Formação inicial em ciências da saúde em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrinho, P
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nkanga , Guimarães, Fronteira, I, Helga , Freitas, Fresta, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/116495
Resumo: Introdução: Descrevemos a evolução da formação de técnicos de saúde (TdS) em Angola e verificamos que o Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PDRH) 1997-2007 teve um profundo impacto no desenvolvimento da formação da força de trabalho em saúde em Angola. Este artigo relata um estudo feito no âmbito da elaboração do segundo PDRH 2013-2025 tendo por objetivo obter dados comparáveis sobre o perfil dos estudantes que frequentavam os diferentes cursos de ciências da saúde em Angola. Métodos: A metodologia foi baseada na utlizada em estudos semelhantes noutros países lusófonos e em Angola em 2007. O estudo decorreu no primeiro quadrimestre de 2014 subcontratado a uma empresa especializada. Os dados foram inseridos em SPSS v.20 em 2014 e estatísticas descritivas (contagem, frequência relativa, média e desvio padrão e medianas) foram calculadas com SPSS v 25 durante 2020. Resultados: Os resultados do estudo revelam uma mensagem positiva. Os alunos foram recrutados com uma ampla base geográfica; estavam satisfeitos com a escolha da formação e o seu desempenho era, em geral, satisfatório, embora a percentagem de estudantes de técnicas de diagnóstico e terapêutica (TDT) com disciplinas em atraso mereça atenção. Após a formação pretendiam estabelecer-se em Angola, de preferência numa prática hospitalar, de preferência na rede pública. Como o setor público não tem capacidade para absorver todos os alunos, é gratificante constatar que muitos estavam abertos à prática no setor privado, principalmente nas capitais provinciais ou nacionais, preferencialmente em acumulação com trabalhos do setor público. Discussão e conclusões: Em fim de ciclo do Plano Nacional de Formação de Quadros 2013-2020, este estudo destaca algumas das questões que terão de ser abordadas pelas instituições de formação a fim de contribuir para uma força de trabalho de saúde equilibrada em Angola, com TdS em quantidade com a qualidade e distribuição necessárias para dar reposta às necessidades do sistema de saúde e da população. Introduction: We describe the evolution of the training of health technicians (HT) in Angola and find that the Human Resources Development Plan (HRDP) 1997-2007 had a profound impact on the development of the training of the health workforce in Angola. This article reports on a study carried out within the scope of the preparation of the second HRDP 2013-2025 with the objective of obtaining comparable data on the profile of students who attended the different health sciences courses in Angola. Methods: The methodology was based on that used in similar studies in other Portuguese-speaking countries and in Angola in 2007. The study took place in the first four months of 2014, subcontracted to a specialized company. Data were entered in SPSS v.20 in 2014 and descriptive statistics (count, relative frequency, mean and standard deviation and medians) were calculated with SPSS v 25 during 2020. Results: The study results reveal a positive message. The students were recruited with a wide geographic base; they were satisfied with the choice of training and their performance was, in general, satisfactory, although the percentage of students in the Allied Health Sciences (AHS) with over-due subjects deserves attention. After training, they intended to settle in Angola, preferably in a hospital practice, preferably in the public network. As the public sector does not have the capacity to absorb all students, it is gratifying to note that many were open to practice in the private sector, mainly in provincial or national capitals, preferably in accumulation with public sector work. Discussion and conclusions: At the end of the cycle of the National Staff Training Plan 2013-2020, this study highlights some of the issues that will have to be addressed by training institutions in order to contribute to a balanced health workforce in Angola, with HT in quantity with the quality and distribution needed to respond to the needs of the health system and the population
id RCAP_10f963ce9752184a565c847331814133
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/116495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação inicial em ciências da saúde em AngolaInitial training in health sciences in Angolacomparison of profiles of students from different courses (medicine, nursing and allied health workers), in different levels of education (basic, medium and higher)comparação dos perfis dos alunos de diferentes cursos (medicina, enfermagem e TDT), em diferentes níveis de ensino (básico, médio e superior)Formação de técnicos de saúdeEstudantes de medicinaEstudantes de enfermagemEstudantes de TDTAngolaTraining of health techniciansMedical studentsNursing studentsAHS studentsSDG 3 - Good Health and Well-beingIntrodução: Descrevemos a evolução da formação de técnicos de saúde (TdS) em Angola e verificamos que o Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PDRH) 1997-2007 teve um profundo impacto no desenvolvimento da formação da força de trabalho em saúde em Angola. Este artigo relata um estudo feito no