As incidências culturais e ideológicas sobre os processos educativos e a acção inversa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2991 |
Resumo: | Analisam-se as relações entre a cultura e o sistema educativo, bem como a acção inversa, a qual é considerada sob o aspecto ideológico e suas incidências, considerada que não é do domínio do conhecimento mas de leitura do social. Aquela influência é multiplice e elegeu-se o exemplo dos programas do ensino da filosofia no ensino secundário para o ilustrar. Salienta-se que a cultura é mais geral do que a Educação e o Ensino e isso explica o papel poderoso das ideologias sobre o Ensino. Também se salienta o papel do Ensino sobre a Cultura e termina-se defendendo a tese de que tais influências mútuas são poderosas, pelo que os estudos a realizar devem chamar a atenção para tal situação. |
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As incidências culturais e ideológicas sobre os processos educativos e a acção inversaAnalisam-se as relações entre a cultura e o sistema educativo, bem como a acção inversa, a qual é considerada sob o aspecto ideológico e suas incidências, considerada que não é do domínio do conhecimento mas de leitura do social. Aquela influência é multiplice e elegeu-se o exemplo dos programas do ensino da filosofia no ensino secundário para o ilustrar. Salienta-se que a cultura é mais geral do que a Educação e o Ensino e isso explica o papel poderoso das ideologias sobre o Ensino. Também se salienta o papel do Ensino sobre a Cultura e termina-se defendendo a tese de que tais influências mútuas são poderosas, pelo que os estudos a realizar devem chamar a atenção para tal situação.RESUME: On examine ici les relations entre la Culture et l’Enseignement, bien que la action inverse, laquelle est considérée sous l’aspect idéologique que n’apartienne pas au domaine de la connaissance, mais au domaine des lectures du social. L‘influence est variée et on choisi l’enseignement de la philosophie dans les écoles sécondaires portugaises pour l’illustré. On saliente que la culture est plus génerale que l’Enseignement et l’Education, ce que explique les grandes fonctions des idéologies sur l’enseignement. On note aussi les fonctions de l’enseignement sur la Culture et on defende ia thèse selon laquelle les études a développer doivent prendre en considération cette situation la.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACastro, Armando de2014-07-11T17:51:37Z1993-01-01T00:00:00Z1993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2991porAnálise Psicológica, 11, 315-3180870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:55.228159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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