Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, Isabel Regina Porfírio da Silva Coelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14664
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo evidenciar as maiores dificuldades dos alunos com deficiência auditiva no processo de aquisição da Língua Portuguesa escrita, assim como apresentar diferentes estratégias para melhorar este processo e utilizar conhecimento previamente adquirido, criando oportunidades de potencialização do ensino-aprendizagem destes alunos. A nossa prática realizou-se numa Escola E/B 1 – Escola de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos, no centro do país, e ajudou-nos a construir conhecimento e a desenvolver aptidões nesta área. A primeira parte deste trabalho incide em temas como a deficiência auditiva, a inclusão, a análise da aprendizagem da Língua Portuguesa escrita por alunos surdos, e a utilidade da Língua Gestual Portuguesa nessa mesma situação, que funcionam como suporte teórico. Posteriormente, apresentamos o contexto escolar, através da caraterização da escola para melhor conhecermos o seu modo de funcionamento e quais os recursos disponíveis, assim como a caraterização do aluno com quem trabalhámos, apontando as suas principais particularidades, assumindo uma dinâmica de estudo de caso. Referimos, também, as atividades desenvolvidas durante o nosso estágio e concluímos com uma reflexão acerca da nossa experiência. As conclusões apontam para a necessidade de variar as estratégias utilizadas em sala de aula para motivar os alunos, como, por exemplo, utilizar textos com temas variados e exercícios diversificados. Dão, ainda, conta de que o mais importante será potenciar as oportunidades de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita pelos alunos surdos, repensando a utilidade da Língua Gestual Portuguesa sem adaptação da sua estrutura sintática à da Língua Portuguesa escrita. Nesta base, expomos algumas sugestões que consideramos ser relevantes para um melhor rendimento dos alunos surdos, durante os primeiros anos de escolaridade, na aquisição da Língua Portuguesa escrita.
id RCAP_1191a5cb7345439edbecf8f63443a920
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdoEducação especialEnsino da escrita - Ensino básico 1º cicloDeficientes auditivosLíngua portuguesaDificuldades de aprendizagemAtividades de aprendizagemLinguagem gestualO presente relatório de estágio tem como objetivo evidenciar as maiores dificuldades dos alunos com deficiência auditiva no processo de aquisição da Língua Portuguesa escrita, assim como apresentar diferentes estratégias para melhorar este processo e utilizar conhecimento previamente adquirido, criando oportunidades de potencialização do ensino-aprendizagem destes alunos. A nossa prática realizou-se numa Escola E/B 1 – Escola de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos, no centro do país, e ajudou-nos a construir conhecimento e a desenvolver aptidões nesta área. A primeira parte deste trabalho incide em temas como a deficiência auditiva, a inclusão, a análise da aprendizagem da Língua Portuguesa escrita por alunos surdos, e a utilidade da Língua Gestual Portuguesa nessa mesma situação, que funcionam como suporte teórico. Posteriormente, apresentamos o contexto escolar, através da caraterização da escola para melhor conhecermos o seu modo de funcionamento e quais os recursos disponíveis, assim como a caraterização do aluno com quem trabalhámos, apontando as suas principais particularidades, assumindo uma dinâmica de estudo de caso. Referimos, também, as atividades desenvolvidas durante o nosso estágio e concluímos com uma reflexão acerca da nossa experiência. As conclusões apontam para a necessidade de variar as estratégias utilizadas em sala de aula para motivar os alunos, como, por exemplo, utilizar textos com temas variados e exercícios diversificados. Dão, ainda, conta de que o mais importante será potenciar as oportunidades de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita pelos alunos surdos, repensando a utilidade da Língua Gestual Portuguesa sem adaptação da sua estrutura sintática à da Língua Portuguesa escrita. Nesta base, expomos algumas sugestões que consideramos ser relevantes para um melhor rendimento dos alunos surdos, durante os primeiros anos de escolaridade, na aquisição da Língua Portuguesa escrita.This internship report aims to highlight the major difficulties of students with hearing impairment in the acquisition of Portuguese written Language as well as present various strategies to improve this process and use previously acquired knowledge, creating empowerment opportunities of teaching and learning of these students. Our practice was held at School E/B 1 – Reference School for Bilingual Education of Deaf Students in the centre of the country, and helped us to build our knowledge and develop skills in this area. The first part of this work focuses on issues such as hearing impairment, inclusion, analysis of learning the Portuguese written language by deaf