A satisfação no contexto da saúde: o caso dos Técnicos de Análises Clínicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Elsa Maria Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33822
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
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spelling A satisfação no contexto da saúde: o caso dos Técnicos de Análises ClínicasSatisfaction in the context of health: the Clinical Laboratory TechniciansSatisfação no trabalhoCaracterísticas da funçãoGestãoJob satisfactionJob characteristicsManagement658.3Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão de Unidades de SaúdeO presente trabalho empírico centra-se na satisfação no trabalho de uma classe de profissionais muito pouco estudada – os Técnicos de Análises Clínicas, onde se procurou estabelecer uma análise da satisfação destes profissionais com as características da função com base na teoria de Hackman e Oldman. A amostra foi constituída por duas equipas de trabalho de dois laboratórios de Análises Clínicas do Norte de Portugal que diferem entre si quanto ao tipo de gestão – Pública e Privada. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 17 Técnicas de Análises Clínicas com o intuito de analisar as perceções destas sobre a sua função e condições de trabalho. Como estratégia complementar, faz-se também uso dos registos em caderno de campo relativos aos momentos internacionais vividos antes, durante e depois das entrevistas. A análise de conteúdo do material qualitativo resultante das entrevistas e do caderno de campo evidenciou que as colaboradoras do Laboratório privado (LL) encontravam-se mais satisfeitas que as colaboradoras do laboratório público (LH) quanto às dimensões do significado da tarefa, identidade da tarefa, autonomia e condições físicas. Encontrou-se ainda uma dimensão de insatisfação nas colaboradoras do LH no que respeita ao desenvolvimento de carreira, pois estas sentem que não é atribuído o devido valor à sua profissão por parte dos seus superiores hierárquicos, tanto no que toca ao reconhecimento do seu trabalho como ao nível de remuneratório. Por conseguinte, de acordo com o pressuposto conclui-se que as colaboradoras do LL possuem menos dimensões de satisfação, o que permite inferir que relativamente às colaboradoras do LH encontram-se mais satisfeitas no trabalho. Espera-se que o presente estudo contribua para o desenvolvimento do conceito de satisfação aplicado a um grupo de profissionais muito pouco estudado e para o reconhecimento da importância dos modelos de gestão para a promoção da satisfação. Espera-se, ainda, que este estudo possa contribuir para o desenvolvimento de políticas de Gestão de Recursos Humanos que visem a promoção da satisfação junto deste grupo de profissionais.This empirical work is focused on the job satisfaction of a group of professionals that has rarely been studied – the Clinical Laboratory Technicians. We have aimed to establish an analysis of the satisfaction of these professionals in regards to their job characteristics, based on the theory of Hackman and Oldman. The sample was created with two work teams of two Clinical Laboratories in Northern Portugal that are different from one another in terms of management - Public and Private. We conducted semi-structured interviews to 17 Clinical Laboratory Technicians, with the purpose of analysing their perceptions on their job and work conditions. As a complementary strategy, we also used the records in field notebooks regarding the international moments that happened before, during and after the interviews. The content analysis of the qualitative material that came out of the interviews and the field notebook has shown that the workers of the private laboratory (LL) were more satisfied than those of the public laboratory (LH), in regards to the dimensions of task meaning, task identity, autonomy and physical conditions. We have also found a dimension of dissatisfaction in the LH workers in regards to their career development, as they feel their job is not given due value by their hierarchical superiors, either in terms of work recognition or in terms of financial compensation. Therefore, in line with the previous assumption, we have concluded that the LL workers have less dimensions of satisfaction, which allows us to infer that they are more satisfied about their work than their LH colleagues. We hope that this research will contribute to develop the concept of satisfaction when applied to a rarely studied group of professionals, and to the acknowledgment of the importance of management models for the promotion of satisfaction. We also hope that this study may contribute for the creation of Human Resource Management policies that aim to promote satisfaction among this group of professionals.Fernandes, Maria Emília PereiraUniversidade do MinhoFerreira, Elsa Maria Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33822por201077833info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:06:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:06:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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