Impacto da Avaliação Externa (AEE) em dois Agrupamentos da área concelhia do Porto: Um estudo exploratório baseado em análise documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Margarida Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10013
Resumo: As escolas, enquanto sistemas sociais, estão em constante processo de mudança e adaptação aos contextos em que se inserem e, nesse sentido, como refere Azevedo (2005, p. 16), são sempre “muito mais complexas do que os instrumentos de que dispomos para as avaliar”. No entanto, podemos “sempre tentar”, iniciar um processo de melhoria, em que se exige capacidade de adaptação à “aprendizagem”. Neste sentido, surge a importância da avaliação externa das escolas (AEE) e a necessidade de averiguar a efetividade da sua ação na promoção da melhoria do sistema educativo e das escolas enquanto “unidades críticas” desse mesmo sistema. Ao nível metodológico, optamos por um estudo qualitativo, focado em pesquisa e análise documental e o objeto de estudo, direcionou-se para a compreensão do processo de melhoria das escolas, após terem sido sujeitas à avaliação externa, visando assim contribuir para o conhecimento do “impacto da avaliação externa em dois agrupamentos da área concelhia do Porto”. A análise sustentou-se na recolha de informações constantes dos relatórios de avaliação externa, elaborados pela Inspeção- Geral da Educação e Ciência (IGEC) e dos documentos elaborados pelos Agrupamentos de escolas, tendo por objetivo reunir informação que possibilitasse detetar mudanças na organização pedagógica e nos respetivos processos de autoavaliação, bem como no planeamento das ações de melhoria subsequentes ao Programa de Avaliação Externa (AEE). Os resultados evidenciam a mais-valia da articulação entre as duas avaliações (interna/externa) e, desta última, enquanto instrumento ao serviço da melhoria da “qualidade da educação” e da “melhoria da eficácia das escolas”.
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