Sobre a cultura de empresa: contributos para a clarificação de um conceito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1084 |
Resumo: | A empresa e a sua cultura têm vindo a instituir-se como objecto de estudo de sociólogos e de analistas das ciências de gestão. De facto, um debate, iniciado há mais de vinte anos, sobre o papel da cultura nos processos de mudança social despoletou um novo olhar sobre o modo de funcionamento das organizações. A cultura, enquanto sistema estruturado de representações, coloca-se hoje no centro da análise sociológica das relações de trabalho num dado contexto organizacional. É desta problemática, com base numa revisão de literatura e de trabalhos de investigação, que este artigo pretende dar notícia. O texto contempla o tratamento das seguintes questões: a dinâmica cultural das organizações; o efeito de contingência da cultura nacional nas culturas da organização; a formação das identidades nos colectivos de trabalho; a cultura de empresa: a emergência de um novo conceito; cultura organizacional e cultura de empresa. |
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Sobre a cultura de empresa: contributos para a clarificação de um conceitoCultura de empresaRelações de trabalhoOrganizaçõesIdentidadesCorporate cultureWorking relationshipsOrganisationsIdentitiesA empresa e a sua cultura têm vindo a instituir-se como objecto de estudo de sociólogos e de analistas das ciências de gestão. De facto, um debate, iniciado há mais de vinte anos, sobre o papel da cultura nos processos de mudança social despoletou um novo olhar sobre o modo de funcionamento das organizações. A cultura, enquanto sistema estruturado de representações, coloca-se hoje no centro da análise sociológica das relações de trabalho num dado contexto organizacional. É desta problemática, com base numa revisão de literatura e de trabalhos de investigação, que este artigo pretende dar notícia. O texto contempla o tratamento das seguintes questões: a dinâmica cultural das organizações; o efeito de contingência da cultura nacional nas culturas da organização; a formação das identidades nos colectivos de trabalho; a cultura de empresa: a emergência de um novo conceito; cultura organizacional e cultura de empresa.The enterprise and its culture have been asserting themselves as an object of research for sociologists and analysts of the sciences of management. As a matter of fact, the discussion, which began more than twenty years ago, about the role of culture upon the processes of social change, has brought a new approach on the functioning of organizations. Culture, while being a structured system of representations, places itself at the very center of sociological analysis of work relations in an organizational context. The main objective of this article based on a revision on literature and research works, is to give an approach of this problem. The text includes the treatment of the following points: cultural dynamics of the organizations; contingency effect of national culture on cultures of organization; construction of identities on work collectives; culture of enterprise; the arising of a new concept; organizational culture and culture of enterprise.L"entreprise et sa culture sont devenues un objet d"étude pour les sociologues et les analystes des sciences de la gestion. En fait, un débat initié depuis plus de vingt ans, sur le rôle de la culture dans le processus de changement social, a déclanché une nouvelle approche dans ce qui concerne le mode de fonctionnement des organisations. La culture, en tant que système structuré de représentations, se place aujourd"hui au centre de l’analyse sociologique des relations de travail dans un contexte organisationnel donné. C"est celte problématique, basée sur une révision de bibliographie et sur des travaux de recherche que cet article prétend aborder. Le texte comprend le traitement des questions suivantes: l’effet de la dynamique culturelle des organisations; l’effet de contingence de la culture nationale sur les cultures de l’organisation; la formation des identités au sein des collectifs de travail; la culture de l’entreprise, l’émergence d"un nouveau concept; la culture organisationnel/e et la culture d"entreprise.La empresa y su cultura se han instituido como objeto de estudio de sociólogos y analistas de las ciencias de gestión. De hecho, un debate, iniciado hace más de veinte años, sobre el papel de la cultura en los procesos de cambio social, despelotó una nueva mirada sobre la forma de funcionamiento de las organizaciones. La cultura, en cuanto que sistema estructurado de representaciones, se coloca hoy en el centro del análisis sociológico de las relaciones del trabajo en un contexto organizativo. Y es de esta problemática , basándose en una revisión de literatura y de trabajo de investigación, que este trabajo pretende dar noticias. El texto contempla el tratamiento de las siguientes cuestiones: la dinámica cultural de las organizaciones; el efecto de contingencia de la cultura nacional en las culturas de la organización; la formación de las identidades en los colectivos de trabajo; la cultura de empresa: la aparición de un nuevo concepto; cultura organizativa y cultura de empresa.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-23T15:40:56Z1988-05-01T00:00:00Z1988-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1084por0873-6529Pimentel, Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:54.982167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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