A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Joana Isabel Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45400
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_e9699c03efdc5cc15e7d623ab64ea998
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágioStudents awareness towards physical educationEducação físicaMotivaçãoMédia finalPhysical educationMotivationAverageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente Relatório de Estágio insere-se na Unidade Didática de Prática de Ensino Supervisionada e visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu durante o presente ano letivo numa escola do concelho de Vila Nova de Famalicão. Este relatório encontra-se dividido em quatro diferentes áreas. A primeira refere-se ao enquadramento contextual da prática de ensino supervisionada, onde se insere o enquadramento pessoal e institucional e a caraterização da turma que esteve sob a minha responsabilidade. A área seguinte destina-se à organização e gestão do ensino e da aprendizagem, onde são referidas as fases da conceção, planeamento, realização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Outra das áreas refere-se à participação na escola e à relação com a comunidade, onde relata as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio ou que exigiram a sua participação nas mesmas. A última área destina-se ao projeto de investigação, denominado de “Perceção dos alunos sobre a disciplina de Educação Física” e tem como objetivo avaliar qual a perceção que os alunos de diferentes anos de escolaridade têm sobre a disciplina, numa fase em que se assiste a uma desvalorização da mesma. Este projeto contou com uma amostra composta por 142 alunos do sexo feminino inseridas no Ensino Básico e Secundário do presente ano letivo, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Os resultados obtidos revelam que os alunos valorizam a disciplina afirmando que a mesma assume idêntica importância que as outras disciplinas curriculares. Com base neste estudo, será necessário repensar a distribuição da carga horária atribuída à disciplina e a sua valorização dentro da comunidade educativa, uma vez que a Educação Física é uma disciplina fundamental para a promoção de hábitos de vida saudável.The upcoming Internship’s Report occurs as an intrinsic element of the Didactic Unit of Supervised Teaching Practice, aiming the pursuit of a Master's Degree in Physical Education Teaching (Middle, Junior and High School Education). The stage took place throughout the current school year on a local campus. This internship’s report is split into four distinct domains. Initially, it is introduced the supervised teaching practice groundwork, which includes an individual and institutional theoretical account as well as the class portrayal that has been under my resposability. Thereupon, it is presented the applied guidance and scheme for the whole of the intership, in which are pointed out the design, planning, recognition and evaluation steps of the teaching-learning process. Succeeding, is concerned to one’s school commitment and one’s relationship with the community: it reports the activities promoted by the stage core and the ones that demanded its cooperation. Last but not least, it is expected to be brung forwad the Research Project, so-called Students Awareness towards Physical Education. The aforementioned aims to evaluate the understanding of miscellaneous students regarding Physical Education as a branch of study, in a time where its degraded status is noticeable. This project considered, as a sample, 142 female middle, junior and high school students, aged from 12 to 18 years old. The obtained results reveal that students attach importance to Physical Education, uttering that it is as important as the remaining educational arenas. Based on this study, it shall be necessary to carefully rethink the timetable assigned to Physical Education along with its relevance within the educational assemblage. It must be summon into mind its utmost importance as an accurate healthy life’s stimulation.Moreira, Carla Marisa MaiaUniversidade do MinhoRibeiro, Joana Isabel Gomes2016-12-212016-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45400por201600838info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:34.171545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio
Students awareness towards physical education
title A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio
spellingShingle A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio
Ribeiro, Joana Isabel Gomes
Educação física
Motivação
Média final
Physical education
Motivation
Average
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio
title_full A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio
title_fullStr A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio
title_full_unstemmed A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio
title_sort A perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágio
author Ribeiro, Joana Isabel Gomes
author_facet Ribeiro, Joana Isabel Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Carla Marisa Maia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Joana Isabel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Motivação
Média final
Physical education
Motivation
Average
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Motivação
Média final
Physical education
Motivation
Average
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
2016-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45400
url http://hdl.handle.net/1822/45400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201600838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132574561337344