Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11769 |
Resumo: | Este trabalho consiste na criação, experimentação e discussão dos resultados de um método harmónico/funcional destinado a facilitar a leitura do reportório tonal na harpa. Este método pretende complementar à didática tradicional da harpa por exemplo Grossi (1986), Bochsa (1976), Al- berti (1977), Salzedo (1921), Naderman (1800), mais voltada para desenvolvimento técnico e desenvolvimento da qualidade sonora do harpista do que a questões de linguagem musical, adaptando-se à fase da formação em que o aluno se encontra. Pretende também observar e automatizar alguns processos comuns no repertório tonal, de forma a evitar uma relação com a partitura baseada numa descodificação cansativa nota a nota, com o objetivo de alcançar uma compreensão mais global do texto musical. |
id |
RCAP_1196f6875561caeb1333c0b0eb34e784 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpaHarpaFunções harmónicasHarmonia funcionalLeitura à primeira vistaMétodoHarpHarmonic functionsFunctional harmonySight-readingMethodEste trabalho consiste na criação, experimentação e discussão dos resultados de um método harmónico/funcional destinado a facilitar a leitura do reportório tonal na harpa. Este método pretende complementar à didática tradicional da harpa por exemplo Grossi (1986), Bochsa (1976), Al- berti (1977), Salzedo (1921), Naderman (1800), mais voltada para desenvolvimento técnico e desenvolvimento da qualidade sonora do harpista do que a questões de linguagem musical, adaptando-se à fase da formação em que o aluno se encontra. Pretende também observar e automatizar alguns processos comuns no repertório tonal, de forma a evitar uma relação com a partitura baseada numa descodificação cansativa nota a nota, com o objetivo de alcançar uma compreensão mais global do texto musical.The present work consists on the creation, experimentation and discussion of the results of a harmonic/functional method designed to help students on the reading process of the tonal repertoire for the harp. This method intends to complement the traditional harp methods (ex. Pozzoli, Grossi, Bochsa, Alberti, Salzedo, Naderman) which focus more on the technical and sound quality development than on the musical language learning issues, adjusting to the stage of each student. We also intend to observe and automatize some of the most common processes in the tonal repertoire to avoid that the contact with the music score becomes a tiring decoding note-by-note exercise, achieving a better global understanding of the musical text.Silva, Pedro Alexandre Sousa eVázquez Salvi, Angélica MercedesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFebbi, Veronica2018-07-23T17:12:52Z2018-07-162018-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11769TID:201953510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.036622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa |
title |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa |
spellingShingle |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa Febbi, Veronica Harpa Funções harmónicas Harmonia funcional Leitura à primeira vista Método Harp Harmonic functions Functional harmony Sight-reading Method |
title_short |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa |
title_full |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa |
title_fullStr |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa |
title_full_unstemmed |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa |
title_sort |
Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa |
author |
Febbi, Veronica |
author_facet |
Febbi, Veronica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Pedro Alexandre Sousa e Vázquez Salvi, Angélica Mercedes Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Febbi, Veronica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Harpa Funções harmónicas Harmonia funcional Leitura à primeira vista Método Harp Harmonic functions Functional harmony Sight-reading Method |
topic |
Harpa Funções harmónicas Harmonia funcional Leitura à primeira vista Método Harp Harmonic functions Functional harmony Sight-reading Method |
description |
Este trabalho consiste na criação, experimentação e discussão dos resultados de um método harmónico/funcional destinado a facilitar a leitura do reportório tonal na harpa. Este método pretende complementar à didática tradicional da harpa por exemplo Grossi (1986), Bochsa (1976), Al- berti (1977), Salzedo (1921), Naderman (1800), mais voltada para desenvolvimento técnico e desenvolvimento da qualidade sonora do harpista do que a questões de linguagem musical, adaptando-se à fase da formação em que o aluno se encontra. Pretende também observar e automatizar alguns processos comuns no repertório tonal, de forma a evitar uma relação com a partitura baseada numa descodificação cansativa nota a nota, com o objetivo de alcançar uma compreensão mais global do texto musical. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-23T17:12:52Z 2018-07-16 2018-07-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11769 TID:201953510 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11769 |
identifier_str_mv |
TID:201953510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472613867520 |