Linguagem escrita em alunos surdos com e sem implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Maria Cristina Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8038
Resumo: A presente dissertação visa reflectir sobre as implicações da surdez e proficiência linguística no nível de desempenho do português escrito de um grupo de alunos surdos profundos pré-linguísticos do 3.ºciclo do ensino básico. Considerando as inevitáveis diferenças do modo de comunicação do sujeito surdo e os contributos da técnica do implante coclear na qualidade da proficiência a nível de desempenho da escrita comparativamente com alunos surdos não implantados. Da reflexão teórica sobre a linguagem/língua e surdez e o processo de reabilitação e educação do sujeito surdo, podemos concluir que o desenvolvimento comunicativo/linguístico do sujeito surdo depende do ambiente “linguístico” em que cresce, a par de uma intervenção educativa numa perspectiva de ensino bilingue de qualidade. Torna-se um factor fundamental a aquisição e consolidação do domínio da Língua Gestual Portugusa pelo Surdo (como língua materna ou primeira língua, ou língua segunda no caso da opção pelo oralismo em surdos implantados) na aprendizagem do processo de leitura/escrita. O trabalho no espaço educativo concreto dos alunos da amostra, com a preciosa colaboração dos principais intervenientes no processo educativo, foi fundamental na caracterização de cada aluno, do ponto de vista médico-audiolágico e pedagógico, aspectos inerentes à compreensão da sua proficiência linguística. Para avaliar o nível de desempenho no domínio do português escrito, especificamente nos domínios da “compreensão da leitura” e da “expressão escrita”, foi elaborada uma prova de Língua Portuguesa (Língua segunda). Comparando os resultados obtidos, verifica-se que os alunos com implante coclear apresentam um nível de desempenho superior aos seus colegas sem implantes no domínio do português escrito, de forma mais expressiva na “expressão escrita” e menos acentuada na “compreensão da leitura”. Reflectindo sobre os resultados obtidos e relacionando-os com outros aspectos que influenciam o desempenho do domínio da escrita, como o modo de comunicação predominante e o domínio da Língua Gestual Portuguesa, e da oralidade, podemos considerar que os alunos que tiveram um percurso bilingue de mais qualidade conseguem um melhor desempenho na Língua Portuguesa escrita.
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Da reflexão teórica sobre a linguagem/língua e surdez e o processo de reabilitação e educação do sujeito surdo, podemos concluir que o desenvolvimento comunicativo/linguístico do sujeito surdo depende do ambiente “linguístico” em que cresce, a par de uma intervenção educativa numa perspectiva de ensino bilingue de qualidade. Torna-se um factor fundamental a aquisição e consolidação do domínio da Língua Gestual Portugusa pelo Surdo (como língua materna ou primeira língua, ou língua segunda no caso da opção pelo oralismo em surdos implantados) na aprendizagem do processo de leitura/escrita. O trabalho no espaço educativo concreto dos alunos da amostra, com a preciosa colaboração dos principais intervenientes no processo educativo, foi fundamental na caracterização de cada aluno, do ponto de vista médico-audiolágico e pedagógico, aspectos inerentes à compreensão da sua proficiência linguística. Para avaliar o nível de desempenho no domínio do português escrito, especificamente nos domínios da “compreensão da leitura” e da “expressão escrita”, foi elaborada uma prova de Língua Portuguesa (Língua segunda). Comparando os resultados obtidos, verifica-se que os alunos com implante coclear apresentam um nível de desempenho superior aos seus colegas sem implantes no domínio do português escrito, de forma mais expressiva na “expressão escrita” e menos acentuada na “compreensão da leitura”. Reflectindo sobre os resultados obtidos e relacionando-os com outros aspectos que influenciam o desempenho do domínio da escrita, como o modo de comunicação predominante e o domínio da Língua Gestual Portuguesa, e da oralidade, podemos considerar que os alunos que tiveram um percurso bilingue de mais qualidade conseguem um melhor desempenho na Língua Portuguesa escrita.This thesis aims to reflect on the implications of deafness and linguistic proficiency in the performance level of the written Portuguese by a group of deep deaf paralinguistic of 3rd cycle of Basic Studies. Considering the inevitable differences in the way of communicating on of the deaf and contributions of the technique of cochlear implantation technique on the quality of the proficiency level of speaking, questioned whether the deaf implanted students have a better level of write performance compared with the not implanted ones. From the theoretical reflection on speaking/language and deafness and the process of rehabilitation and education of the deaf subject, we can conclude that the communication/language development of the deaf subject depends on the sociocultural context and the environment “language” that grow, alongside with an educational intervention to quality bilingual education. It becomes a key factor the acquisition and consolidation of Portuguese Sign Language for Deaf (as mother tongue or first language, or second language on deaf implanted if optioned for oral language) in the learning process of reading/writing. The concrete work in the educational space of the students of the sample, with the precious contribution of main intervening ones in their educational process, was instrumental in the characterization of each student, familiar point of view, medical audiological and pedagogical, inherent aspects to the understanding of their linguistic proficiency. To assess the level of performance in the field of Portuguese writing, specifically in the areas of “reading comprehension” and “writing” was elaborate a test of Portuguese Language (Second Language). Comparing the results obtained, it shows that students with cochlear implants have a higher level of performance compared to their peers without cochlear implants in the field of Portuguese written, in more expressive form in “writing” and less pronounced in “reading comprehensive”. Reflecting on the results and relating them to other aspects that influence the performance in the field of writing, as the predominant mode of communication and the dominance of Portuguese Sing Language, and orality, we may assume that the students who had a bilingual journey of more quality can perform better in Portuguese Writing Language.Universidade de Aveiro2012-04-12T13:49:59Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8038porTavares, Maria Cristina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:48Zoai:ria.ua.pt:10773/8038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:27.041912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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