Determinantes do pedido de fatura com NIF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27274 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
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Determinantes do pedido de fatura com NIFCumprimento FiscalFatura com NIFComportamento dos contribuintesTax ComplianceInvoice with TINBehaviour of taxpayersMestrado Bolonha em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisOs impostos são a principal fonte de receita do Estado e, consequentemente, estes têm vindo a introduzir medidas para melhorar o cumprimento fiscal voluntário dos contribuintes, como é o caso português do incentivo ao pedido de fatura com número de identificação fiscal (NIF). Este trabalho pretende averiguar os determinantes do pedido de fatura com número de identificação fiscal na ótica dos contribuintes e dos prestadores de serviços. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário tendo sido obtidas 298 respostas, 184 dizem respeito a contribuintes e 114 a prestadores de serviços. Para testar as hipóteses formuladas recorreuse ao do método do Partial Least Squares – Structural Equation Model. Os resultados indicam existir uma relação positiva entre o pedido de fatura com NIF e o cumprimento fiscal. Para além disso, verificou-se também um efeito positivo das recompensas materiais e imateriais, das motivações cívicas e preocupações éticas, do método de pagamento e dos fatores de inibição, desvinculação e comodismo no pedido de fatura com NIF. Dos fatores que podem influenciar a solicitação de fatura com a inclusão do NIF, as motivações cívicas e as preocupações éticas são as que apresentam um maior poder explicativo e médias mais elevadas, seguindo-se do método de pagamento.Taxes are the main source of revenue for governements and consequently, they have been introducing measures to improve voluntary tax compliance by taxpayers, as is the portuguese case of encouraging requests for invoices with a tax identification number (TIN). This paper aims to investigate the determinants of the invoice application with tax identification number (TIN), from the perspective of taxpayers and service providers. For data collection, a questionnaire was used and 298 responses were obtained, 184 concerning taxpayers and 114 to service providers. To test the hypotheses formulated, the Partial Least Squares -Structural Equation Model method was used. The results proved that there was a positive relationship between the invoice request with TIN and the tax compliance. In addition, there was also a positive effect of material and immaterial rewards, civic motivations and ethical concerns, method of payment and the factors of inhibition, untying and complacery in the invoice request with TIN.Of the factors that can influence the invoice request with the inclusion of the TIN, civic motivations and ethical concerns are the ones with more explicative power and higher averages, followed by the payment method.Instituto Superior de Economia e GestãoDiogo, TiagoRepositório da Universidade de LisboaEiras, Daniela Pereira2023-02-14T15:42:48Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27274porEiras, Daniela Pereira (2022). “Determinantes do pedido de fatura com NIF”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:47.524555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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