Significados de fração – um estudo numa turma de 3.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Inês Rebello da Silva Líbano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5282
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Significados de fração – um estudo numa turma de 3.º anoSignificados de fraçãoResolução de problemasFraçãoFractionProblem resolutionFractional numberRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa com o intuito de descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido durante o estágio a intervenção educativa. Para além do relato das experiências realizadas no contexto da prática é apresentada uma investigação sobre os significados de fração, tendo como base um estudo numa turma de 3.º ano, com o intuito de perceber quais as principais estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas que incluem frações bem como as dificuldades sentidas pelos alunos durante a realização das mesmas. Para a realização do estudo foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa e utilizadas técnicas de recolha e tratamento de dados diretas e indiretas, nomeadamente a observação acompanhada por notas de campo e a análise documental. Os resultados da investigação revelaram que, por um lado, os alunos recorrem maioritariamente a estratégias como desenhos e material manipulável e, por outro, as principais dificuldades sentidas relacionam-se com a explicação do raciocínio e a utilização de frações como medida.ABSTRACT This report was written for the Prática de Ensino Supervisionada II (Supervised Teaching Practice) course of the Master’s Degree in Primary Education, at Escola Superior de Educação de Lisboa, and aims to describe and reflect on the work developed during the intervention internship. In addition to reporting what happened during the internship, it presents an investigation on the meanings of fractions, based on a study in a class from 3º ano (‘year 3’), with the objective of understanding not only which are the main strategies used by the students when solving problems that include fractions, but also the difficulties felt by them when solving said problems. This qualitative study was executed using direct and indirect collection and treatment of data, namely observation accompanied by field notes and document analysis. The results reveal that, on one hand, the students mainly use strategies such as drawings and manipulative materials, and on the other hand, their main difficulties relate to the explanation of the reasoning behind problem resolutions and the use of fractions as a measurement.Veloso, GraciosaRCIPLMonteiro, Maria Inês Rebello da Silva Líbano2015-10-21T11:01:32Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5282TID:201384019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:34.593537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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