Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7838 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se compreender de que forma ocorre a comunicação entre encarregados de educação e professores, numa escola básica do primeiro ciclo, enquadrado numa abordagem comunicacional das relações nas organizações escolares. A comunicação é, sem dúvida, um processo que é utilizado como ferramenta pelos gestores e pelos diferentes atores educacionais. Assim, os processos de comunicação assumem um papel fulcral na solidificação das relações internas e externas de qualquer organização. Este trabalho visa, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que potenciem a melhoria e o conhecimento da importância da comunicação como um processo influente na estruturação da relação encarregados de educação e escola. Através das representações que os difentes atores envolvidos neste estudo detêm da comunicação (encarregados de educação e professores), identifiquei alguns problemas comunicacionais que terão eventualmente influência na das relações entre os professores e os encarregados de educação, bem como propus no plano de ação estratégias para os resolver. |
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Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de casoEscola-famíliaModelos de organização escolarParticipaçãoColaboraçãoCoresponsabilizaçãoSchool – familyModels of school organizationParticipationCollaborationAccountabilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho propõe-se compreender de que forma ocorre a comunicação entre encarregados de educação e professores, numa escola básica do primeiro ciclo, enquadrado numa abordagem comunicacional das relações nas organizações escolares. A comunicação é, sem dúvida, um processo que é utilizado como ferramenta pelos gestores e pelos diferentes atores educacionais. Assim, os processos de comunicação assumem um papel fulcral na solidificação das relações internas e externas de qualquer organização. Este trabalho visa, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que potenciem a melhoria e o conhecimento da importância da comunicação como um processo influente na estruturação da relação encarregados de educação e escola. Através das representações que os difentes atores envolvidos neste estudo detêm da comunicação (encarregados de educação e professores), identifiquei alguns problemas comunicacionais que terão eventualmente influência na das relações entre os professores e os encarregados de educação, bem como propus no plano de ação estratégias para os resolver.The present essay has the purpose of understanding in which way the communication between legal guardians and teachers occur, in a primary school, defined in a communicational approach of the relations in school organizations. Communication is, without a doubt, a process that is used as a tool by managers and by the different educational actors. So, the processes of communication have a central role in the solidification of the internal and external relations in any organization. This essay also aims to contribute for the development of strategies that increase the improvement and knowledge of the importance of communication as an influential process in the structuring of the relation between the legal guardians and the school. By the representations that the different actors involved in this study have of communication (legal guardians and teachers), I identified some communicational problems that, eventually, will have influence on the relations of communication between teachers and legal guardians, as I also proposed, in the action plan, strategies to solve them.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCoelho, Sónia Múrias MiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Ana Isabel Monteiro da2016-03-10T16:32:50Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7838TID:202764710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:14.602613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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