Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grangeiro, Osilene Bezerra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4019
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar como a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas pode potencializar o ensino e aprendizagem de fração. A pesquisa, com base na perspectiva da resolução de problemas, trabalhou ideias conceituais relativas ao ensino e aprendizagem de fração, utilizando o Tangram como material manipulativo e tendo, como fio condutor, a Exploração. Exploração essa que não se limita apenas ao contexto matemático, mas, também, ao mundo social; uma exploração que vai além de indagar, problematizar, investigar; uma exploração livre, porém, não solta, como descreve Andrade (1998; 2017); uma exploração crítica e criativa, que flui da interação e socialização de ideias entre professor-aluno e/ou aluno-aluno; uma exploração reflexiva, que vê, revê, cria e recria novas perspectivas, gerando outros problemas, promovendo novas explorações e assim sucessivamente. Para tanto, este estudo parte de uma abordagem qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica, por entender que, além de favorecer o levantamento dos dados, este tipo de pesquisa possibilita o aprimoramento docente em relação às práticas de ensino de Matemática e, consequentemente, o surgimento de alternativas que venham a somar no processo de aprendizagem. O lócus de pesquisa é uma escola pública, localizada no município de Lagoa Seca-PB, com o universo de 25 alunos do 5º ano A, turno manhã, com idade de 10 a 15 anos. O presente estudo, desenvolveu-se em 15 encontros, que foram distribuídos em duas fases: a primeira fase consistiu na atividade diagnóstica I e II e a segunda fase se pautou na intervenção pedagógica. Os resultados obtidos evidenciam que a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas potencializa o ensino e a aprendizagem de fração, por conferir ao professor avaliar sua prática ao mesmo tempo em que avalia como e se os alunos estão avançando no processo de aprendizagem de fração e de outros aspectos inerentes ao tema, podendo, assim, articular meios e ações que possam propiciar maior êxito na mediação, por possibilitar, de maneira interativa, livre, crítica e criativa, que os alunos resolvam e proponham problemas ao tempo em que exploram, externam e adquirem compreensões sobre fração, convertendo e revertendo, representando-a de maneira gráfica, numérica e por extenso. Sendo assim, nesta pesquisa, concluímos que, de maneira significativa, a proposta favoreceu a leitura e a escrita de frações; a identificação da configuração do número fracionário, indicando a diferença entre fração e razão; a identificação dos significados essenciais da fração, observando-se que, quanto à fração com significado de número e a fração com significado operador, obteve-se identificação, no entanto, constatou-se dificuldade de aprofundamento, especialmente, quanto à fração com significado de número, talvez, por este demandar maior maturação cognitiva abstrata.
id UEPB_1ebfa197c040ed591ce7a81d7239d581
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4019
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemasEnsino e AprendizagemFraçãoExploração de problemasResolução de problemasTeaching and LearningFractionProblem explorationProblem posingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste estudo tem como objetivo identificar como a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas pode potencializar o ensino e aprendizagem de fração. A pesquisa, com base na perspectiva da resolução de problemas, trabalhou ideias conceituais relativas ao ensino e aprendizagem de fração, utilizando o Tangram como material manipulativo e tendo, como fio condutor, a Exploração. Exploração essa que não se limita apenas ao contexto matemático, mas, também, ao mundo social; uma exploração que vai além de indagar, problematizar, investigar; uma exploração livre, porém, não solta, como descreve Andrade (1998; 2017); uma exploração crítica e criativa, que flui da interação e socialização de ideias entre professor-aluno e/ou aluno-aluno; uma exploração reflexiva, que vê, revê, cria e recria novas perspectivas, gerando outros problemas, promovendo novas explorações e assim sucessivamente. Para tanto, este estudo parte de uma abordagem qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica, por entender que, além de favorecer o levantamento dos dados, este tipo de pesquisa possibilita o aprimoramento docente em relação às práticas de ensino de Matemática e, consequentemente, o surgimento de alternativas que venham a somar no processo de aprendizagem. O lócus de pesquisa é uma escola pública, localizada no município de Lagoa Seca-PB, com o universo de 25 alunos do 5º ano A, turno manhã, com idade de 10 a 15 anos. O