âmbito da elaboração do segundo PDRH 2013-2025 tendo por objetivo obter dados comparáveis sobre o perfil dos estudantes que frequentavam os diferentes cursos de ciências da saúde em Angola. Métodos: A metodologia foi baseada na utlizada em estudos semelhantes noutros países lusófonos e em Angola em 2007. O estudo decorreu no primeiro quadrimestre de 2014 subcontratado a uma empresa especializada. Os dados foram inseridos em SPSS v.20 em 2014 e estatísticas descritivas (contagem, frequência relativa, média e desvio padrão e medianas) foram calculadas com SPSS v 25 durante 2020. Resultados: Os resultados do estudo revelam uma mensagem positiva. Os alunos foram recrutados com uma ampla base geográfica; estavam satisfeitos com a escolha da formação e o seu desempenho era, em geral, satisfatório, embora a percentagem de estudantes de técnicas de diagnóstico e terapêutica (TDT) com disciplinas em atraso mereça atenção. Após a formação pretendiam estabelecer-se em Angola, de preferência numa prática hospitalar, de preferência na rede pública. Como o setor público não tem capacidade para absorver todos os alunos, é gratificante constatar que muitos estavam abertos à prática no setor privado, principalmente nas capitais provinciais ou nacionais, preferencialmente em acumulação com trabalhos do setor público. Discussão e conclusões: Em fim de ciclo do Plano Nacional de Formação de Quadros 2013-2020, este estudo destaca algumas das questões que terão de ser abordadas pelas instituições de formação a fim de contribuir para uma força de trabalho de saúde equilibrada em Angola, com TdS em quantidade com a qualidade e distribuição necessárias para dar reposta às necessidades do sistema de saúde e da população. Introduction: We describe the evolution of the training of health technicians (HT) in Angola and find that the Human Resources Development Plan (HRDP) 1997-2007 had a profound impact on the development of the training of the health workforce in Angola. This article reports on a study carried out within the scope of the preparation of the second HRDP 2013-2025 with the objective of obtaining comparable data on the profile of students who attended the different health sciences courses in Angola. Methods: The methodology was based on that used in similar studies in other Portuguese-speaking countries and in Angola in 2007. The study took place in the first four months of 2014, subcontracted to a specialized company. Data were entered in SPSS v.20 in 2014 and descriptive statistics (count, relative frequency, mean and standard deviation and medians) were calculated with SPSS v 25 during 2020. Results: The study results reveal a positive message. The students were recruited with a wide geographic base; they were satisfied with the choice of training and their performance was, in general, satisfactory, although the percentage of students in the Allied Health Sciences (AHS) with over-due subjects deserves attention. After training, they intended to settle in Angola, preferably in a hospital practice, preferably in the public network. As the public sector does not have the capacity to absorb all students, it is gratifying to note that many were open to practice in the private sector, mainly in provincial or national capitals, preferably in accumulation with public sector work. Discussion and conclusions: At the end of the cycle of the National Staff Training Plan 2013-2020, this study highlights some of the issues that will have to be addressed by training institutions in order to contribute to a balanced health workforce in Angola, with HT in quantity with the quality and distribution needed to respond to the needs of the health system and the populationGlobal Health and Tropical Medicine (GHTM)Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)Population health, policies and services (PPS)RUNFerrinho, PNkanga , Guimarães,Fronteira, IHelga , Freitas,Fresta, Mário2021-04-30T22:43:07Z2020-10-282020-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/116495porPURE: 26311201https://doi.org/10.25761/anaisihmt.360info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:59:05Zoai:run.unl.pt:10362/116495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:05.575088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial em ciências da saúde em Angola
Initial training in health sciences in Angolacomparison of profiles of students from different courses (medicine, nursing and allied health workers), in different levels of education (basic, medium and higher)
comparação dos perfis dos alunos de diferentes cursos (medicina, enfermagem e TDT), em diferentes níveis de ensino (básico, médio e superior)
title Formação inicial em ciências da saúde em Angola
spellingShingle Formação inicial em ciências da saúde em Angola
Ferrinho, P
Formação de técnicos de saúde
Estudantes de medicina
Estudantes de enfermagem
Estudantes de TDT
Angola
Training of health technicians
Medical students
Nursing students
AHS students
SDG 3 - Good Health and Well-being
title_short Formação inicial em ciências da saúde em Angola
title_full Formação inicial em ciências da saúde em Angola
title_fullStr Formação inicial em ciências da saúde em Angola
title_full_unstemmed Formação inicial em ciências da saúde em Angola
title_sort Formação inicial em ciências da saúde em Angola
author Ferrinho, P
author_facet Ferrinho, P
