Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria da Graça Montenegro Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5536
Resumo: Numa sociedade em constante evolução e mutação, a Escola s urge como uma organização cada vez mais exigente, para si própria, para com o contributo que dá a essa sociedade, para com os alunos, para com a comunidade envolvente, que espera dela as respostas que , por vezes , não sabe ou tem, ela própria, dificuldade e m dar. Uma Escola com responsabilidades sistémicas, com obrigações acrescidas, uma Escola que se quer promotora de desenvolvimentos: desenvolvimento dos alunos na sua formação pessoal, ética, moral, científica e que os apetreche de competências que os torn e capazes de responder eficazmente às solicitações e exigênc i as do mundo atual, que podem já não ser as de amanhã. Ora, só se poderá dar resposta a essas exigências se estivermos na presença de uma Escola de qualidade, o que pressupõe também qualidade de ensino. E a qualidade de ensino não será atingida, se não envolver os seus principais agentes: os docentes. É deles que se espera o mais célere contributo, não sendo as lideranças e as práticas menos importantes. A avaliação engloba noções polissémicas e multidimensionais e, quando falamos da avaliação de professores , temos que ter presente o caráter sistémico da avaliação do desempenho e a importância da supervisão como uma prática que visa o desenvolvimento e aprendizagem do s profissionais. A avaliação surge como uma atividade reguladora e promotora de desenvolvimento profissional, ao perspetivar novas práticas de ensino, de reflexão, de colaboração e de investigação ação, que promovam mudanças, no sent ir e no agir dos profes sores. Este trabalho de projeto parte da reflexão autobiográfica, viaja pelo paradigma da educação, com o enquadramento teórico das temáticas envolventes, reflecte sobre a metodologia de investigação, que incluiu a realização de um inquérito por questionár io e consequente análise de dados, a qual encaminhou a proposta de resolução do problema. Como promover práticas de avaliação interpares que permitam o desenvolvimento profissional do professor, visando a melhoria da educação? Foi a nossa questão de partid a. Conceber práticas de avaliação do desempenho docente que contribuam para que a mesma se converta num meio eficaz para melhorar a educação, constituiu o nosso objetivo geral. A proposta de realização de uma ofici n a de formação tem o fim último de promover a qualidade do ensino.
id RCAP_118a91c7b1cddce1cb34eb55aaf08136
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticasEDUCAÇÃODESENVOLVIMENTO PROFISSIONALÉTICADEONTOLOGIA PROFISSIONALSUPERVISÃOAVALIAÇÃO DE PROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCATIONPROFESSIONAL DEVELOPMENTETHICSPROFESSIONAL DEONTOLOGYSUPERVISIONTEACHERS EVALUATIONNuma sociedade em constante evolução e mutação, a Escola s urge como uma organização cada vez mais exigente, para si própria, para com o contributo que dá a essa sociedade, para com os alunos, para com a comunidade envolvente, que espera dela as respostas que , por vezes , não sabe ou tem, ela própria, dificuldade e m dar. Uma Escola com responsabilidades sistémicas, com obrigações acrescidas, uma Escola que se quer promotora de desenvolvimentos: desenvolvimento dos alunos na sua formação pessoal, ética, moral, científica e que os apetreche de competências que os torn e capazes de responder eficazmente às solicitações e exigênc i as do mundo atual, que podem já não ser as de amanhã. Ora, só se poderá dar resposta a essas exigências se estivermos na presença de uma Escola de qualidade, o que pressupõe também qualidade de ensino. E a qualidade de ensino não será atingida, se não envolver os seus principais agentes: os docentes. É deles que se espera o mais célere contributo, não sendo as lideranças e as práticas menos importantes. A avaliação engloba noções polissémicas e multidimensionais e, quando falamos da avaliação de professores , temos que ter presente o caráter sistémico da avaliação do desempenho e a importância da supervisão como uma prática que visa o desenvolvimento e aprendizagem do s profissionais. A avaliação surge como uma atividade reguladora e promotora de desenvolvimento profissional, ao perspetivar novas práticas de ensino, de reflexão, de colaboração e de investigação ação, que promovam mudanças, no sent ir e no agir dos profes sores. Este trabalho de projeto parte da reflexão autobiográfica, viaja pelo paradigma da educação, com o enquadramento teórico das temáticas envolventes, reflecte sobre a metodologia de investigação, que incluiu a realização de um inquérito por questionár io e consequente análise de dados, a qual encaminhou a proposta de resolução do problema. Como promover práticas de avaliação interpares que permitam o desenvolvimento profissional do professor, visando a melhoria da educação? Foi a nossa questão de partid a. Conceber práticas de avaliação do desempenho docente que contribuam para que a mesma se converta num meio eficaz para melhorar a educação, constituiu o nosso objetivo geral. A proposta de realização de uma ofici n a de formação tem o fim último de promover a qualidade do ensino.In a constantly evolving and changing society, the school emerges as an increasing ly demanding organization for itself, for the contribution that it gives to that society, for students, for the engaging community from which it waits for responses that sometimes does not know or has itself difficulty to give. A School with systemic respo nsibilities, with additional duties, a school we want to be promoter of developments: development of students in their personal, ethical, moral and scientific education that equips them with skills that make them able to respond effectively to the demands and requirements of current world that can no longer be those of tomorrow. Well, you will