A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Susana Raquel Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45873
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_116288f6333d32282c354f8cccba15d7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágioThe importance of physical education: what is the influence/importance of physical education classification on final average, according on pupils perception: internship reportMotivaçãoEducação físicaPonderação para média finalMotivationPEWeighting to final averageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente Relatório de Estágio assenta num conjunto de atividades didáticas e pedagógicas desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo. Este relatório tem como base a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O relatório encontra-se dividido em quatro grandes capítulos. O primeiro concerne ao enquadramento da prática de ensino supervisionada, no qual será feito um enquadramento pessoal e da própria instituição onde o estágio foi realizado, bem como uma caraterização da turma pela qual estive responsável. O segundo capítulo diz respeito à Organização e Gestão do Ensino-Aprendizagem no qual abordo a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação de todo o processo. No capítulo três é feita uma descrição da minha participação nas atividades desenvolvidas na escola e da relação estabelecida com a comunidade, fazendo referência a todas as atividades desenvolvidas pelo grupo de estágio ao longo do ano. Por último, o capítulo quatro corresponde à Investigação e Desenvolvimento Profissional, no qual é apresentado o estudo de investigação realizado, A Importância da Educação Física: Qual a influência/importância da ponderação da nota de Educação Física na média final segundo a perceção dos alunos. O presente estudo surge do facto da nota da disciplina de Educação Física (EF) não ser contabilizada para o cálculo da média final do Ensino Secundário (ES) e de acesso ao Ensino Superior. O principal objetivo deste estudo é perceber se existem diferenças na motivação e na perceção da importância da disciplina de EF, entre os alunos do sexo masculino do Ensino Básico (EB) e do ES. A amostra foi constituída por 104 alunos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Os resultados mostram que os alunos do ES, para os quais a nota de EF não influencia a média final, não se revelam menos motivados para a prática das aulas de EF; os dois ciclos de ensino consideram que as aulas de EF devem continuar a ser de caráter obrigatório e que a nota de EF deveria ser contabilizada para o cálculo da média final. As aulas de EF, na perspetiva dos alunos dos EB e ES, são classificadas como sendo excelentes e boas, respetivamente.This Training Report is based on a set of teaching and educational activities throughout the academic year. This study aims to obtain on the degree of Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. It’s divided into four main chapters. The first one is about the supervised practice teaching, in which it will be a personal framework, an overview of the institution in which I performed my stage and a characterization of the class for which I was responsible. The second chapter concerns the organization and Teaching/Learning Management in which I approach the design, planning, implementation and evaluation of the whole process. In chapter three, I describe my participation at school and my relationship with the community, referring to all the activities developed by the stage group throughout the academic year. Finally, the fourth chapter corresponds to the Research and Professional Development, in which I present my research study: The Importance of Physical Education: What is the influence / importance of weighting Note Physical Education in final average according to the perception of students. This study arises from the fact that the note of Physical Education (PE) no longer count towards the final score of Secondary Education (SE) and the access to higher education. The main objective is to see if there are differences of motivation and perception among male students of Basic Education (BE) and SE towards the PE discipline. The sample consisted of 104 male students aged between 12 and 18 years. The results show that students in the SE, in which the PE classification does not influence the final average, were not less motivated to practice the PE classes; the two levels of education consider that PE classes should continue to be mandatory character; the two cycles of education say that PE classification should be accounted for the final average. PE classes, in the view of students of BE and SE, are rated excellent and good, respectively.Moreira, Carla Marisa MaiaUniversidade do MinhoCosta, Susana Raquel Machado2016-12-212016-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45873por201600854info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:28.506616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio
The importance of physical education: what is the influence/importance of physical education classification on final average, according on pupils perception: internship report
title A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio
spellingShingle A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio
Costa, Susana Raquel Machado
Motivação
Educação física
Ponderação para média final
Motivation
PE
Weighting to final average
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio
title_full A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio
title_fullStr A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio
title_full_unstemmed A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio
title_sort A importância da educação física: qual a influência/importância da ponderação da nota de educação física na média final segundo a perceção dos alunos: relatório de estágio
author Costa, Susana Raquel Machado
author_facet Costa, Susana Raquel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Carla Marisa Maia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Susana Raquel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Educação física
Ponderação para média final
Motivation
PE
Weighting to final average
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Motivação
Educação física
Ponderação para média final
Motivation
PE
Weighting to final average
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
2016-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45873
url http://hdl.handle.net/1822/45873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201600854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132233697591296