Redes sociais como arma na guerra de informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40695 |
Resumo: | Aspirante a Oficial-Aluno Piloto-Aviador 136116-D António Moura Maia Torres Carona Júri: Presidente: Major-General Manuel Teixeira Rolo; Orientador: Professor Doutor Paulo Cardoso do Amaral; Coorientador: Major Paulo Jorge Rodrigues Mineiro; Vogal: Coronel Rui Alberto Gomes Bento Roque |
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Redes sociais como arma na guerra de informaçãoGuerra de informaçãoComunicação externaWeb 2.0Superioridade de informaçãoInformation warfareExternal communicationInformation superiorityAspirante a Oficial-Aluno Piloto-Aviador 136116-D António Moura Maia Torres Carona Júri: Presidente: Major-General Manuel Teixeira Rolo; Orientador: Professor Doutor Paulo Cardoso do Amaral; Coorientador: Major Paulo Jorge Rodrigues Mineiro; Vogal: Coronel Rui Alberto Gomes Bento RoqueEsta dissertação realiza uma análise sobre a contribuição das Redes Sociais (RS) para a gestão da imagem da Força Aérea Portuguesa (FAP), comparativamente com os órgãos de comunicação social (OCS) ditos tradicionais, investigando a possibilidade de retirar proveitos na temática da Guerra da Informação (GI), mais concretamente na área da superioridade da informação. Pressupõe-se que cada organização, incluindo a militar, tem uma imagem associada que é projetada no público e que, em grande parte, resulta das notícias veiculadas para a opinião pública. Ora, as organizações militares enfrentam um problema de implantação da sua imagem junto da opinião pública, pois a comunicação social tradicional não considera atrativa a notícia relacionada com a área da defesa a não ser quando existem problemas. Isto é uma vulnerabilidade que tem de ser compensada por forma a garantir na GI a superioridade informacional. Suportado pela Web 2.0, o paradigma atual dos sistemas de informação é a colaboração em rede. Confrontadas com esta realidade as organizações estão a convergir para a sua adoção; estamos na era da Web 2.0. Esta Web não é apenas tecnologia mas uma nova forma de utilização dessa tecnologia para produção de conhecimento e divulgação de informação. Com esta adoção foi possível implementar o uso de ferramentas, entre as quais se incluem as Redes Sociais, que permitem complementar ou, nalguns casos, contraditar as informações veiculadas pela comunicação social tradicional. Garante-se assim a possibilidade de se saber o que a opinião pública pensa da organização e permite a esta criar a sua imagem através destas ferramentas, que mais não são do que canais próprios de informação e criação de conhecimento. Nesta dissertação é apresentado o modelo de comunicação da FAP, cujo objetivo é garantir que a informação correta e atempada alcança a opinião pública. A análise identifica a forma como todo o circuito se processa e as vantagens e desvantagens do mesmo. De forma a obter-se os dados pretendidos efetuou-se uma revisão bibliográfica com o intuito de identificar os conceitos essenciais na área de GI, nomeadamente na superioridade de informação, na área da Comunicação Externa (CE), utilizando as Redes Sociais (RS), que validem a metodologia e processos de análise utilizados, demonstrando as vantagens de canais de divulgação públicos alternativos, através da Internet. Com o desenvolvimento das novas tecnologias no ciberespaço e a utilização das mesmas, mais especificamente da Web 2.0, o público modificou o seu comportamento e relacionamento com instituições como a FAP. A clarificação de conceitos permite perceber quais as medidas a adotar para acompanhar esta evolução. A fase de análise inclui uma entrevista exploratória realizada ao Chefe do Gabinete de Relações Públicas que demonstra o ponto de vista da organização na comunicação externa. Foi também realizada uma análise do alcance de notícias que são transmitidas das RP para o público, comparando resultados alcançados pelas RS e pelos OCS tradicionais - televisão e jornais. Depois de analisado todo o processo, conclui-se que as RS, como o Facebook, são uma vantagem na GI para a FAP, pois criam e sustentam uma boa imagem da organização e permitem efetuar uma comunicação mais próxima e eficaz com o público.This study disserts on the contribution of Social Networks to manage the image of Portuguese Air Force when compared with traditional media, investigating the possibility of withdrawing income in the theme of Information Warfare, specifically in the area of information superiority. Assumingly, each organization, including the military, has an associated image that is projected onto the outside and it is largely influenced by the news broadcasted to the general public. However, military organizations face a challenge when addressing the general public, since the traditional media seldom refers to them except when to report eventual problems related with defense matters or public jeopardy. This is a weakness that must be balanced to ensure the Information Superiority in the Information Warfare. Supported by Web 2.0, the current paradigm of information systems is the collaborative networking. Faced with this reality organizations are all moving toward the future: we are in the era of Web 2.0. This web is not just technology but also a new way of using this technology for knowledge production and dissemination of information. This platform enables the use of tools, among them Social Networks, which allow complement or, in some cases, contradict the information conveyed by the traditional media. This ensures the ability to know what the public thinks about the organization and it allows creating its profile through these tools, which are merely their own channels of information and knowledge creation. This dissertation explores the communication model of the Portuguese Air Force, whose goal is to ensure that correct information reaches the public in due time. The analysis identifies how the circuit works and considers its advantages and disadvantages. In order to obtain the desired data, a literature review was performed with the aim of identifying the key concepts in the field of Information Warfare, especially in Information Superiority in the area of External Communication, using the Social Networks, that validate the methodology and processes analysis used, demonstrating the advantages of dissemination of alternative public channels over the Internet. With the development and usage of new technologies in cyberspace, more specifically Web 2.0, the public changed its behavior and interaction with institutions such as the Portuguese Air Force. Clarification of concepts allows us to see what steps to take to monitor this development. The analysis phase includes an exploratory interview to the Head of Public Relations Office that shows the point of view of the organization in External Communication Was also carried out an analysis of the reach of news that are transmitted from the RP to the public by comparing the results achieved by Social Networks and traditional media - television and newspapers . After examining the entire process, it is concluded that Social Networks, like Facebook, are an advantage in Information Warfare for the Portuguese Air Force, since they create and maintain a good image of the organization and enable an effective and closer communication with the public.Academia da Força AéreaRepositório ComumCarona, António2022-05-23T15:14:52Z2014-03-01T00:00:00Z2014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:06:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:18.981810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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