Análise da Implementação das TIC nos Agrupamentos Escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2552 |
Resumo: | Vivemos numa sociedade onde a internet é o principal meio de comunicação acessível e útil às pessoas. Conscientes desta realidade, as instituições educativas passaram a disponibilizar informação aos agentes educativos. Refletem-se as diversas atividades das escolas e promovese a interatividade entre os diversos intervenientes do processo educativo. Pretende-se conhecer as escolas que dispõem de ferramentas de gestão da educação e ferramentas de aprendizagem. Com a presente dissertação, procede-se à analise dos web sites dos agrupamentos escolares do distrito de Viseu que permitem uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Para a análise dos web sites foi desenvolvida uma grelha de análise, definida com base na revisão de literatura efetuada, para além da visualização de web sites de outros distritos, do ponto de vista dos investigadores da área. A grelha integra as seguintes dimensões: Identificação dos web sites escolares, contactos da sede do agrupamento e Informações das escolas pertencentes ao Agrupamento Escolar (A.E.), Informações sobre Projetos/Desporto/Cultura e Lazer do agrupamento e do meio envolvente, Órgãos de gestão, Corpos docente e não docente, Alunos, Documentos gerais, Horários dos serviços e Cantina, Informação formativa, Serviços de comunicação, Associações, Serviços administrativos on-line, Serviços web 2.0 na página do agrupamento, Página institucional, Apresentação da informação, Elementos multimédia, Usabilidade e Acessibilidade. O estudo incidiu sobre 34 web sites de Agrupamentos Escolares públicos do distrito de Viseu. Todos os 34 agrupamentos escolares têm web site disponível, constituindo a amostra deste estudo. Os contactos da sede do agrupamento é a informação mais divulgada pelos web sites, as Informações sobre Projetos/Desporto/Cultura e Lazer do agrupamento e do meio envolvente, estão presentes na maioria dos web sites. A divulgação dos órgãos de gestão falha em alguns web sites. A informação relativa aos alunos em muitos web sites é escassa. Os documentos orientadores, estão presentes na maioria dos web sites. Verificou-se o uso de ferramentas abertas na construção dos web sites e foi visível uma preocupação dos criadores dos web sites em não disponibilizar páginas em construção ou páginas não encontradas. Constatou-se a falta de serviços administrativos online em alguns web sites e poucos disponibilizam a matrícula online. A plataforma de aprendizagem Moodle é a única plataforma de aprendizagem identificada nos web sites. As redes sociais ainda não são usadas pela maioria das instituições de ensino. Nenhum dos web sites está acessível para cidadãos com necessidades especiais. |
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Análise da Implementação das TIC nos Agrupamentos EscolaresServiços web 2.0Web SiteAgrupamentos escolaresPlataforma de aprendizagemServiços administrativos onlineVivemos numa sociedade onde a internet é o principal meio de comunicação acessível e útil às pessoas. Conscientes desta realidade, as instituições educativas passaram a disponibilizar informação aos agentes educativos. Refletem-se as diversas atividades das escolas e promovese a interatividade entre os diversos intervenientes do processo educativo. Pretende-se conhecer as escolas que dispõem de ferramentas de gestão da educação e ferramentas de aprendizagem. Com a presente dissertação, procede-se à analise dos web sites dos agrupamentos escolares do distrito de Viseu que permitem uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Para a análise dos web sites foi desenvolvida uma grelha de análise, definida com base na revisão de literatura efetuada, para além da visualização de web sites de outros distritos, do ponto de vista dos investigadores da área. A grelha integra as seguintes dimensões: Identificação dos web sites escolares, contactos da sede do agrupamento e Informações das escolas pertencentes ao Agrupamento Escolar (A.E.), Informações sobre Projetos/Desporto/Cultura e Lazer do agrupamento e do meio envolvente, Órgãos de gestão, Corpos docente e não docente, Alunos, Documentos gerais, Horários dos serviços e Cantina, Informação formativa, Serviços de comunicação, Associações, Serviços administrativos on-line, Serviços web 2.0 na página do agrupamento, Página institucional, Apresentação da informação, Elementos multimédia, Usabilidade e Acessibilidade. O estudo incidiu sobre 34 web sites de Agrupamentos Escolares públicos do distrito de Viseu. Todos os 34 agrupamentos escolares têm web site disponível, constituindo a amostra deste estudo. Os contactos da sede do agrupamento é a informação mais divulgada pelos web sites, as Informações sobre Projetos/Desporto/Cultura e Lazer do agrupamento e do meio envolvente, estão presentes na maioria dos web sites. A divulgação dos órgãos de gestão falha em alguns web sites. A informação relativa aos alunos em muitos web sites é escassa. Os documentos orientadores, estão presentes na maioria dos web sites. Verificou-se o uso de ferramentas abertas na construção dos web sites e foi visível uma preocupação dos criadores dos web sites em não disponibilizar páginas em construção ou páginas não encontradas. Constatou-se a falta de serviços administrativos online em alguns web sites e poucos disponibilizam a matrícula online. A plataforma de aprendizagem Moodle é a única plataforma de aprendizagem identificada nos web sites. As redes sociais ainda não são usadas pela maioria das instituições de ensino. Nenhum dos web sites está acessível para cidadãos com necessidades especiais.ABSTRACT: We live in a society where the internet is the most important mean of communication that is accessible and useful to people. Having this into account, the educational institutes started to provide information to the educational agents. The several school activities are made known and the interactivity between the different intervenients of the educational process is promoted. It is intended to know which schools possess the education management and learning tools. In this dissertation it’s made an analysis of the web sites of the school clusters of the Viseu district that allow a significant upgrade on the students apprenticeship. In order to proceed to this analysis, was developed an analysis grid that resulted of the study of selected articles and from the visualization of web sites of other districts clusters from the point of view of the investigators in this area. The grid integrates the following dimensions: Identification of the schools web sites, the contacts information of the school cluster headquarters and information of the schools belonging to the cluster, information about projects/Sports/culture and leisure of the cluster and surroundings, management organs, teaching and non-teaching bodies , students, general documentation, services and canteen schedule, formative information, communication services, associations, on-line administration services, web 2.0 services in the cluster website, institutional website, information presentation, multimedia elements, usability and accessibility. This study was performed in 34 websites of public school clusters of the Viseu district. All the 34 school clusters have an available website, and therefore they represent this study sample. The information concerning the contacts of the school cluster headquarters is the one that is more presented, the information about projects/Sports/culture and leisure of the cluster and surroundings, area available on the majority of the websites. The information about the management organs misses in some web sites. The information related to the students is scarce in many websites. The orientation documents, are present in the majority of the websites. It was verified the use of open source tools in the construction of the web sites and was clearly noticed the intention by the creators of the web site to not present websites in construction or not found page issues. The lack of online administrative services in some websites is a clearly visible aspect, and there was few that allowed to matriculate online. The moodle learning platform is the only one that was identified on the websites. The social networks aren’t used yet by the majority of the teaching institutions. None of the websites is accessible for citizens with special needs.Lacerda, Ana Cristina Wanzeller GuedesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCruz, Luís Jorge Freitas da2015-01-20T11:35:47Z2014-12-192015-012014-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2552TID:201033046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:53Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:41.956262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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