students, and the usefulness of Portuguese Sign Language in the same situation, which act as theoretical support. Subsequently, we present the school environment, through the school characterization to better understand how it works and what resources are available, as well as the characterization of the student, with whom we have worked, pointing its main characteristics, assuming a dynamic of case study. We also refer the activities developed during our internship and conclude with a reflection on our experience. The findings point to the need to vary the strategies used in the classroom to motivate students, for example, the use of texts with different themes and diverse exercises. It also realizes that the most important is to enhance the learning opportunities of the Portuguese written Language by deaf students, rethinking the utility of Portuguese Sign Language without adapting its syntactic structure to the Portuguese writing. On this basis we expose some suggestions that we consider to be relevant for a better performance of deaf students, during the first years of schooling, in the acquisition of Portuguese written Language.Universidade de Aveiro2015-09-18T13:26:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14664TID:201577755porBorralho, Isabel Regina Porfírio da Silva Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:51Zoai:ria.ua.pt:10773/14664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:12.130530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
title Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
spellingShingle Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
Borralho, Isabel Regina Porfírio da Silva Coelho
Educação especial
Ensino da escrita - Ensino básico 1º ciclo
Deficientes auditivos
Língua portuguesa
Dificuldades de aprendizagem
Atividades de aprendizagem
Linguagem gestual
title_short Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
title_full Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
title_fullStr Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
title_full_unstemmed Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
title_sort Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
author Borralho, Isabel Regina Porfírio da Silva Coelho
author_facet Borralho, Isabel Regina Porfírio da Silva Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borralho, Isabel Regina Porfírio da Silva Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Ensino da escrita - Ensino básico 1º ciclo
Deficientes auditivos
Língua portuguesa
Dificuldades de aprendizagem
Atividades de aprendizagem
Linguagem gestual
topic Educação especial
Ensino da escrita - Ensino básico 1º ciclo
Deficientes auditivos
Língua portuguesa
Dificuldades de aprendizagem
Atividades de aprendizagem
Linguagem gestual
description O presente relatório de estágio tem como objetivo evidenciar as maiores dificuldades dos alunos com deficiência auditiva no processo de aquisição da Língua Portuguesa escrita, assim como apresentar diferentes estratégias para melhorar este processo e utilizar conhecimento previamente adquirido, criando oportunidades de potencialização do ensino-aprendizagem destes alunos. A nossa prática realizou-se numa Escola E/B 1 – Escola de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos, no centro do país, e ajudou-nos a construir conhecimento e a desenvolver aptidões nesta área. A primeira parte deste trabalho incide em temas como a deficiência auditiva, a inclusão, a análise da aprendizagem da Língua Portuguesa escrita por alunos surdos, e a utilidade da Língua Gestual Portuguesa nessa mesma situação, que funcionam como suporte teórico. Posteriormente, apresentamos o contexto escolar, através da caraterização da escola para melhor conhecermos o seu modo de funcionamento e quais os recursos disponíveis, assim como a caraterização do aluno com quem trabalhámos, apontando as suas principais particularidades, assumindo uma dinâmica de estudo de caso. Referimos, também, as atividades desenvolvidas durante o nosso estágio e concluímos com uma reflexão acerca da nossa experiência. As conclusões apontam para a necessidade de variar as estratégias utilizadas em sala de aula para motivar os alunos, como, por exemplo, utilizar textos com temas variados e exercícios diversificados. Dão, ainda, conta de que o mais importante será potenciar as oportunidades de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita pelos alunos surdos, repensando a utilidade da Língua Gestual Portuguesa sem adaptação da sua estrutura sintática à da Língua Portuguesa escrita. Nesta base, expomos algumas sugestões que consideramos ser relevantes para um melhor rendimento dos alunos surdos, durante os primeiros anos de escolaridade, na aquisição da Língua Portuguesa escrita.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-18T13:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14664
TID:201577755
url http://hdl.handle.net/10773/14664
identifier_str_mv TID:201577755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552272195584