Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Isabel Monteiro da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7838
Resumo: O presente trabalho propõe-se compreender de que forma ocorre a comunicação entre encarregados de educação e professores, numa escola básica do primeiro ciclo, enquadrado numa abordagem comunicacional das relações nas organizações escolares. A comunicação é, sem dúvida, um processo que é utilizado como ferramenta pelos gestores e pelos diferentes atores educacionais. Assim, os processos de comunicação assumem um papel fulcral na solidificação das relações internas e externas de qualquer organização. Este trabalho visa, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que potenciem a melhoria e o conhecimento da importância da comunicação como um processo influente na estruturação da relação encarregados de educação e escola. Através das representações que os difentes atores envolvidos neste estudo detêm da comunicação (encarregados de educação e professores), identifiquei alguns problemas comunicacionais que terão eventualmente influência na das relações entre os professores e os encarregados de educação, bem como propus no plano de ação estratégias para os resolver.
id RCAP_10fa214a81752cf89f9ebb10ce66870e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de casoEscola-famíliaModelos de organização escolarParticipaçãoColaboraçãoCoresponsabilizaçãoSchool – familyModels of school organizationParticipationCollaborationAccountabilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho propõe-se compreender de que forma ocorre a comunicação entre encarregados de educação e professores, numa escola básica do primeiro ciclo, enquadrado numa abordagem comunicacional das relações nas organizações escolares. A comunicação é, sem dúvida, um processo que é utilizado como ferramenta pelos gestores e pelos diferentes atores educacionais. Assim, os processos de comunicação assumem um papel fulcral na solidificação das relações internas e externas de qualquer organização. Este trabalho visa, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que potenciem a melhoria e o conhecimento da importância da comunicação como um processo influente na estruturação da relação encarregados de educação e escola. Através das representações que os difentes atores envolvidos neste estudo detêm da comunicação (encarregados de educação e professores), identifiquei alguns problemas comunicacionais que terão eventualmente influência na das relações entre os professores e os encarregados de educação, bem como propus no plano de ação estratégias para os resolver.The present essay has the purpose of understanding in which way the communication between legal guardians and teachers occur, in a primary school, defined in a communicational approach of the relations in school organizations. Communication is, without a doubt, a process that is used as a tool by managers and by the different educational actors. So, the processes of communication have a central role in the solidification of the internal and external relations in any organization. This essay also aims to contribute for the development of strategies that increase the improvement and knowledge of the importance of communication as an influential process in the structuring of the relation between the legal guardians and the school. By the representations that the different actors involved in this study have of communication (legal guardians and teachers), I identified some communicational problems that, eventually, will have influence on the relations of communication between teachers and legal guardians, as I also proposed, in the action plan, strategies to solve them.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCoelho, Sónia Múrias MiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Ana Isabel Monteiro da2016-03-10T16:32:50Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7838TID:202764710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:14.602613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
title Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
spellingShingle Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
Rocha, Ana Isabel Monteiro da
Escola-família
Modelos de organização escolar
Participação
Colaboração
Coresponsabilização
School – family
Models of school organization
Participation
Collaboration
Accountability
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
title_full Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
title_fullStr Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
title_full_unstemmed Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
title_sort Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
author Rocha, Ana Isabel Monteiro da
author_facet Rocha, Ana Isabel Monteiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Sónia Múrias Mira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Isabel Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Escola-família
Modelos de organização escolar
Participação
Colaboração
Coresponsabilização
School – family
Models of school organization
Participation
Collaboration
Accountability
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola-família
Modelos de organização escolar
Participação
Colaboração
Coresponsabilização
School – family
Models of school organization
Participation
Collaboration
Accountability
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho propõe-se compreender de que forma ocorre a comunicação entre encarregados de educação e professores, numa escola básica do primeiro ciclo, enquadrado numa abordagem comunicacional das relações nas organizações escolares. A comunicação é, sem dúvida, um processo que é utilizado como ferramenta pelos gestores e pelos diferentes atores educacionais. Assim, os processos de comunicação assumem um papel fulcral na solidificação das relações internas e externas de qualquer organização. Este trabalho visa, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que potenciem a melhoria e o conhecimento da importância da comunicação como um processo influente na estruturação da relação encarregados de educação e escola. Através das representações que os difentes atores envolvidos neste estudo detêm da comunicação (encarregados de educação e professores), identifiquei alguns problemas comunicacionais que terão eventualmente influência na das relações entre os professores e os encarregados de educação, bem como propus no plano de ação estratégias para os resolver.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-10T16:32:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7838
TID:202764710
url http://hdl.handle.net/10400.22/7838
identifier_str_mv TID:202764710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131378064818176