33 anos do Projecto Matemática Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29797
Resumo: Em 1989 três docentes da Universidade de Aveiro, decidem criar uma ferramenta que permitisse avaliar algumas centenas de estudantes de uma forma célere, recorrendo a computadores. Como primeira experiência criaram conteúdos simples, sobre equações lineares, e fizeram o desafio a uma escola da região para testar o programa desenvolvido. Foi um sucesso e assim nasceu a competição EQUAmat que ainda hoje desperta o interesse dos alunos do 3o ciclo do Ensino Básico. Ao longo destes anos o Projecto Matemática Ensino (PmatE) desenvolveu várias atividades, todas elas com o mesmo objetivo fundamental: promover a aprendizagem, usando o desafio dos jogos. É esta a história que se pretende contar nestas linhas.
id RCAP_e2e51e615e4b298abb2d20bc0e8b6c28
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 33 anos do Projecto Matemática EnsinoArtigosEm 1989 três docentes da Universidade de Aveiro, decidem criar uma ferramenta que permitisse avaliar algumas centenas de estudantes de uma forma célere, recorrendo a computadores. Como primeira experiência criaram conteúdos simples, sobre equações lineares, e fizeram o desafio a uma escola da região para testar o programa desenvolvido. Foi um sucesso e assim nasceu a competição EQUAmat que ainda hoje desperta o interesse dos alunos do 3o ciclo do Ensino Básico. Ao longo destes anos o Projecto Matemática Ensino (PmatE) desenvolveu várias atividades, todas elas com o mesmo objetivo fundamental: promover a aprendizagem, usando o desafio dos jogos. É esta a história que se pretende contar nestas linhas.Sociedade Portuguesa de Matemática2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29797por0872-3672Oliveira, Maria Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T09:15:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:03.973527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 33 anos do Projecto Matemática Ensino
title 33 anos do Projecto Matemática Ensino
spellingShingle 33 anos do Projecto Matemática Ensino
Oliveira, Maria Paula
Artigos
title_short 33 anos do Projecto Matemática Ensino
title_full 33 anos do Projecto Matemática Ensino
title_fullStr 33 anos do Projecto Matemática Ensino
title_full_unstemmed 33 anos do Projecto Matemática Ensino
title_sort 33 anos do Projecto Matemática Ensino
author Oliveira, Maria Paula
author_facet Oliveira, Maria Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Em 1989 três docentes da Universidade de Aveiro, decidem criar uma ferramenta que permitisse avaliar algumas centenas de estudantes de uma forma célere, recorrendo a computadores. Como primeira experiência criaram conteúdos simples, sobre equações lineares, e fizeram o desafio a uma escola da região para testar o programa desenvolvido. Foi um sucesso e assim nasceu a competição EQUAmat que ainda hoje desperta o interesse dos alunos do 3o ciclo do Ensino Básico. Ao longo destes anos o Projecto Matemática Ensino (PmatE) desenvolveu várias atividades, todas elas com o mesmo objetivo fundamental: promover a aprendizagem, usando o desafio dos jogos. É esta a história que se pretende contar nestas linhas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29797
url https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/29797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-3672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130942439161856