be able to meet these requirements only if we are in the presence of a school of quality, which also presupposes quality of teaching. And the quality of education wil l not be achieved, if their main agents, the teachers, aren’t involved. It is expected of them the quickest contribution, where leaderships and supervisory practices are not less important. The evaluation includes polysemic and multidimensional concepts an d when we talk about teachers’ evaluation we have to keep in mind the systemic character of the performance evaluation and the importance of supervision as a practice that aims the development and learning of professionals . The evaluation appears as a regu latory activity and promoter of professional development, in the way that it envisages new ways of teaching, reflection, collaboration and action research, which promote changes in the feeling and acting of teachers. This project work emerges from an autob iographical reflection, travels through the paradigm of education, with its theoretical framework of the surrounding issues , it reflects on the research methodology, which has included the completion of a questionnaire survey and subsequent data analysis, which routed the proposal to problem resolution. How to promote peer evaluation practices that allow teacher’s professional development in order to improve education? It was our point of departure. Devising assessment practices of teachers’ performance which contribute to make them become an effective means to improve education was our main target. The proposal of holding a training workshop has the ultimate goal of promoting the quality of teaching.2014-09-19T14:44:24Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5536TID:201329204porCardoso, Maria da Graça Montenegro Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:23.130511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas
title Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas
spellingShingle Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas
Cardoso, Maria da Graça Montenegro Vieira
EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
ÉTICA
DEONTOLOGIA PROFISSIONAL
SUPERVISÃO
AVALIAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
ETHICS
PROFESSIONAL DEONTOLOGY
SUPERVISION
TEACHERS EVALUATION
title_short Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas
title_full Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas
title_fullStr Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas
title_full_unstemmed Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas
title_sort Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas
author Cardoso, Maria da Graça Montenegro Vieira
author_facet Cardoso, Maria da Graça Montenegro Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maria da Graça Montenegro Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
ÉTICA
DEONTOLOGIA PROFISSIONAL
SUPERVISÃO
AVALIAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
ETHICS
PROFESSIONAL DEONTOLOGY
SUPERVISION
TEACHERS EVALUATION
topic EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
ÉTICA
DEONTOLOGIA PROFISSIONAL
SUPERVISÃO
AVALIAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
ETHICS
PROFESSIONAL DEONTOLOGY
SUPERVISION
TEACHERS EVALUATION
description Numa sociedade em constante evolução e mutação, a Escola s urge como uma organização cada vez mais exigente, para si própria, para com o contributo que dá a essa sociedade, para com os alunos, para com a comunidade envolvente, que espera dela as respostas que , por vezes , não sabe ou tem, ela própria, dificuldade e m dar. Uma Escola com responsabilidades sistémicas, com obrigações acrescidas, uma Escola que se quer promotora de desenvolvimentos: desenvolvimento dos alunos na sua formação pessoal, ética, moral, científica e que os apetreche de competências que os torn e capazes de responder eficazmente às solicitações e exigênc i as do mundo atual, que podem já não ser as de amanhã. Ora, só se poderá dar resposta a essas exigências se estivermos na presença de uma Escola de qualidade, o que pressupõe também qualidade de ensino. E a qualidade de ensino não será atingida, se não envolver os seus principais agentes: os docentes. É deles que se espera o mais célere contributo, não sendo as lideranças e as práticas menos importantes. A avaliação engloba noções polissémicas e multidimensionais e, quando falamos da avaliação de professores , temos que ter presente o caráter sistémico da avaliação do desempenho e a importância da supervisão como uma prática que visa o desenvolvimento e aprendizagem do s profissionais. A avaliação surge como uma atividade reguladora e promotora de desenvolvimento profissional, ao perspetivar novas práticas de ensino, de reflexão, de colaboração e de investigação ação, que promovam mudanças, no sent ir e no agir dos profes sores. Este trabalho de projeto parte da reflexão autobiográfica, viaja pelo paradigma da educação, com o enquadramento teórico das temáticas envolventes, reflecte sobre a metodologia de investigação, que incluiu a realização de um inquérito por questionár io e consequente análise de dados, a qual encaminhou a proposta de resolução do problema. Como promover práticas de avaliação interpares que permitam o desenvolvimento profissional do professor, visando a melhoria da educação? Foi a nossa questão de partid a. Conceber práticas de avaliação do desempenho docente que contribuam para que a mesma se converta num meio eficaz para melhorar a educação, constituiu o nosso objetivo geral. A proposta de realização de uma ofici n a de formação tem o fim último de promover a qualidade do ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19T14:44:24Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5536
TID:201329204
url http://hdl.handle.net/10437/5536
identifier_str_mv TID:201329204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131230669635584