Nkanga , Guimarães,
Fronteira, I
Helga , Freitas,
Fresta, Mário
author_role author
author2 Nkanga , Guimarães,
Fronteira, I
Helga , Freitas,
Fresta, Mário
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Global Health and Tropical Medicine (GHTM)
Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)
Population health, policies and services (PPS)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrinho, P
Nkanga , Guimarães,
Fronteira, I
Helga , Freitas,
Fresta, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de técnicos de saúde
Estudantes de medicina
Estudantes de enfermagem
Estudantes de TDT
Angola
Training of health technicians
Medical students
Nursing students
AHS students
SDG 3 - Good Health and Well-being
topic Formação de técnicos de saúde
Estudantes de medicina
Estudantes de enfermagem
Estudantes de TDT
Angola
Training of health technicians
Medical students
Nursing students
AHS students
SDG 3 - Good Health and Well-being
description Introdução: Descrevemos a evolução da formação de técnicos de saúde (TdS) em Angola e verificamos que o Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PDRH) 1997-2007 teve um profundo impacto no desenvolvimento da formação da força de trabalho em saúde em Angola. Este artigo relata um estudo feito no âmbito da elaboração do segundo PDRH 2013-2025 tendo por objetivo obter dados comparáveis sobre o perfil dos estudantes que frequentavam os diferentes cursos de ciências da saúde em Angola. Métodos: A metodologia foi baseada na utlizada em estudos semelhantes noutros países lusófonos e em Angola em 2007. O estudo decorreu no primeiro quadrimestre de 2014 subcontratado a uma empresa especializada. Os dados foram inseridos em SPSS v.20 em 2014 e estatísticas descritivas (contagem, frequência relativa, média e desvio padrão e medianas) foram calculadas com SPSS v 25 durante 2020. Resultados: Os resultados do estudo revelam uma mensagem positiva. Os alunos foram recrutados com uma ampla base geográfica; estavam satisfeitos com a escolha da formação e o seu desempenho era, em geral, satisfatório, embora a percentagem de estudantes de técnicas de diagnóstico e terapêutica (TDT) com disciplinas em atraso mereça atenção. Após a formação pretendiam estabelecer-se em Angola, de preferência numa prática hospitalar, de preferência na rede pública. Como o setor público não tem capacidade para absorver todos os alunos, é gratificante constatar que muitos estavam abertos à prática no setor privado, principalmente nas capitais provinciais ou nacionais, preferencialmente em acumulação com trabalhos do setor público. Discussão e conclusões: Em fim de ciclo do Plano Nacional de Formação de Quadros 2013-2020, este estudo destaca algumas das questões que terão de ser abordadas pelas instituições de formação a fim de contribuir para uma força de trabalho de saúde equilibrada em Angola, com TdS em quantidade com a qualidade e distribuição necessárias para dar reposta às necessidades do sistema de saúde e da população. Introduction: We describe the evolution of the training of health technicians (HT) in Angola and find that the Human Resources Development Plan (HRDP) 1997-2007 had a profound impact on the development of the training of the health workforce in Angola. This article reports on a study carried out within the scope of the preparation of the second HRDP 2013-2025 with the objective of obtaining comparable data on the profile of students who attended the different health sciences courses in Angola. Methods: The methodology was based on that used in similar studies in other Portuguese-speaking countries and in Angola in 2007. The study took place in the first four months of 2014, subcontracted to a specialized company. Data were entered in SPSS v.20 in 2014 and descriptive statistics (count, relative frequency, mean and standard deviation and medians) were calculated with SPSS v 25 during 2020. Results: The study results reveal a positive message. The students were recruited with a wide geographic base; they were satisfied with the choice of training and their performance was, in general, satisfactory, although the percentage of students in the Allied Health Sciences (AHS) with over-due subjects deserves attention. After training, they intended to settle in Angola, preferably in a hospital practice, preferably in the public network. As the public sector does not have the capacity to absorb all students, it is gratifying to note that many were open to practice in the private sector, mainly in provincial or national capitals, preferably in accumulation with public sector work. Discussion and conclusions: At the end of the cycle of the National Staff Training Plan 2013-2020, this study highlights some of the issues that will have to be addressed by training institutions in order to contribute to a balanced health workforce in Angola, with HT in quantity with the quality and distribution needed to respond to the needs of the health system and the population
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
2020-10-28T00:00:00Z
2021-04-30T22:43:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/116495
url http://hdl.handle.net/10362/116495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PURE: 26311201
https://doi.org/10.25761/anaisihmt.360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138041292390400