização de professores no Brasil e na Suíça evidencia convergências sobre a compreensão dessa formação, quanto a orientações centradas em mudanças curriculares, com base em avaliações de larga escala e diretrizes de políticas docentes.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10685por1646-2335Gisi, Maria LourdesVoirol-Rubido, Maria-Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:37Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:55.236778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça |
title |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça |
spellingShingle |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça Gisi, Maria Lourdes Artigos |
title_short |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça |
title_full |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça |
title_fullStr |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça |
title_full_unstemmed |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça |
title_sort |
Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça |
author |
Gisi, Maria Lourdes |
author_facet |
Gisi, Maria Lourdes Voirol-Rubido, Maria-Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Voirol-Rubido, Maria-Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gisi, Maria Lourdes Voirol-Rubido, Maria-Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A formação continuada docente propalada como essencial nos diferentes setores sociais, pelos avanços no campo técnico-científico é encontrada em documentos internacionais, em discursos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Por estar ancorada nos índices obtidos em avaliações de larga escala, responsabiliza os professores pelos resultados ou assume caráter instrumental sem reflexão sobre dificuldades do contexto escolar e desvinculada da formação inicial. Analisar políticas docentes de formação continuada e profissionalização de professores no Brasil e na Suíça evidencia convergências sobre a compreensão dessa formação, quanto a orientações centradas em mudanças curriculares, com base em avaliações de larga escala e diretrizes de políticas docentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.10685 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.10685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950116835328 |