Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isolina
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/742
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
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spelling Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuaisDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO interesse pela investigação da aprendizagem em Matemática tem vindo a aumentar nas últimas décadas, ao mesmo tempo que ocorrem mudanças nas sociedades industrializadas. Na realidade, a sociedade industrial tem vindo a dar lugar à sociedade da informação, o que naturalmente exige a definição de novos objectivos para a educação. É neste contexto que se propõe uma outra visão sobre a alfabetização matemática, acentuando-se não só a necessidade de enfatizar determinados conteúdos mas e, ainda, que se modifiquem capacidades e processos que os alunos devem desenvolver. Tentando dar resposta a essa necessidade, nos últimos vinte anos, começa a surgir uma colaboração mais estreita entre psicólogos educacionais e educadores matemáticos, destacando-se um novo campo de estudo, a Psicologia da Educação Matemática. Em Portugal, o insucesso em Matemática que, como se sabe, tem vindo a condicionar as opções vocacionais que os alunos fazem no final da escolaridade obrigatória, é uma questão que preocupa professores e psicólogos. Considero que a colaboração entre uns e outros é fundamental, mas apesar de ter aumentado está ainda longe daquilo que seria desejável. A grande finalidade deste estudo é compreender como funciona o pensamento dos sujeitos quando estes são postos a resolver situações ligadas à Matemática, em particular, aos números racionais. Mais especificamente os objectivos são os seguintes: investigar a capacidade do(s) aluno(s) para compreender o conceito de fracção, o conceito de unidade em situações relativas aos números racionais, a adição de fracções, a noção de equivalência de fracções e ainda a capacidade para lidar com situações que envolvem o conceito de proporcionalidade. O trabalho foi realizado com alunos do 6° ano de escolaridade, constituindo dois grupos - alunos com bom desempenho e alunos com mau desempenho - provenientes de três turmas de escolas de Lisboa. As entrevistas decorreram em contexto escolar, já que se trata de uma investigação sobre aprendizagens escolares e, nesse sentido, é fundamental uma ligação às práticas dos professores. De facto, o objectivo último deste estudo é contribuir para mudanças fundamentadas de práticas pedagógicas e, deste modo, facilitar o sucesso escolar em Matemática.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRamalho, GlóriaRepositório do ISPAOliveira, Isolina2011-08-11T15:11:28Z1994-01-01T00:00:00Z1994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:51Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:51.092108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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