A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16579 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de creche, com um grupo de crianças com dois anos de idade. Este tem como principal objetivo mostrar a importância da relação entre a educadora e a criança para o seu desenvolvimento socio emocional na valência de creche. Este trabalho de investigação tem como principal finalidade tentar compreender a importância dos educadores em creche no desenvolvimento sócio emocional das crianças, bem como as estratégias que estes utilizam para promover este desenvolvimento e que depois se alarga estudando também a importância entre a creche e as famílias. Para abordar este estudo procurei alguns autores de referência sobre o tema nomeadamente, Branco, Portugal, Cordeiro, que falam sobre o desenvolvimento das crianças entre os 24 e os 36 meses e também sobre o educador e o seu papel em creche. Carinho, atenção e disponibilidade são características fundamentais para alguém que trabalha com crianças em tão tenra idade, de forma a que possa dar à criança aquilo que esta precisa. Os educadores devem transmitir segurança às crianças para que estas se possam desenvolver e aprender de forma a contribuir para o seu desenvolvimento sócio emocional em creche. A metodologia adotada neste estudo foi de cariz qualitativa, esta opção justifica-se por se tratar da que melhor se adequa ao problema e aos objetivos do presente trabalho. As principais fontes de informação foram entrevistas feitas a educadoras. |
id |
RCAP_11887acb4a8d945410446f6831596e39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocionalEducação Pré-EscolarCrechePapel do EducadorEnvolvimento parentalDesenvolvimento Socio EmocionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de creche, com um grupo de crianças com dois anos de idade. Este tem como principal objetivo mostrar a importância da relação entre a educadora e a criança para o seu desenvolvimento socio emocional na valência de creche. Este trabalho de investigação tem como principal finalidade tentar compreender a importância dos educadores em creche no desenvolvimento sócio emocional das crianças, bem como as estratégias que estes utilizam para promover este desenvolvimento e que depois se alarga estudando também a importância entre a creche e as famílias. Para abordar este estudo procurei alguns autores de referência sobre o tema nomeadamente, Branco, Portugal, Cordeiro, que falam sobre o desenvolvimento das crianças entre os 24 e os 36 meses e também sobre o educador e o seu papel em creche. Carinho, atenção e disponibilidade são características fundamentais para alguém que trabalha com crianças em tão tenra idade, de forma a que possa dar à criança aquilo que esta precisa. Os educadores devem transmitir segurança às crianças para que estas se possam desenvolver e aprender de forma a contribuir para o seu desenvolvimento sócio emocional em creche. A metodologia adotada neste estudo foi de cariz qualitativa, esta opção justifica-se por se tratar da que melhor se adequa ao problema e aos objetivos do presente trabalho. As principais fontes de informação foram entrevistas feitas a educadoras.Garcia, MariaRepositório ComumMalato, Cláudia2016-12-05T20:43:02Z2015-02-192015-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16579TID:201346796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:26.649397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional |
title |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional |
spellingShingle |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional Malato, Cláudia Educação Pré-Escolar Creche Papel do Educador Envolvimento parental Desenvolvimento Socio Emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional |
title_full |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional |
title_fullStr |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional |
title_full_unstemmed |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional |
title_sort |
A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocional |
author |
Malato, Cláudia |
author_facet |
Malato, Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malato, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Creche Papel do Educador Envolvimento parental Desenvolvimento Socio Emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Creche Papel do Educador Envolvimento parental Desenvolvimento Socio Emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de creche, com um grupo de crianças com dois anos de idade. Este tem como principal objetivo mostrar a importância da relação entre a educadora e a criança para o seu desenvolvimento socio emocional na valência de creche. Este trabalho de investigação tem como principal finalidade tentar compreender a importância dos educadores em creche no desenvolvimento sócio emocional das crianças, bem como as estratégias que estes utilizam para promover este desenvolvimento e que depois se alarga estudando também a importância entre a creche e as famílias. Para abordar este estudo procurei alguns autores de referência sobre o tema nomeadamente, Branco, Portugal, Cordeiro, que falam sobre o desenvolvimento das crianças entre os 24 e os 36 meses e também sobre o educador e o seu papel em creche. Carinho, atenção e disponibilidade são características fundamentais para alguém que trabalha com crianças em tão tenra idade, de forma a que possa dar à criança aquilo que esta precisa. Os educadores devem transmitir segurança às crianças para que estas se possam desenvolver e aprender de forma a contribuir para o seu desenvolvimento sócio emocional em creche. A metodologia adotada neste estudo foi de cariz qualitativa, esta opção justifica-se por se tratar da que melhor se adequa ao problema e aos objetivos do presente trabalho. As principais fontes de informação foram entrevistas feitas a educadoras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-19 2015-02-19T00:00:00Z 2016-12-05T20:43:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16579 TID:201346796 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16579 |
identifier_str_mv |
TID:201346796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929241505792 |