Participação dos estudantes portugueses de 9 e de 13 anos de idade no "Second International Assessment of Educational Progress" - Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22663 |
Resumo: | O Segundo Estudo Internacional do IAEP sobre Matemática e Ciências teve lugar entre 1989 e 1992. Este estudo, em que colaboraram 20 países. Consistiu numa sondagem sobre o desempenho dos alunos de nove e de 13 anos de idade nestas áreas em cada um dos participantes. Este artigo apresenta um sumário dos resultados dos estudantes portugueses em Matemática no contexto do estudo internacional. Os jovens portugueses destes dois níveis etários apresentam, em média, um desempenho fraco. No conjunto dos resultados nacionais manifesta-se heterogeneidade a nível quer das diferentes regiões geográficas/administrativas quer dos tipos de comunidades em que as escolas estão inseridas. As escolas públicas e as privadas mostram resultados médios distintos e favoráveis às privadas nas duas populações. O facto de um aluno poder ficar mais de um ano no mesmo grau de escolaridade não denota reverter num melhoramento dos seus resultados académicos. Manifestam-se indícios da existência de representações diferentes sobre a aprendizagem da Matemática entre os alunos de 13 anos. |
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Participação dos estudantes portugueses de 9 e de 13 anos de idade no "Second International Assessment of Educational Progress" - MatemáticaParticipação dos estudantes portugueses de 9 e de 13 anos de idade no "Second International Assessment of Educational Progress" - MatemáticaArtigosO Segundo Estudo Internacional do IAEP sobre Matemática e Ciências teve lugar entre 1989 e 1992. Este estudo, em que colaboraram 20 países. Consistiu numa sondagem sobre o desempenho dos alunos de nove e de 13 anos de idade nestas áreas em cada um dos participantes. Este artigo apresenta um sumário dos resultados dos estudantes portugueses em Matemática no contexto do estudo internacional. Os jovens portugueses destes dois níveis etários apresentam, em média, um desempenho fraco. No conjunto dos resultados nacionais manifesta-se heterogeneidade a nível quer das diferentes regiões geográficas/administrativas quer dos tipos de comunidades em que as escolas estão inseridas. As escolas públicas e as privadas mostram resultados médios distintos e favoráveis às privadas nas duas populações. O facto de um aluno poder ficar mais de um ano no mesmo grau de escolaridade não denota reverter num melhoramento dos seus resultados académicos. Manifestam-se indícios da existência de representações diferentes sobre a aprendizagem da Matemática entre os alunos de 13 anos.The "Second International Assessment of Educational Progress" took place between 1989 and 1992. During 1990/1991 a total of 29 countries surveyed Mathematics and Science performance of 13-year-old students and 14 of them also assessed nine-year-olds in the same areas. This article summarizes an analysis of Portuguese students' performance in Mathematics in the context of this study. Results show a low performance of both populations. Some heterogeneity was registered among geographical regions and types of community. Public and private schools show distinct outcomes, favorable to private ones in both populations. Grade repetition does not seem to bring any improvement in the students' outcomes. Some evidence was found about the existence of different representations of mathematics among 13-year-old students, depending on their school grade.APM - Associação de Professores de Matemática1995-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22663por2183-28380872-3915Ramalho, Glóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:08.490877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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