Introdução ao conceito de número racional: análise de Manuais do 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Silvia Cristina Moreira Leitão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5161
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Psicologia especialidade de Psicologia Educacional.
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spelling Introdução ao conceito de número racional: análise de Manuais do 5º ano de escolaridadeNúmero racionalManuaisProject 2061Racional numberManualsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Psicologia especialidade de Psicologia Educacional.Este estudo tem por objectivo proceder a uma avaliação da abordagem inicial ao conceito de número racional em três manuais de Matemática do 5º ano. Reconhecemos a importância e complexidade do conceito, e sobretudo, a importância que os manuais têm assumido no processo de ensino-aprendizagem. Num primeiro momento, a análise dos três manuais é feita através da aplicação da Grelha de avaliação utilizada no Project 2061, apoiado pela American Association for the Advancement of Science. Esta análise assenta na verificação de seis critérios de avaliação: Identificação de um objectivo, Construção de conhecimento a partir das ideias matemáticas dos alunos, Mobilização dos alunos para a Matemática, Desenvolvimento de ideias matemáticas, Promoção do pensamento da Matemática e Avaliação do progresso dos alunos. Num segundo momento, propomo-nos olhar para a forma como os manuais abordam os conceitos de unidade e partição bem como de equivalência e ordenação. A aplicação da Grelha de Análise permite-nos identificar vários aspectos que deverão ser melhorados nos manuais. A análise da abordagem aos diferentes conceitos de unidade e partição bem como de equivalência e ordenação revela a pouca variedade de experiências significativas que são propostas aos alunosThe aim of this study is to evaluate the initial approach to the concept of rational number in three 5th grade Mathematics manuals. We recognise the importance and complexity of the concept and above all the key role that manuals have acquired in the teaching-learning process. In a first instance, we will analyse the three manuals following the procedures of the Evaluation Grid used in Project 2061 which is supported by the American Association for the Advancement of Science. This analysis lies on confirmation of six evaluation criteria: Identifying a Sense of Purpose, Building on Student Ideas about Mathematics, Engaging Students in Mathematics, Developing Mathematical Ideas, Promoting Student Thinking about Mathematics and Assessing Student Progress in Mathematics. In a second instance, we will look at how the manuals tackle the concepts of unit and partitioning as well as equivalence and ordering. The implementation of the Evaluation Grid allows us to identify the aspects that need to be improved in the manuals. The analysis of the approach to the different concepts of unit and partitioning as well as equivalence and ordering reveals the small range of significant experiences that are offered to the students.Ramalho, GlóriaRepositório do ISPALopes, Silvia Cristina Moreira Leitão2016-12-21T12:26:23Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:54Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:59.237261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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