Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Ana Rita Conceição
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21407
Resumo: Comércio internacional consiste na troca de bens, serviços e capitais entre os diversos países do globo, apresentando-se como uma rede de relações organizada entre países ou blocos de países, com forte impacto na economia dos mesmos. Ao longo dos anos a competitividade nas trocas comerciais tem vindo a aumentar, com diversos fatores a contribuir para essa tendência. O presente trabalho foca-se num desses fatores, e tem como principal objetivo mais do que analisar a competitividade existente entre os países no comércio internacional, perceber qual o verdadeiro impacto que a posição geográfica tem para os países e de que forma esta influencia a competitividade no comércio internacional. Assim, e através da base de dados internacional Chelem, foram recolhidos dados para seis países exportadores (Alemanha, Brasil, China, Grécia, EUA e Portugal) e quatro anos (1967, 1985, 2008 e 2017), que permitissem analisar as suas exportações para 84 economias em 147 setores distintos. Numa primeira fase, foi efetuada uma análise mais descritiva dos dados ao nível dos principais setores e países de destino de cada uma das seis economias em estudo, à qual se seguiu, através do Índice de Krugman, uma análise da competitividade existente para cada par de países. Posteriormente, e com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma última análise que permitisse observar qual é verdadeiramente, o impacto da posição geográfica nas trocas comercias dos países e de que forma esse impacto se traduz em vantagens ou desvantagens para os mesmos.
id RCAP_115550759f1d47dd94d0c102e37b1688
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacionalComércio internacional -- International tradeCompetitividade -- CompetitivenessLocalização geográficaGeographic positionComércio internacional consiste na troca de bens, serviços e capitais entre os diversos países do globo, apresentando-se como uma rede de relações organizada entre países ou blocos de países, com forte impacto na economia dos mesmos. Ao longo dos anos a competitividade nas trocas comerciais tem vindo a aumentar, com diversos fatores a contribuir para essa tendência. O presente trabalho foca-se num desses fatores, e tem como principal objetivo mais do que analisar a competitividade existente entre os países no comércio internacional, perceber qual o verdadeiro impacto que a posição geográfica tem para os países e de que forma esta influencia a competitividade no comércio internacional. Assim, e através da base de dados internacional Chelem, foram recolhidos dados para seis países exportadores (Alemanha, Brasil, China, Grécia, EUA e Portugal) e quatro anos (1967, 1985, 2008 e 2017), que permitissem analisar as suas exportações para 84 economias em 147 setores distintos. Numa primeira fase, foi efetuada uma análise mais descritiva dos dados ao nível dos principais setores e países de destino de cada uma das seis economias em estudo, à qual se seguiu, através do Índice de Krugman, uma análise da competitividade existente para cada par de países. Posteriormente, e com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma última análise que permitisse observar qual é verdadeiramente, o impacto da posição geográfica nas trocas comercias dos países e de que forma esse impacto se traduz em vantagens ou desvantagens para os mesmos.International trade consists in the exchange of goods, services and capital between different countries, as an organized network of relations between countries or blocks of countries, with a strong impact on their economy. With several factors contributing to this trend, competitiveness in commercial trade has been increasing over the years. The present work focuses on one of those factors, and its main objective is, more than analyzing the competitiveness between the countries in international trade, realizing what is the real impact of the geographical position of each country, and how it influences international trade . Thus, through the international Chelem database, data were collected for six exporting countries (Germany, Brazil, China, Greece, USA and Portugal) and four years (1967, 1985, 2008 and 2017), which allowed their exports to be analyzed for 84 economies in 147 different sectors. First, a more descriptive analysis was carried out at the level of the main sectors and destination countries of each of the six economies under study, which was followed by an analysis of the Krugman Index, that allowed to analyze the competitiveness between each pair of countries in study. Subsequently, and based on the results obtained, a final analysis was made to understand what, in fact is the real impact of the geographical position in trade, and how does this impact translates into advantages or disadvantages for the different countries.2021-01-20T16:28:25Z2020-12-22T00:00:00Z2020-12-222020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21407TID:202572005porMartinho, Ana Rita Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:52.335342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
title Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
spellingShingle Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
Martinho, Ana Rita Conceição
Comércio internacional -- International trade
Competitividade -- Competitiveness
Localização geográfica
Geographic position
title_short Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
title_full Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
title_fullStr Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
title_full_unstemmed Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
title_sort Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
author Martinho, Ana Rita Conceição
author_facet Martinho, Ana Rita Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Ana Rita Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional -- International trade
Competitividade -- Competitiveness
Localização geográfica
Geographic position
topic Comércio internacional -- International trade
Competitividade -- Competitiveness
Localização geográfica
Geographic position
description Comércio internacional consiste na troca de bens, serviços e capitais entre os diversos países do globo, apresentando-se como uma rede de relações organizada entre países ou blocos de países, com forte impacto na economia dos mesmos. Ao longo dos anos a competitividade nas trocas comerciais tem vindo a aumentar, com diversos fatores a contribuir para essa tendência. O presente trabalho foca-se num desses fatores, e tem como principal objetivo mais do que analisar a competitividade existente entre os países no comércio internacional, perceber qual o verdadeiro impacto que a posição geográfica tem para os países e de que forma esta influencia a competitividade no comércio internacional. Assim, e através da base de dados internacional Chelem, foram recolhidos dados para seis países exportadores (Alemanha, Brasil, China, Grécia, EUA e Portugal) e quatro anos (1967, 1985, 2008 e 2017), que permitissem analisar as suas exportações para 84 economias em 147 setores distintos. Numa primeira fase, foi efetuada uma análise mais descritiva dos dados ao nível dos principais setores e países de destino de cada uma das seis economias em estudo, à qual se seguiu, através do Índice de Krugman, uma análise da competitividade existente para cada par de países. Posteriormente, e com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma última análise que permitisse observar qual é verdadeiramente, o impacto da posição geográfica nas trocas comercias dos países e de que forma esse impacto se traduz em vantagens ou desvantagens para os mesmos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22T00:00:00Z
2020-12-22
2020-11
2021-01-20T16:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21407
TID:202572005
url http://hdl.handle.net/10071/21407
identifier_str_mv TID:202572005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134900812513280