Educador/professor: do pensamento à acção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Joana Margarida Pereira da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/519
Resumo: O documento relativo ao relatório de estágio que a seguir se apresenta encontra-se organizado em três itens basilares, precedido de uma introdução e, por último, sintetizando-se numa conclusão reflexiva de todo o trabalho. A primeira parte intitula-se de O Educador/Professor: duas facetas num só ser. Nela, fazemos alusão ao educador/professor como um só ser indissociável, referimo-nos ao meio envolvente, às instituições educativas, ao Projecto Curricular de Grupo/Turma, aos modelos pedagógicos utilizados e, por fim, à planificação e avaliação nos diferentes contextos em que nos inserimos, pretendendo, deste modo, salientar o papel do educador e do professor como sendo complementares, pois a formação deve sempre acompanhar o ensino.Segue-se a segunda parte: O Educador no Jardim-de-Infância, onde caracterizamos o grupo, a actividade educativa em jardim-de-infância, referindo as actividades de rotina, as actividades livres e as actividades por nós orientadas. Analisamos ainda de uma forma geral a evolução do grupo, aquando da nossa prática educativa. No que respeita à terceira parte do presente documento, esta denomina-se: O Professor em Sala de Aula. Este item pressupõe a caracterização da turma em questão para, deste modo, se partir para uma explicação do que foi a actividade educativa no 1º Ciclo do Ensino Básico, abarcando a organização temporal e as actividades por nós desenvolvidas. Para um melhor esclarecimento da nossa prática, surge a importância de uma análise da evolução do grupo, provando graficamente o sucesso da nossa pedagogia. A conclusão final figura como síntese do nosso pensamento e da nossa acção. Esta não exclui as conclusãoes parciais que cada capítulo exigiu, pois toda a prática se fundamenta numa reflexão.
id RCAP_3d980c5f00a8215e34648ae11d3a1e48
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educador/professor: do pensamento à acçãoEducadoresProfessoresSalas de aulaPrática pedagógicaO documento relativo ao relatório de estágio que a seguir se apresenta encontra-se organizado em três itens basilares, precedido de uma introdução e, por último, sintetizando-se numa conclusão reflexiva de todo o trabalho. A primeira parte intitula-se de O Educador/Professor: duas facetas num só ser. Nela, fazemos alusão ao educador/professor como um só ser indissociável, referimo-nos ao meio envolvente, às instituições educativas, ao Projecto Curricular de Grupo/Turma, aos modelos pedagógicos utilizados e, por fim, à planificação e avaliação nos diferentes contextos em que nos inserimos, pretendendo, deste modo, salientar o papel do educador e do professor como sendo complementares, pois a formação deve sempre acompanhar o ensino.Segue-se a segunda parte: O Educador no Jardim-de-Infância, onde caracterizamos o grupo, a actividade educativa em jardim-de-infância, referindo as actividades de rotina, as actividades livres e as actividades por nós orientadas. Analisamos ainda de uma forma geral a evolução do grupo, aquando da nossa prática educativa. No que respeita à terceira parte do presente documento, esta denomina-se: O Professor em Sala de Aula. Este item pressupõe a caracterização da turma em questão para, deste modo, se partir para uma explicação do que foi a actividade educativa no 1º Ciclo do Ensino Básico, abarcando a organização temporal e as actividades por nós desenvolvidas. Para um melhor esclarecimento da nossa prática, surge a importância de uma análise da evolução do grupo, provando graficamente o sucesso da nossa pedagogia. A conclusão final figura como síntese do nosso pensamento e da nossa acção. Esta não exclui as conclusãoes parciais que cada capítulo exigiu, pois toda a prática se fundamenta numa reflexão.The document on the teacher training report which is presented below is organized into three basic items, preceded by an introduction and finally synthesizing into a reflective conclusion of all work. The first part is called: The Educator/Teacher: two facets of a single being. In it, we refer to the educator/teacher as one inseparable being, we refer to the surrounding environment, educational institutions, the Group/Class Curricular Project, the teaching models used and, finally, the planning and assessment in different contexts which we live, intending thereby to emphasize the role of educators and teachers as being complementary, the training must always accompany the learning.The following second part: The Educator in the Kindergarten, is where we characterize the group, the educational activity in kindergarten, referring to the routine work, activities and free activities for us oriented. We also analyze in general the group's evolution, during our educational practice. Regarding the third part of this document entitled: The Teacher in the Classroom. This item requires the characterization of the class in question to thereby break for an explanation of the educational activity in the 1st Cycle of Basic Education, covering the temporal organization and activities developed by us. For a better understanding of our practice, comes the importance of an analysis of the evolution of the group, showing graphically the success of our pedagogy.The final conclusion figures as a synthesis of our thinking and our action. This does not exclude partial conclusions that each chapter has demanded since the whole practice is based on a reflection.2011-08-25T11:38:12Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/519porLage, Joana Margarida Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:57.559907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educador/professor: do pensamento à acção
title Educador/professor: do pensamento à acção
spellingShingle Educador/professor: do pensamento à acção
Lage, Joana Margarida Pereira da
Educadores
Professores
Salas de aula
Prática pedagógica
title_short Educador/professor: do pensamento à acção
title_full Educador/professor: do pensamento à acção
title_fullStr Educador/professor: do pensamento à acção
title_full_unstemmed Educador/professor: do pensamento à acção
title_sort Educador/professor: do pensamento à acção
author Lage, Joana Margarida Pereira da
author_facet Lage, Joana Margarida Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Joana Margarida Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores
Professores
Salas de aula
Prática pedagógica
topic Educadores
Professores
Salas de aula
Prática pedagógica
description O documento relativo ao relatório de estágio que a seguir se apresenta encontra-se organizado em três itens basilares, precedido de uma introdução e, por último, sintetizando-se numa conclusão reflexiva de todo o trabalho. A primeira parte intitula-se de O Educador/Professor: duas facetas num só ser. Nela, fazemos alusão ao educador/professor como um só ser indissociável, referimo-nos ao meio envolvente, às instituições educativas, ao Projecto Curricular de Grupo/Turma, aos modelos pedagógicos utilizados e, por fim, à planificação e avaliação nos diferentes contextos em que nos inserimos, pretendendo, deste modo, salientar o papel do educador e do professor como sendo complementares, pois a formação deve sempre acompanhar o ensino.Segue-se a segunda parte: O Educador no Jardim-de-Infância, onde caracterizamos o grupo, a actividade educativa em jardim-de-infância, referindo as actividades de rotina, as actividades livres e as actividades por nós orientadas. Analisamos ainda de uma forma geral a evolução do grupo, aquando da nossa prática educativa. No que respeita à terceira parte do presente documento, esta denomina-se: O Professor em Sala de Aula. Este item pressupõe a caracterização da turma em questão para, deste modo, se partir para uma explicação do que foi a actividade educativa no 1º Ciclo do Ensino Básico, abarcando a organização temporal e as actividades por nós desenvolvidas. Para um melhor esclarecimento da nossa prática, surge a importância de uma análise da evolução do grupo, provando graficamente o sucesso da nossa pedagogia. A conclusão final figura como síntese do nosso pensamento e da nossa acção. Esta não exclui as conclusãoes parciais que cada capítulo exigiu, pois toda a prática se fundamenta numa reflexão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-08-25T11:38:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/519
url http://hdl.handle.net/10348/519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137104174776320