O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Helena Cândida Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8254
Resumo: Devido à amplitude do espetro das funções educativas, os professores têm sentido um alargamento e uma reconfiguração contínua das conceções e das funções relacionadas com a docência. Sem ignorar a meta por que os docentes se regem, promover o sucesso dos seus alunos, muitos profissionais sentem-se perdidos no meio de inúmeras e sucessivas solicitações. Para poderem responder mais adequadamente aos desafios e às transformações que lhes são exigidos, o ritmo a que as alterações ocorrem impede a reflexividade necessária à interiorização de características identitárias e desenvolvimentais. Daqui deriva, por exemplo, um fraco nível de identidade e de desenvolvimento profissional docente, traduzido, por vezes, em crises de identidade docente e carências no plano diretamente relacionado com o exercício profissional docente. Neste sentido, emergiu a questão de partida desta investigação: qual o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade? Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho educativo e reforcem a identidade docente. A metodologia adotada nesta investigação é qualitativa, cujos moldes permitiram construir uma oficina de formação, partindo das necessidades observadas no terreno, através dum questionário por escrito realizado aos docentes. Os principais resultados traduziram-se no conhecimento das funções supervisivas e das competências do supervisor, a par do fraco conhecimento identitário e desenvolvimental. Considerando as carências evidenciadas, apresenta-se um projeto de formação docente centrada na escola, radicada no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, nos níveis da identidade e do desenvolvimento profissionais e da supervisão pedagógica. Para alcançar os objetivos propostos, propõe-se a implementação de uma oficina de formação, alicerçada na experiência e nos problemas dos intervenientes, na reflexão da prática e no desenvolvimento de novas possibilidades, em termos individuais e coletivos. A expectativa positiva sobre os resultados a obter com esta modalidade formativa, nomeadamente o impacto no crescimento dos níveis identitário e desenvolvimental, sustenta-se no trabalho empírico realizado.
id RCAP_2f76a9b41ce5fb612a116349d2389920
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidadeMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOPROFESSORESDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALSUPERVISÃO PEDAGÓGICAIDENTIDADE PROFISSIONALEDUCATIONTEACHERSPROFESSIONAL DEVELOPMENTPEDAGOGICAL SUPERVISIONPROFESSIONAL IDENTITYDevido à amplitude do espetro das funções educativas, os professores têm sentido um alargamento e uma reconfiguração contínua das conceções e das funções relacionadas com a docência. Sem ignorar a meta por que os docentes se regem, promover o sucesso dos seus alunos, muitos profissionais sentem-se perdidos no meio de inúmeras e sucessivas solicitações. Para poderem responder mais adequadamente aos desafios e às transformações que lhes são exigidos, o ritmo a que as alterações ocorrem impede a reflexividade necessária à interiorização de características identitárias e desenvolvimentais. Daqui deriva, por exemplo, um fraco nível de identidade e de desenvolvimento profissional docente, traduzido, por vezes, em crises de identidade docente e carências no plano diretamente relacionado com o exercício profissional docente. Neste sentido, emergiu a questão de partida desta investigação: qual o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade? Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho educativo e reforcem a identidade docente. A metodologia adotada nesta investigação é qualitativa, cujos moldes permitiram construir uma oficina de formação, partindo das necessidades observadas no terreno, através dum questionário por escrito realizado aos docentes. Os principais resultados traduziram-se no conhecimento das funções supervisivas e das competências do supervisor, a par do fraco conhecimento identitário e desenvolvimental. Considerando as carências evidenciadas, apresenta-se um projeto de formação docente centrada na escola, radicada no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, nos níveis da identidade e do desenvolvimento profissionais e da supervisão pedagógica. Para alcançar os objetivos propostos, propõe-se a implementação de uma oficina de formação, alicerçada na experiência e nos problemas dos intervenientes, na reflexão da prática e no desenvolvimento de novas possibilidades, em termos individuais e coletivos. A expectativa positiva sobre os resultados a obter com esta modalidade formativa, nomeadamente o impacto no crescimento dos níveis identitário e desenvolvimental, sustenta-se no trabalho empírico realizado.Due to the variety of the educational functions spectrum, teachers have handled a broadening and continuous reconfiguration of concepts and functions related to teaching. Without ignoring the goal to which teachers rule themselves, to promote their students success, many professionals feel lost amidst numerous and continuous requests. In order to answer more adequately to the challenges and transformations that are required from them, the pace at which changes occur inhibits the necessary reflexivity needed to the internalization of identity and developmental characteristics. This leads, for example, to a weak level of professional identity and professional development, sometimes resulting in teacher