A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malato, Cláudia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16579
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de creche, com um grupo de crianças com dois anos de idade. Este tem como principal objetivo mostrar a importância da relação entre a educadora e a criança para o seu desenvolvimento socio emocional na valência de creche. Este trabalho de investigação tem como principal finalidade tentar compreender a importância dos educadores em creche no desenvolvimento sócio emocional das crianças, bem como as estratégias que estes utilizam para promover este desenvolvimento e que depois se alarga estudando também a importância entre a creche e as famílias. Para abordar este estudo procurei alguns autores de referência sobre o tema nomeadamente, Branco, Portugal, Cordeiro, que falam sobre o desenvolvimento das crianças entre os 24 e os 36 meses e também sobre o educador e o seu papel em creche. Carinho, atenção e disponibilidade são características fundamentais para alguém que trabalha com crianças em tão tenra idade, de forma a que possa dar à criança aquilo que esta precisa. Os educadores devem transmitir segurança às crianças para que estas se possam desenvolver e aprender de forma a contribuir para o seu desenvolvimento sócio emocional em creche. A metodologia adotada neste estudo foi de cariz qualitativa, esta opção justifica-se por se tratar da que melhor se adequa ao problema e aos objetivos do presente trabalho. As principais fontes de informação foram entrevistas feitas a educadoras.
id RCAP_11887acb4a8d945410446f6831596e39
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocionalEducação Pré-EscolarCrechePapel do EducadorEnvolvimento parentalDesenvolvimento Socio EmocionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de creche, com um grupo de crianças com dois anos de idade. Este tem como principal objetivo mostrar a importância da relação entre a educadora e a criança para o seu desenvolvimento socio emocional na valência de creche. Este trabalho de investigação tem como principal finalidade tentar compreender a importância dos educadores em creche no desenvolvimento sócio emocional das crianças, bem como as estratégias que estes utilizam para promover este desenvolvimento e que depois se alarga estudando também a importância entre a creche e as famílias. Para abordar este estudo procurei alguns autores de referência sobre o tema nomeadamente, Branco, Portugal, Cordeiro, que falam sobre o desenvolvimento das crianças entre os 24 e os 36 meses e também sobre o educador e o seu papel em creche. Carinho, atenção e disponibilidade são características fundamentais para alguém que trabalha com crianças em tão tenra idade, de forma a que possa dar à criança aquilo que esta precisa. Os educadores devem transmitir segurança às crianças para que estas se possam desenvolver e aprender de forma a contribuir para o seu desenvolvimento sócio emocional em creche. A metodologia adotada neste estudo foi de cariz qualitativa, esta opção justifica-se por se tratar da que melhor se adequa ao problema e aos objetivos do presente trabalho. As principais fontes de informação foram entrevistas feitas a educadoras.Garcia, MariaRepositório ComumMalato, Cláudia2016-12-05T20:43:02Z2015-02-192015-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16579TID:201346796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:26.649397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
title A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
spellingShingle A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
Malato, Cláudia
Educação Pré-Escolar
Creche
Papel do Educador
Envolvimento parental
Desenvolvimento Socio Emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
title_full A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
title_fullStr A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
title_full_unstemmed A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
title_sort A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
author Malato, Cláudia
author_facet Malato, Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Malato, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Creche
Papel do Educador
Envolvimento parental
Desenvolvimento Socio Emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Creche
Papel do Educador
Envolvimento parental
Desenvolvimento Socio Emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de creche, com um grupo de crianças com dois anos de idade. Este tem como principal objetivo mostrar a importância da relação entre a educadora e a criança para o seu desenvolvimento socio emocional na valência de creche. Este trabalho de investigação tem como principal finalidade tentar compreender a importância dos educadores em creche no desenvolvimento sócio emocional das crianças, bem como as estratégias que estes utilizam para promover este desenvolvimento e que depois se alarga estudando também a importância entre a creche e as famílias. Para abordar este estudo procurei alguns autores de referência sobre o tema nomeadamente, Branco, Portugal, Cordeiro, que falam sobre o desenvolvimento das crianças entre os 24 e os 36 meses e também sobre o educador e o seu papel em creche. Carinho, atenção e disponibilidade são características fundamentais para alguém que trabalha com crianças em tão tenra idade, de forma a que possa dar à criança aquilo que esta precisa. Os educadores devem transmitir segurança às crianças para que estas se possam desenvolver e aprender de forma a contribuir para o seu desenvolvimento sócio emocional em creche. A metodologia adotada neste estudo foi de cariz qualitativa, esta opção justifica-se por se tratar da que melhor se adequa ao problema e aos objetivos do presente trabalho. As principais fontes de informação foram entrevistas feitas a educadoras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-19
2015-02-19T00:00:00Z
2016-12-05T20:43:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/16579
TID:201346796
url http://hdl.handle.net/10400.26/16579
identifier_str_mv TID:201346796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929241505792