Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/742 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_1187fd151eb5dcc4962002617ddf2f54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/742 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuaisDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO interesse pela investigação da aprendizagem em Matemática tem vindo a aumentar nas últimas décadas, ao mesmo tempo que ocorrem mudanças nas sociedades industrializadas. Na realidade, a sociedade industrial tem vindo a dar lugar à sociedade da informação, o que naturalmente exige a definição de novos objectivos para a educação. É neste contexto que se propõe uma outra visão sobre a alfabetização matemática, acentuando-se não só a necessidade de enfatizar determinados conteúdos mas e, ainda, que se modifiquem capacidades e processos que os alunos devem desenvolver. Tentando dar resposta a essa necessidade, nos últimos vinte anos, começa a surgir uma colaboração mais estreita entre psicólogos educacionais e educadores matemáticos, destacando-se um novo campo de estudo, a Psicologia da Educação Matemática. Em Portugal, o insucesso em Matemática que, como se sabe, tem vindo a condicionar as opções vocacionais que os alunos fazem no final da escolaridade obrigatória, é uma questão que preocupa professores e psicólogos. Considero que a colaboração entre uns e outros é fundamental, mas apesar de ter aumentado está ainda longe daquilo que seria desejável. A grande finalidade deste estudo é compreender como funciona o pensamento dos sujeitos quando estes são postos a resolver situações ligadas à Matemática, em particular, aos números racionais. Mais especificamente os objectivos são os seguintes: investigar a capacidade do(s) aluno(s) para compreender o conceito de fracção, o conceito de unidade em situações relativas aos números racionais, a adição de fracções, a noção de equivalência de fracções e ainda a capacidade para lidar com situações que envolvem o conceito de proporcionalidade. O trabalho foi realizado com alunos do 6° ano de escolaridade, constituindo dois grupos - alunos com bom desempenho e alunos com mau desempenho - provenientes de três turmas de escolas de Lisboa. As entrevistas decorreram em contexto escolar, já que se trata de uma investigação sobre aprendizagens escolares e, nesse sentido, é fundamental uma ligação às práticas dos professores. De facto, o objectivo último deste estudo é contribuir para mudanças fundamentadas de práticas pedagógicas e, deste modo, facilitar o sucesso escolar em Matemática.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRamalho, GlóriaRepositório do ISPAOliveira, Isolina2011-08-11T15:11:28Z1994-01-01T00:00:00Z1994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:51Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:51.092108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais |
title |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais |
spellingShingle |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais Oliveira, Isolina |
title_short |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais |
title_full |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais |
title_fullStr |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais |
title_full_unstemmed |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais |
title_sort |
Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuais |
author |
Oliveira, Isolina |
author_facet |
Oliveira, Isolina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramalho, Glória Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Isolina |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-01-01T00:00:00Z 1994-01-01T00:00:00Z 2011-08-11T15:11:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/742 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551070643093504 |