A criação e o desenvolvimento das empresas de animação turística no território das "Aldeias de Xisto"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2962 |
Resumo: | O turismo tem vindo a assumir-se no mundo como uma indústria em grande desenvolvimento. No entanto, este sector apresenta-se ainda com uma estrutura de empresas maioritariamente de pequena dimensão. Portugal não é excepção, e o turismo tem vindo a ser um motivo de desenvolvimento das regiões, de uma forma sustentada, com maior ênfase nos últimos tempos para as regiões interiores, especialmente, com o despontar do turismo em espaço rural, devido à riqueza ambiental que caracteriza o nosso país. Neste sentido, surge o Programa ―Aldeias de Xisto‖, como forma de aproveitamento das potencialidades ambientais em paralelo ao desenvolvimento regional que se apresenta cada vez mais desertificado e degradado, que coincide com o território do Pinhal Interior (Norte e Sul). Como forma de dinamização deste espaço surgem as empresas de animação turística, observadas no estudo. Pretendeu-se observar as empresas de animação turística inseridas no âmbito do Programa ―Aldeias de Xisto‖, tentando encontrar razões, motivações e circunstancias que levaram os empresários à criação da empresa no território, o modo como actuam e as estratégias aplicadas para a sua actuação, assim como, avaliar os níveis de desempenho e de sucesso das empresas. |
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A criação e o desenvolvimento das empresas de animação turística no território das "Aldeias de Xisto"Desenvolvimento local - Turísmo ruralAnimação turística - AmpresasO turismo tem vindo a assumir-se no mundo como uma indústria em grande desenvolvimento. No entanto, este sector apresenta-se ainda com uma estrutura de empresas maioritariamente de pequena dimensão. Portugal não é excepção, e o turismo tem vindo a ser um motivo de desenvolvimento das regiões, de uma forma sustentada, com maior ênfase nos últimos tempos para as regiões interiores, especialmente, com o despontar do turismo em espaço rural, devido à riqueza ambiental que caracteriza o nosso país. Neste sentido, surge o Programa ―Aldeias de Xisto‖, como forma de aproveitamento das potencialidades ambientais em paralelo ao desenvolvimento regional que se apresenta cada vez mais desertificado e degradado, que coincide com o território do Pinhal Interior (Norte e Sul). Como forma de dinamização deste espaço surgem as empresas de animação turística, observadas no estudo. Pretendeu-se observar as empresas de animação turística inseridas no âmbito do Programa ―Aldeias de Xisto‖, tentando encontrar razões, motivações e circunstancias que levaram os empresários à criação da empresa no território, o modo como actuam e as estratégias aplicadas para a sua actuação, assim como, avaliar os níveis de desempenho e de sucesso das empresas.The tourism has come to assume itself in the world as an industry in great development. However, this sector is still presented with a structure of companies of small dimension. Portugal is not an exception, and the tourism has come to be a reason of development of the regions, of a sustainable form, lately with larger emphasis by the interior regions, especially, with blunting of the tourism in rural space, due to environment wealth that characterizes our country. In this direction, appears the Program ―Aldeias de Xisto‖, as form of exploitation of the ambient potentialities in parallel to the regional development that presents each time more abandoned and degraded, that coincides with the territory of the ―Pinhal Interior‖ (North and South). As a form of dynamism of this space appear the companies of tourist animation, observed in the study. We intended to observe the inserted companies of tourist animation in the scope of the Program ―Aldeias de Xisto‖, trying to find reasons, motivations and circumstances that that took the entrepreneurs to the creation of the company in this territory, the way as they act and the strategies applied for its action, as well as, to evaluate the levels of performance and success of the companies.Dinis, Anabela do Rosário LeitãoVaz, Margarida Maria Fidalgo da CostauBibliorumMartins, Bruno Miguel Simões2015-02-02T19:15:34Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:12Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:31.244201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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