A personalidade na compreensão do percurso escolar na adolescência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6572 |
Resumo: | Tese de doutoramento, Psicologia (Avaliação Psicológica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 |
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A personalidade na compreensão do percurso escolar na adolescênciaPersonalidade - PsicologiaPsicologia educacionalPsicologia do adolescenteTeses de doutoramento - 2012Tese de doutoramento, Psicologia (Avaliação Psicológica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012Enquanto etapa fundamental do ciclo de vida, a adolescência é caracterizada por um desenvolvimento significativo da personalidade, a qual tem um papel essencial na adaptação dos adolescentes aos seus contextos de vida, nomeadamente ao escolar. Neste trabalho, apresentamos uma investigação, composta por um conjunto de estudos de natureza quantitativa, que tem por objectivo contribuir para a compreensão da relação entre a personalidade, expressa em dimensões estruturais e motivacionais, e o modo como os adolescentes vivenciam o seu percurso de vida na escola. Considerando o desenvolvimento e a diversidade de trajectórias que ele comporta, adoptamos uma abordagem clínica para a compreender em que medida o modo como a personalidade se está a organizar na adolescência se relaciona com o percurso de vida dos adolescentes e, no seguimento, analisar a importância de sinalizar e conceptualizar as dificuldades de adaptação, numa perspectiva de intervenção. No âmbito do trabalho empírico, foi estudada uma amostra transversal e constituída por 351 estudantes portugueses (212 do sexo feminino, o que corresponde a cerca de 60%), residentes na região da Madeira, do 9º ao 12º ano de escolaridade e com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos (MIdade = 16 anos). A investigação envolveu a utilização de instrumentos distintos de recolha de dados. Para avaliar a personalidade e a psicopatologia, utilizámos a versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A), um inventário de auto-relato cujos resultados foram sistematizados nas dimensões PSY-5 (Agressividade, Desinibição, Psicoticismo, Neuroticismo e Introversão) e nas escalas clínicas, que assumem relevância na sinalização de psicopatologia e na compreensão da natureza das dificuldades dos jovens. No domínio motivacional, a Perspectiva Temporal de Futuro dos estudantes foi avaliada através do Questionário de “Eu e o meu futuro”, destinado a avaliar o grau de orientação dos estudantes em relação ao futuro, a existência de planos e projectos face ao futuro e a valorização e integração da experiência presente em função dos mesmos. Utilizámos ainda o Questionário sobre o Percurso Escolar de modo a obter indicadores de desempenho e integração escolar, bem como uma avaliação por parte do jovem relativamente ao seu percurso escolar. A análise dos dados evidencia que a forma como a personalidade se está a organizar constitui um importante indicador da adaptação dos adolescentes aos diferentes contextos de desenvolvimento e apoia a ideia da personalidade enquanto conceito agregador e de ligação entre o passado e o futuro, subjacente aos padrões de comportamento dos indivíduos. Ao nível das dimensões estruturais, destacam-se as características associadas à Desinibição (impulsividade, baixa aversão ao risco, reduzida orientação para o planeamento e cumprimento de regras) e à Introversão (reduzida emocionalidade positiva, baixa energia para a realização de actividades, isolamento social e insatisfação na interacção social) como aquelas que mais contribuíram para a explicação da variabilidade dos resultados. Ao nível das dimensões motivacionais, verifica-se um padrão global de associação entre a PTF e um conjunto significativo de indicadores de desempenho e integração na vida escolar, o que indica que a capacidade de os estudantes perspectivarem o futuro, valorizarem e integrarem a experiência actual em função de objectivos, e de globalmente atribuírem importância ao seu percurso ulterior, corresponde a uma dimensão relevante para a integração na vida escolar na adolescência. Os resultados e as suas implicações são discutidos numa perspectiva de valorização da saúde mental e da adaptação dos jovens aos seus contextos de vida. É destacada a centralidade das características individuais ao nível da personalidade em contexto escolar e no quadro do desenvolvimento, nomeadamente na capacidade de resposta dos jovens aos desafios da adolescência, para a qual é fulcral a integração entre dimensões individuais e de inter-relação. Ao nível da prática, é considerada importante a identificação de situações de vulnerabilidade ou risco, tendo em vista a avaliação psicológica, a conceptualização das dificuldades e, no seguimento, a definição de estratégias de intervenção. São, por fim, sugeridas algumas propostas de investigação futura, destacando-se