O impacto dos sentidos na atitude face à marca : o estudo ao grupo Inditex

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marisa Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29729
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho e Cristela Maia Bairrada.
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spelling O impacto dos sentidos na atitude face à marca : o estudo ao grupo InditexMarketing sensorialExperiência da marcaSatisfação da marcaSensualidade da marcaAmor à marcaBoca-a-boca positivoLealdade à marcaDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho e Cristela Maia Bairrada.O marketing está em constante evolução e consequência disso é a crescente necessidade de satisfazer o consumidor. Atualmente, o marketing está focado em alcançar a mente dos consumidores, mas como só isso não basta, o marketing sensorial vai ter como papel, não só alcançar a mente, mas também o coração dos consumidores. Os consumidores têm de sentir-se envolvidos com o produto/serviço para terem experiências ricas em sensações, já que os sentidos são um meio eficaz para se atingir as emoções. Normalmente, são os conteúdos visuais e auditivos os mais utilizados. O ideal está em apostar em sensações como o olfato, o tato e o paladar. O Marketing Sensorial é a área do marketing que diz respeito a todas as perceções sensoriais que envolvem uma marca: os sentidos são usados para estimular a venda. Esta investigação tem como objetivo principal, determinar o impacto dos cinco sentidos nas atitudes e comportamentos face às marcas. Para este trabalho de investigação, o grupo INDITEX foi o escolhido para determinar a nossa amostra. É importante realçar que foi introduzida a variável da sensualidade da marca por ser ainda pouco estudada no marketing e por acharmos de verdadeira relevância para o nosso estudo, recorrendo assim à elaboração de uma escala de medição. As variáveis que serão estudadas, como consequentes, neste estudo, são a sensualidade da marca, a experiência da marca, a satisfação da marca, o amor pela marca, o passa a palavra positivo e a lealdade à marca. Os resultados do questionário de investigação foram recolhidos através de uma plataforma online, o Google Forms, em que no total foram obtidos 403 respostas dos consumidores, que evidenciam a marca que consideraram mais sensorial, bem como a importância que as variáveis mencionadas anteriormente têm com a marca escolhida. Este estudo de investigação determinou o forte impacto que o marketing sensorial tem na sensualidade da marca, na experiência da marca e na satisfação da marca. Isto dá-nos informação a nível profissional no que as empresas devem ter em conta na sua estratégia de marketing.FEUC2015-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29729http://hdl.handle.net/10316/29729TID:201479796porPereira, Marisa Costa - O impacto dos sentidos na atitude face à marca : o estudo ao grupo Inditex, Coimbra, 2015Pereira, Marisa Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:52.619494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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