A educação artística no trilho de uma nova cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/24150 |
Resumo: | O artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a educação artística, mais concretamente a arte contemporânea, na promoção de uma cultura de cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa e foi ao encontro dos seguintes objetivos: implementar um conjunto de atividades pedagógicas assentes na arte contemporânea no 1.º CEB e compreender o seu impacto na aprendizagem dos alunos e na prática profissional dos professores. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a importância da arte contemporânea no desenvolvimento de competências que visam a construção de uma cidadania ativa. |
id |
RCAP_1178c0e753111d8ee7f497565e61d71a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação artística no trilho de uma nova cidadaniaArtistic education on the path of a new citizenshipEducação artísticaArte contemporâneaCidadania1.º ciclo do ensino básicoArtistic educationContemporary artCitizenship1st cycle of basic educationO artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a educação artística, mais concretamente a arte contemporânea, na promoção de uma cultura de cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa e foi ao encontro dos seguintes objetivos: implementar um conjunto de atividades pedagógicas assentes na arte contemporânea no 1.º CEB e compreender o seu impacto na aprendizagem dos alunos e na prática profissional dos professores. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a importância da arte contemporânea no desenvolvimento de competências que visam a construção de uma cidadania ativa.The article results from a research project focused on the need to equate artistic education, more specifically contemporary art, in promoting a culture of citizenship in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). This work focuses on qualitative research and has met the following objectives: To implement a set of pedagogical activities based on contemporary art in the 1st CEB and to understand its impact on student learning and professional practice of teachers. The emerging conclusions of the study highlight the importance of contemporary art in the development of skills that aim to build active citizenship.Universidad de A CoruñaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Mónica2018-03-09T12:09:53Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24150porOliveira, M. (2017). A educação artística no trilho de uma nova cidadania. Revista de Estudos e Investigación en Psicología y Educacíon. v. extr., n.4, 11-1510.17979/reipe.2017.0.04.22302386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:53.257798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação artística no trilho de uma nova cidadania Artistic education on the path of a new citizenship |
title |
A educação artística no trilho de uma nova cidadania |
spellingShingle |
A educação artística no trilho de uma nova cidadania Oliveira, Mónica Educação artística Arte contemporânea Cidadania 1.º ciclo do ensino básico Artistic education Contemporary art Citizenship 1st cycle of basic education |
title_short |
A educação artística no trilho de uma nova cidadania |
title_full |
A educação artística no trilho de uma nova cidadania |
title_fullStr |
A educação artística no trilho de uma nova cidadania |
title_full_unstemmed |
A educação artística no trilho de uma nova cidadania |
title_sort |
A educação artística no trilho de uma nova cidadania |
author |
Oliveira, Mónica |
author_facet |
Oliveira, Mónica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Arte contemporânea Cidadania 1.º ciclo do ensino básico Artistic education Contemporary art Citizenship 1st cycle of basic education |
topic |
Educação artística Arte contemporânea Cidadania 1.º ciclo do ensino básico Artistic education Contemporary art Citizenship 1st cycle of basic education |
description |
O artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a educação artística, mais concretamente a arte contemporânea, na promoção de uma cultura de cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa e foi ao encontro dos seguintes objetivos: implementar um conjunto de atividades pedagógicas assentes na arte contemporânea no 1.º CEB e compreender o seu impacto na aprendizagem dos alunos e na prática profissional dos professores. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a importância da arte contemporânea no desenvolvimento de competências que visam a construção de uma cidadania ativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-09T12:09:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/24150 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/24150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, M. (2017). A educação artística no trilho de uma nova cidadania. Revista de Estudos e Investigación en Psicología y Educacíon. v. extr., n.4, 11-15 10.17979/reipe.2017.0.04.2230 2386-7418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131894304997376 |