identity crisis and limitations which are directly related to the teachers’ professional practice. Thus, the initial question of this investigation arose: what is the role of pedagogical supervision in the professional development of the teacher and in the construction of his identity? Therefore, the literature review shows that pedagogical supervision can emerge as an individual and organizational platform capable of promoting strategies that improve the educational work and enhance the teaching identity. The methodology adopted in this research is qualitative, whose patterns allowed the construction of a training workshop, based on the needs observed in the field, through a written questionnaire to teachers. The main results were turned into the knowledge of the supervisory functions and the competences of the supervisor, along with weak identity and developmental knowledge. Considering the verified deficiencies, a school-based teacher training project is presented, rooted in the development of personal and professional competences, at the levels of professional identity and development and pedagogical supervision. In order to achieve the expected objectives, it is suggested to implement a training workshop, based on the experience and problems of the participants, on the reflection of their practice and on the development of new possibilities, both individually and collectively. The positive expectation on the results to be obtained with this formative modality, namely the impact on the growth of the identity and developmental levels, is based on the empirical work that has been carried out.2017-10-10T12:47:05Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8254TID:201736292porRamos, Helena Cândida Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:02.192549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
title O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
spellingShingle O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
Ramos, Helena Cândida Carlos
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
IDENTIDADE PROFISSIONAL
EDUCATION
TEACHERS
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
PEDAGOGICAL SUPERVISION
PROFESSIONAL IDENTITY
title_short O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
title_full O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
title_fullStr O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
title_full_unstemmed O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
title_sort O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
author Ramos, Helena Cândida Carlos
author_facet Ramos, Helena Cândida Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Helena Cândida Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
IDENTIDADE PROFISSIONAL
EDUCATION
TEACHERS
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
PEDAGOGICAL SUPERVISION
PROFESSIONAL IDENTITY
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
IDENTIDADE PROFISSIONAL
EDUCATION
TEACHERS
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
PEDAGOGICAL SUPERVISION
PROFESSIONAL IDENTITY
description Devido à amplitude do espetro das funções educativas, os professores têm sentido um alargamento e uma reconfiguração contínua das conceções e das funções relacionadas com a docência. Sem ignorar a meta por que os docentes se regem, promover o sucesso dos seus alunos, muitos profissionais sentem-se perdidos no meio de inúmeras e sucessivas solicitações. Para poderem responder mais adequadamente aos desafios e às transformações que lhes são exigidos, o ritmo a que as alterações ocorrem impede a reflexividade necessária à interiorização de características identitárias e desenvolvimentais. Daqui deriva, por exemplo, um fraco nível de identidade e de desenvolvimento profissional docente, traduzido, por vezes, em crises de identidade docente e carências no plano diretamente relacionado com o exercício profissional docente. Neste sentido, emergiu a questão de partida desta investigação: qual o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade? Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho educativo e reforcem a identidade docente. A metodologia adotada nesta investigação é qualitativa, cujos moldes permitiram construir uma oficina de formação, partindo das necessidades observadas no terreno, através dum questionário por escrito realizado aos docentes. Os principais resultados traduziram-se no conhecimento das funções supervisivas e das competências do supervisor, a par do fraco conhecimento identitário e desenvolvimental. Considerando as carências evidenciadas, apresenta-se um projeto de formação docente centrada na escola, radicada no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, nos níveis da identidade e do desenvolvimento profissionais e da supervisão pedagógica. Para alcançar os objetivos propostos, propõe-se a implementação de uma oficina de formação, alicerçada na experiência e nos problemas dos intervenientes, na reflexão da prática e no desenvolvimento de novas possibilidades, em termos individuais e coletivos. A expectativa positiva sobre os resultados a obter com esta modalidade formativa, nomeadamente o impacto no crescimento dos níveis identitário e desenvolvimental, sustenta-se no trabalho empírico realizado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10T12:47:05Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8254
TID:201736292
url http://hdl.handle.net/10437/8254
identifier_str_mv TID:201736292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237545148416