As incidências culturais e ideológicas sobre os processos educativos e a acção inversa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Armando de
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2991
Resumo: Analisam-se as relações entre a cultura e o sistema educativo, bem como a acção inversa, a qual é considerada sob o aspecto ideológico e suas incidências, considerada que não é do domínio do conhecimento mas de leitura do social. Aquela influência é multiplice e elegeu-se o exemplo dos programas do ensino da filosofia no ensino secundário para o ilustrar. Salienta-se que a cultura é mais geral do que a Educação e o Ensino e isso explica o papel poderoso das ideologias sobre o Ensino. Também se salienta o papel do Ensino sobre a Cultura e termina-se defendendo a tese de que tais influências mútuas são poderosas, pelo que os estudos a realizar devem chamar a atenção para tal situação.
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