Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carina Francisco Gaspar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82706
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_117149ada21d64691fb7dad03412b520
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso NespressoDETERMINANTS AND CONSEQUENCES OF THE EXPERIENCE BRAND: NESPRESSO CASEexperiência da marcamarketing sensorialsensualidade da marcaamor à marcasatisfação com marcabrand experiencesensorial marketingbrand’s sensualitylove for the brandsatisfaction with the brandDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaO marketing é uma ciência que tem evoluído a um ritmo alucinante. Apesar de o marketing tradicional ter ainda uma grande importância, já não é suficiente para o sucesso de uma marca. A satisfação do cliente de hoje não passa só pela aquisição de um bom produto e/ou serviço, mas também e, acima de tudo, de uma boa experiência. É nesta necessidade de satisfazer ao máximo o consumidor que surge o conceito de marketing experiencial. Esta vertente do marketing tem por base a estimulação dos sentidos através de sensações que poderão desenvolver sentimentos positivos no consumidor, levando-os a envolverem-se com a marca e, consequentemente, à compra do produto/serviço. Este trabalho de investigação tem como objetivo compreender de que forma a experiência influencia a preferência do consumidor por uma marca. Com o aumento constante da oferta é cada vez mais difícil e complexo atrair e agradar o consumidor. Além da inovação, é fundamental que as marcas consigam, não só, apelar às emoções, como também seduzir o cliente. Este é um caminho ainda pouco explorado no mundo do marketing, daí a opção em estudar a variável ‘sensualidade’ da marca. As restantes variáveis escolhidas para o estudo são, como antecedentes: marketing sensorial, experiência da marca, produto hedónico, emoções, impacto da publicidade, prestígio da marca, endorsement Clooney e congruência; como consequentes: amor à marca, lealdade à marca, satisfação à marca e identificação com a marca. A marca escolhida para determinar a nossa amostra foi a Nespresso, sendo constituída por 282 respostas de consumidores da mesma. Com este estudo, foi possível apurar a influência que o marketing sensorial e a sensualidade da marca têm na experiência da marca, bem como o grande impacto que a experiência da marca tem no amor à marca, na lealdade e na satisfação com a marca. Desta forma, conseguimos entender em que aspetos as empresas devem incidir para que as suas estratégias de marketing tenham sucesso.ABSTRACTMarketing is a science that has been evolving at an astounding pace. Despite traditional marketing still playing a major role, it’s no longer enough for the success of a brand. Nowadays customer satisfaction is no longer solely dependent on the process of acquiring a good product and/or service, but also and most of all, on a good experience. It’s with this need to fully satisfy the consumer that the concept of experiential marketing is born. This marketing segment has the core function to stimulate senses through sensations that can develop positive feelings in the consumer, leading them to a bond with the brand and consequently, the acquisition of the product/service. This research work has the objective of understanding to what extent the experience influences and affects the consumer’s preference for a brand.With the continuous increase of supply and competition, it becomes harder and more complex to attract and please the consumer. Besides innovation, it’s fundamental that brands are able to, not only, appeal to emotions but also lure the customer. This is a path which is still under explored in the marketing world, hence my option in studying the ‘sensuality’ variable of the brand. The rest of the chosen variables for the study are, as antecedents: sensorial marketing, brand experience, hedonic product, emotions, advertisement’s impact, brand’s prestige, endorsement Clooney and congruence; as consequents: love for the brand, loyalty to the brand, satisfaction with the brand and recognition with the brand.The chosen brand to determine our sample was Nespresso, based on 282 answers from respective consumers. With this study, it was possible to determine the influence sensorial marketing and brand’s sensuality have in the brand’s experience, as well as the great impact said experience has in the love, loyalty and satisfaction for that brand. This way, we can comprehend which aspects companies should focus on so that their marketing strategies meet success.Keywords: brand experience, sensorial marketing, brand’s sensuality, love for the brand, satisfaction with the brand2017-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82706http://hdl.handle.net/10316/82706TID:202110389porSantos, Carina Francisco Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:42:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:35.988863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso
DETERMINANTS AND CONSEQUENCES OF THE EXPERIENCE BRAND: NESPRESSO CASE
title Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso
spellingShingle Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso
Santos, Carina Francisco Gaspar
experiência da marca
marketing sensorial
sensualidade da marca
amor à marca
satisfação com marca
brand experience
sensorial marketing
brand’s sensuality
love for the brand
satisfaction with the brand
title_short Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso
title_full Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso
title_fullStr Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso
title_full_unstemmed Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso
title_sort Determinantes e consequências da experiência da marca: o caso Nespresso
author Santos, Carina Francisco Gaspar
author_facet Santos, Carina Francisco Gaspar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carina Francisco Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv experiência da marca
marketing sensorial
sensualidade da marca
amor à marca
satisfação com marca
brand experience
sensorial marketing
brand’s sensuality
love for the brand
satisfaction with the brand
topic experiência da marca
marketing sensorial
sensualidade da marca
amor à marca
satisfação com marca
brand experience
sensorial marketing
brand’s sensuality
love for the brand
satisfaction with the brand
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82706
http://hdl.handle.net/10316/82706
TID:202110389
url http://hdl.handle.net/10316/82706
identifier_str_mv TID:202110389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133937800314880