presente estudo, desenvolveu-se em 15 encontros, que foram distribuídos em duas fases: a primeira fase consistiu na atividade diagnóstica I e II e a segunda fase se pautou na intervenção pedagógica. Os resultados obtidos evidenciam que a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas potencializa o ensino e a aprendizagem de fração, por conferir ao professor avaliar sua prática ao mesmo tempo em que avalia como e se os alunos estão avançando no processo de aprendizagem de fração e de outros aspectos inerentes ao tema, podendo, assim, articular meios e ações que possam propiciar maior êxito na mediação, por possibilitar, de maneira interativa, livre, crítica e criativa, que os alunos resolvam e proponham problemas ao tempo em que exploram, externam e adquirem compreensões sobre fração, convertendo e revertendo, representando-a de maneira gráfica, numérica e por extenso. Sendo assim, nesta pesquisa, concluímos que, de maneira significativa, a proposta favoreceu a leitura e a escrita de frações; a identificação da configuração do número fracionário, indicando a diferença entre fração e razão; a identificação dos significados essenciais da fração, observando-se que, quanto à fração com significado de número e a fração com significado operador, obteve-se identificação, no entanto, constatou-se dificuldade de aprofundamento, especialmente, quanto à fração com significado de número, talvez, por este demandar maior maturação cognitiva abstrata.The aim of this study is to identify how the Problem Exploration-Posing-Solving can boost the teaching and learning of fractions. Based on the problem solving perspective, the research explored conceptual ideas related to the teaching and learning of fraction, employing the Tangram as a manipulative material and the Exploration as a connecting thread. Such exploration is not just about the mathematical context, but is also about the social world; exploration that goes beyond inquiring, problematizing, investigating; a free, though not loose, exploration, such as described by Andrade (1988; 2017); a critic and creative exploration, which flows from the interaction and socialization of ideas between teacher-student and/or student-student; a reflexive exploration, that views, reviews, creates and recreates new perspectives, generating new problems, promoting new forms of exploration and so on. Therefore, this study was conducted through a qualitative approach, in the teacher Research modality, since it favors the survey data collection and, besides that, this kind of research enables a teaching upgrading in connection to mathematics teaching practices and, thus, the development of alternatives that might enrich the learning process. The locus of the research is a public school situated in Lagoa Seca-PB, and the participants are 25 students from the 5th grade A of the morning shift, with ages ranging from 10 to 15. The present study, 15 meetings were arranged in two phases: the first phase consisted of the diagnostic activity I and II and the second phase was based on the pedagogical intervention. The obtained results point to a potentiation in the teaching and learning of fractions through the Problem Exploration-Posing-Solving, since it gives the teachers the chance to evaluate their own practice and the chance to also evaluate, in the meantime, if and how the students are moving forward in the process of learning fractions and other inherent aspects of the subject. In this way, teachers will be able to articulate means and practices that might lead to a greater success in the mediation by giving the students the chance to solve and to come up with new problem sin an interactive, free, critic and creative way, while at the same time exploring, externalizing and getting their minds around fraction, converting and inverting, representing it graphically, numerically and in full. Therefore, through this research we conclude that the proposal, in a significant way, favored the reading and writing of fractions; the identification of the fractional portion configuration, indicating the difference between fraction and ratio; the identification of the essential meanings of a fraction, taking into account that regarding the fraction with numerical meaning and the fraction with operator meaning, the identification was accomplished. It was identified, however, a struggle with going deeper, especially when it comes to the fraction with numerical meaning, perhaps because it demands a higher abstract cognitive maturation.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvânio de43807631534Martins, Egídio Rodrigues98377833549Albuquerque, Izabel Maria Barbosa de17613205487Grangeiro, Osilene Bezerra2022-01-05T12:24:36Z2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGRANGEIRO, Osilene Bezerra. Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas. 2020. 252f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-01-05T12:24:36Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-01-05T12:24:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
title Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
spellingShingle Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
Grangeiro, Osilene Bezerra
Ensino e Aprendizagem
Fração
Exploração de problemas
Resolução de problemas
Teaching and Learning
Fraction
Problem exploration
Problem posing
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
title_full Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
title_fullStr Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
title_sort Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas
author Grangeiro, Osilene Bezerra
author_facet Grangeiro, Osilene Bezerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Silvânio de
43807631534
Martins, Egídio Rodrigues
98377833549
Albuquerque, Izabel Maria Barbosa de
17613205487
dc.contributor.author.fl_str_mv Grangeiro, Osilene Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem
Fração
Exploração de problemas
Resolução de problemas
Teaching and Learning
Fraction
Problem exploration
Problem posing
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino e Aprendizagem
Fração
Exploração de problemas
Resolução de problemas
Teaching and Learning
Fraction
Problem exploration
Problem posing
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este estudo tem como objetivo identificar como a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas pode potencializar o ensino e aprendizagem de fração. A pesquisa, com base na perspectiva da resolução de problemas, trabalhou ideias conceituais relativas ao ensino e aprendizagem de fração, utilizando o Tangram como material manipulativo e tendo, como fio condutor, a Exploração. Exploração essa que não se limita apenas ao contexto matemático, mas, também, ao mundo social; uma exploração que vai além de indagar, problematizar, investigar; uma exploração livre, porém, não solta, como descreve Andrade (1998; 2017); uma exploração crítica e criativa, que flui da interação e socialização de ideias entre professor-aluno e/ou aluno-aluno; uma exploração reflexiva, que vê, revê, cria e recria novas perspectivas, gerando outros problemas, promovendo novas explorações e assim sucessivamente. Para tanto, este estudo parte de uma abordagem qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica, por entender que, além de favorecer o levantamento dos dados, este tipo de pesquisa possibilita o aprimoramento docente em relação às práticas de ensino de Matemática e, consequentemente, o surgimento de alternativas que venham a somar no processo de aprendizagem. O lócus de pesquisa é uma escola pública, localizada no município de Lagoa Seca-PB, com o universo de 25 alunos do 5º ano A, turno manhã, com idade de 10 a 15 anos. O presente estudo, desenvolveu-se em 15 encontros, que foram distribuídos em duas fases: a primeira fase consistiu na atividade diagnóstica I e II e a segunda fase se pautou na intervenção pedagógica. Os resultados obtidos evidenciam que a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas potencializa o ensino e a aprendizagem de fração, por conferir ao professor avaliar sua prática ao mesmo tempo em que avalia como e se os alunos estão avançando no processo de aprendizagem de fração e de outros aspectos inerentes ao tema, podendo, assim, articular meios e ações que possam propiciar maior êxito na mediação, por possibilitar, de maneira interativa, livre, crítica e criativa, que os alunos resolvam e proponham problemas ao tempo em que exploram, externam e adquirem compreensões sobre fração, convertendo e revertendo, representando-a de maneira gráfica, numérica e por extenso. Sendo assim, nesta pesquisa, concluímos que, de maneira significativa, a proposta favoreceu a leitura e a escrita de frações; a identificação da configuração do número fracionário, indicando a diferença entre fração e razão; a identificação dos significados essenciais da fração, observando-se que, quanto à fração com significado de número e a fração com significado operador, obteve-se identificação, no entanto, constatou-se dificuldade de aprofundamento, especialmente, quanto à fração com significado de número, talvez, por este demandar maior maturação cognitiva abstrata.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
2022-01-05T12:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRANGEIRO, Osilene Bezerra. Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas. 2020. 252f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4019
identifier_str_mv GRANGEIRO, Osilene Bezerra. Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas. 2020. 252f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709226043768832