Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poloni, Raiany Stefane Saué
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61695
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
id RCAP_1197e831ea50eb53c0c874eae1d95e80
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escolaTeacher job satisfaction, personal characteristics and school organizational characteristicsCaracterísticas do professorCaracterísticas organizacionais da escolaSatisfação profissional do professorSchool organizational characteristicsTeacher characteristicsTeacher job satisfactionCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaA satisfação profissional dos professores, que constitui um factor de relevo para os resultados escolares dos alunos, parece ser multi-determinada. O presente estudo pretendeu analisar os efeitos de características dos professores e das escolas, na satisfação profissional dos professores. Participaram deste estudo 1070 diretores de escolas brasileiras e 14291 professores de turmas do sexto ao nono ano, do ensino fundamental. Os dados referem-se ao TALIS 2013. Modelos de análise multinível revelaram que, ao nível da escola, a relação professor-aluno e o clima escolar (o respeito mútuo e a delinquência e violência) são os factores que melhor explicam a satisfação profissional dos professores. Ao nível do professor, as variáveis género e experiência foram importantes variáveis preditoras da satisfação profissional do professor. O clima disciplinar em sala de aula é a variável com maior impacto na satisfação docente, quer ao nível do professor, quer ao nível da escola.The teacher job satisfaction — which is a relevant factor for students' school results — seems to be multi-determined. The present study aimed to analyze the effects of teacher and school characteristics on teacher job satisfaction. A total of 1070 principals and 14291 teachers of classes from the sixth to ninth grade from Brazilian elementary schools took part of this study. The data are based on TALIS 2013. Multilevel analysis models have found that, at the school level, the factors that best explain the teacher job satisfaction are the teacher-student relations and the school climate (mutual respect, and delinquency and violence). At the teacher level, the variables gender and experience were found as important predictors of teacher job satisfaction. The classroom disciplinary climate is the variable with the greatest impact on teacher job satisfaction, both at the teacher and school levels.Lopes, João A.Universidade do MinhoPoloni, Raiany Stefane Saué20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61695por202270920info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:41:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:41:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
Teacher job satisfaction, personal characteristics and school organizational characteristics
title Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
spellingShingle Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
Poloni, Raiany Stefane Saué
Características do professor
Características organizacionais da escola
Satisfação profissional do professor
School organizational characteristics
Teacher characteristics
Teacher job satisfaction
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
title_full Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
title_fullStr Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
title_full_unstemmed Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
title_sort Satisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
author Poloni, Raiany Stefane Saué
author_facet Poloni, Raiany Stefane Saué
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, João A.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Poloni, Raiany Stefane Saué
dc.subject.por.fl_str_mv Características do professor
Características organizacionais da escola
Satisfação profissional do professor
School organizational characteristics
Teacher characteristics
Teacher job satisfaction
Ciências Sociais::Psicologia
topic Características do professor
Características organizacionais da escola
Satisfação profissional do professor
School organizational characteristics
Teacher characteristics
Teacher job satisfaction
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61695
url http://hdl.handle.net/1822/61695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202270920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545057968848896