a relevância da realização de estudos longitudinais sobre a evolução da personalidade e da sua relação com a adaptação dos indivíduos ao longo do tempo, e de um debate sobre o modo como as práticas em contexto escolar se poderão organizar num sentido favorável à promoção de percursos bem-sucedidos de desenvolvimento por parte dos jovens.As a fundamental period of the life span, adolescence is characterised by a significant development in personality, which has an essential role in adolescents’ adaptation to their life contexts, specifically school. In this work, we present an investigation, composed by a set of quantitative, cross-sectional studies, that intends to contribute to the comprehension of the relationship between personality, as expressed in structural and motivational dimensions, and the way adolescents live their life path at school. Having in mind the diversity of pathways that development involves, we adopt a clinical approach to understand how the way personality is organising in adolescence relates to adolescents’ life paths and, following, to consider the importance of identifying and conceptualising adaptation difficulties, under an intervention perspective. Participants were 351 Portuguese students (212 girls, about 60%), living in Madeira region, from 9th to 12th grades, ages 14 to 18 years (MAge = 16 years). The investigation involved the use different data collection instruments. In order to assess personality and psychopathology, we used the Portuguese experimental version of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A), a self-report questionnaire whose results were analysed considering PSY-5 dimensions (Aggressiveness, Disconstraint, Psychoticism, Neuroticism, and Introversion) and the clinical scales, which are relevant in psychopathology diagnosis and in the comprehension of the nature of adolescents’ difficulties. Within the motivational domain, students’ Future Time Perspective (FTP) was assessed through the FTP Questionnaire “Me and my future”, conceived to assess students’ degree of orientation towards future, the existence of plans and projects concerning the future, and the valorisation and integration of present experience concerning them. Finally, we used the School Path Questionnaire to obtain indicators of performance and school life integration, as well as an overall assessment by the students about their school path. Taken together, the results put in evidence that the way personality is organising constitutes an important indicator of adolescent adaptation to their diferente developmental contexts and support the idea of personality as an aggregative concept, connecting past and future, and that underlies individual’s behaviour patterns. Regarding structural dimensions, we emphasize the characteristics associated to Disconstraint (impulsiveness, low risk aversion, non-compliance with rules) and Introversion (low positive emotionality, low drive, social withdrawal and lack of satisfaction with interpersonal interaction) as those who contributed most for the explanation of results variance. Concerning motivational dimensions, we identified significant associations between FTP and a set of indicators of achievement and school life integration, a pattern that reveals that students’ capacity of putting the future in perspective, as well as valuing and integrating present experience according to future goals corresponds to a relevant dimension to school life integration in adolescence. Results and its implications are discussed under a perspective that values mental health and adolescents’ adaptation to their life contexts. It is emphasized the importance of individual personality characteristics in school context and within the context of development, specifically in the adolescent capacity of response to the challenges of adolescence, for which the integration between individual and relatedness dimensions is considered essential. Regarding practice, it is valued the identification of vulnerability or risk situations, having in mind psychological assessment, difficulties conceptualisation, and, following, the definition of intervention strategies. Finally, there are suggested some future research proposals, being highlighted the relevance of longitudinal studies on personality evolution and its relationship with individual adaptation through time, as well as a debate on how school based practices may be organised in such a way that promotes well-succeeded adolescent developmental pathways.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Novo, Rosa, 1957-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Renato Gil Gomes, 1982-2012-06-22T09:53:46Z20122012-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:09:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:09:08Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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